10 Melhores lousas virtuais digitais gratuitas para aulas online

Jan 02,2023 PM 16:26

18905

0

aplicativo de lousa digital virtual para aulas online.jpg

Não importa qual seja sua área, se você quer estimular a colaboração e criatividade para equipes, você pode se aproveitar de algumas ferramentas para exercitar seu lado criativo em conjunto de outras pessoas.

A pandemia da Covid-19 transformou a rotina dos alunos e professores de todo o mundo. Eles tiveram que transformar o ambiente dos encontros presenciais em aulas online no ambiente virtual.

Os educadores buscaram informações sobre como montar aulas que engajem digitalmente e ferramentas que potencializam o processo de aprendizagem.

Você já imaginou um aplicativo que funcionasse como uma espécie de canivete suíço, que tivesse todas as funções reunidas num só lugar pra te ajudar na hora em que você tá compartilhando a tela.

A solução é usar aplicativos de quadro branco, aplicativos que permitem aos alunos acompanhar as explicações como se estivessem na sala de aula.

A solução pode potencializar o aprendizado com os alunos por despertar o interesse, proporcionar novas oportunidades e garantir a autonomia para o professor.

Para quem está dando aulas a distância ter uma lousa digital faz toda a diferença.  Com ele, os professores podem se beneficiar aproveitando conteúdos de qualidade e ofertando aos seus alunos diferentes opções para obtenção de conhecimento.

Por ser interativa, o lousa digital pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos por despertar o interesse em sala de aula.

Combinadas com a experiência intuitiva e natural da caneta do monitor interativo XPPen Artist ou da mesa digitalizadora sem display XPPen Deco / XPPen Star , elas fornecem quadros interativos fáceis de usar, gravação de vídeo e colaboração em tempo real para a sala de aula virtual.

É ideal para assuntos técnicos, como matemática, e assuntos científicos visuais, como biologia. A tecnologia permite esboçar formas abstratas facilmente, anotar tarefas e PDFs, escrever fórmulas e equações.

E neste artigo, você vai conhecer o quadro digital que é uma solução tecnológica que pode ser usada durante a pandemia para vídeo aula, aulas online ou para tornar o ensino mais interativo. Além disso, você terá todas as informações sobre o quadro digital, como benefícios, vantagens e particularidades da Microsoft Whiteboard.

A melhor parte desta ferramenta é que com ela é possível compartilhar este quadro com outras pessoas via videoconferência e permitir que elas trabalhem junto com você. Tornando-o, assim, um quadro colaborativo.

Perfeita para que você expresse melhor suas ideias. Seja em reuniões online, videoaulas, ou no que você quiser.

O que é uma lousa digital online / Whiteboard?

microsoft whiteboard aplicativo lousa virtual online.jpg

O Lousa digital é uma ferramenta pensada para professores e principalmente para o uso em ambientes virtuais de ensino. Por isso, ela tem um sistema extremamente rápido para o compartilhamento da lousa. Basta clicar no botão de adicionar pessoas e ativar o Web Link.

Os aplicativos de quadro branco digital são muito mais versáteis, pois nos permitem adicionar conteúdo multimídia em formato de vídeo, imagem, links, referências ... então também são ideais quando estamos organizando um trabalho para a aula, estamos desenvolvendo um projeto ...

Mas as funcionalidades não param por aí, é possível gravar aulas e utilizar ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem.

Todos os contatos com esse link poderão participar livremente, fazendo anotações, adicionando informações e comentários na sua lousa. Além de ser útil para aulas ministradas por diversos docentes, esse recurso facilita muito a realização de trabalhos em equipe e de tarefas como o brainstorming de ideias.

Os participantes de um Whiteboard têm acesso a um grande conjunto de ferramentas, com as quais podem escrever à mão livre, criar notas rápidas com digitação ou até mesmo distribuir tarefas entre si.

10 lousas digitais colaborativas para o uso em suas aulas online

Use uma Lousa Digital para aulas no Zoom, no Google Meeting, vídeo conferências ou mesmo em uma aula presencial.

Existem vários aplicativos que desempenham esse papel muito bem, e muitos são totalmente gratuitos.

Existem diferentes opções disponíveis para escolher - por exemplo, Stormboard é ótimo para brainstorming e Limnu oferece uma experiência de quadro branco simples (mas precisa). O importante é experimentar tantas opções quanto possível e determinar qual serviço funciona melhor para você e sua equipe.

Usar um quadro interativo par aula remota colocando um mapa mental, vídeos, imagens, fotos, slides, e outros recursos. Tudo pode ser inserido nessa lousa durante sua apresentação.

Neste artigo vou te mostrar 10 aplicativos on-line que vão te ajudar a transformar a tela do seu computador ou celular num quadro branco totalmente funcional.

Esses recursos permitem que os professores apresentem seus conteúdos online de forma simples e colaborativa como se estivessem usando um quadro. Mas atenção: nem todos tem suas funções totalmente gratuitas e versão em português.

1. Microsoft Whiteboard

microsoft whiteboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

Essa é a proposta do Whiteboard, um aplicativo completamente gratuito desenvolvido pela Microsoft, para que professores e alunos do mundo inteiro possam se comunicar melhor pela internet, possibilitando aulas online bem mais interativas.

Que permite que você e seus alunos desenhem, adicionem notas e gráficos, escrevam, digitem e trabalhem juntos em uma tela digital de forma livre. Também dá para digitar, adicionar e manipular imagens e fazer diversas customizações para apresentações de trabalho.

Colabore em qualquer lugar, sempre e salve diferentes fóruns para todas as suas diferentes lições e projetos. é possível convidar outras pessoas para escreverem na mesma lousa. Tudo acontece em tempo real, mas elas também precisam ter o aplicativo instalado no computador.

É possível selecionar objetos para movê-los, recortá-los e copiá-los. Há uma ferramenta para destacar texto, uma borracha, e também uma régua. Você pode dar zoom e se deslocar para diferentes áreas da lousa.

Um recurso bacana é o “ink to shape”, ativado no canto inferior direito: você não precisa se esforçar para desenhar um triângulo, por exemplo — ele converte seus rabiscos em um polígono com linhas retas.

Você pode escrever e desenhar com uma caneta stylus, com seu dedo (em touchscreens) ou até mesmo com o mouse.

2. Google Jamboard

google jamboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

O Jamboard é uma ferramenta gratuita do Google que utiliza uma lousa virtual e serve para professores e alunos utilizarem para aulas online e fazer apresentações.

Nela, é possível escrever livremente, inserir anotações e imagens. Da mesma forma que em outros aplicativos, é possível utilizá-la tanto para que os alunos montem apresentações, mapas mentais e outros esquemas visuais, quanto para que eles resolvam coletivamente um problema.

A vantagem deste recurso é que todos os documentos ficam salvos para ser compartilhados a qualquer momento, já que ficam disponíveis na nuvem do Google. os alunos poderão acessá-lo após a aula e sempre que quiserem.

O Jamboard se assemelha a uma lousa com recursos como caneta e apagadores, mas, além disso, podem ser inseridas imagens, post-its com notas especiais e ele pode ser salvo como uma sequência de slides.

Os professores podem usar o Jamboard para criar explicações das matérias e depois, na sala de aula, os alunos podem interagir com o quadro dos seus dispositivos.

Essa é uma funcionalidade muito útil, inclusive, nas aulas online pelo Google Meet. De casa, os alunos podem receber o acesso ao Jamboard do professor, visualizar e até editar o quadro na aula.

3. OpenBoard

openboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

A lousa digital OpenBoard é uma ferramenta gratuira e muito poderosa para professores utilizarem nas aulas online.

Se trata de um software cheio de opções de edição para transformar a tela do seu computar ou notebook em uma lousa digital.

Além de poder escrever na tela, esse aplicativo conta com várias ferramentas como régua, transferidor, compasso, mapas, gráficos, figuras geométricas, imagens para todas as disciplinas.

Algo muito prático é corrigir pelo Openboard uma atividade enviada pelo teu aluno. Feitos os comentários e correções, exporta como PDF e devolve a ele.

Com o OpenBoard temos a experiência virtual de um "quadro" convencional de sala de aula, associado a uma mesa digitalizadora.

4. Miro

Miro aplicativo lousa digital virtual.jpg

O Miro é o mais versátil e completo. a ferramenta de quadro infinito, lousa digital e colaboração virtual usada por mais de 15 milhões de pessoas.

A hora de desenvolver ideias para projetos, organizar informações visualmente e construir um fluxo de criação que funcione para você (e seu time) ganha mais agilidade com uma ferramenta que permite a construção e adaptação do que você deseja incluir no seu whiteboard.

O Miro já oferece templates como base para o objetivo que você busca. Na prática, a vantagem em utilizar a plataforma é reunir diversas possibilidades para transformar suas ideias de uma forma visualmente mais clara e objetiva.

Aplicação permite a colaboração e a interação entre o professor e os estudantes. Em outras palavras, o professor tem uma lousa digital onde pode planejar e construir didaticamente sua aula, integrando fotos, vídeos, textos e links.

Dependendo dos objetivos pedagógicos, há ainda uma ajuda para o visual ficar mais bonito e funcional por meio de uma biblioteca de modelos para mapas mentais, cartões de gestão visual, diagramas, planta de serviço, planejamento de eventos, funil de ideias, mapa de empatias, dentre outros.

O Miro é uma ferramenta de colaboração remota muito útil para realizar reuniões, oficinas, AULAS e workshops.

5. Aww

AWW aplicativo lousa digital virtual.jpg

O quadro branco/lousa digital do Aww App é um aplicativo colaborativo.

Quadro on-line sensível ao toque para colaboração e brainstorming em tempo real na sua equipe. Crie, salve e compartilhe facilmente seus painéis com os membros da sua equipe ou clientes, compartilhando o link da URL.

Essa lousa digital possui uma área de trabalho sem limitações (ao contrário de um slide ou da Jamboard), além de conter ferramentas de desenho, formas geométricas e texto, e permitir o upload de imagens e arquivos PDF.

O professor pode acompanhar em tempo real os alunos trabalhando em grupo na resolução de um problema de matemática, por exemplo, e utilizar as produções dos próprios estudantes na correção e sistematização da atividade.

6. Ziteboard

ziteboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

O Ziteboard é uma ferramenta com um quadro branco infinito e colaborativo, que permite diversas criações, demonstrações, imagens, PDF, anotações de texto, fórmulas, etc.

Com Ziteboard, você tem espaço infinito para trabalhar com sua equipe em tempo real, independentemente do dispositivo que você usa - uma zoomable, baseada em vetor, compartilhada quadro on-line, que funciona em qualquer dispositivo.

O quadro branco compartilhado é ideal para colaborar, ensinando, discutindo temas visuais, e é ótimo em tutoria on-line. Dezenas de milhares de tutores usá-lo para ensinar matemática, ciência e Inglês nas salas de aula ou em privado.

Arrastar e soltar qualquer imagem ou foto para a tela e marcá-lo em tempo real. Anotar PDFs, projetos, discutindo projetos, wireframes é fácil e conveniente, com Ziteboard em qualquer dispositivo.

Com desenho à mão livre e linha de alisamento todos os seus rabiscos ficará perfeito. Precisa de um círculo perfeito? Ziteboard irá reconhecer automaticamente a sua intenção e irá exibir formas bonitas que outros são surpreendidos com suas habilidades de desenho.

O mesmo que o quadro tradicional ampliada com todos os benefícios que uma versão virtual pode proporcionar: níveis do espaço infinito e zoom, reconhecimento de formas, paleta de cores ilimitadas, marca-texto e muito mais.

7. Limnu

Limu aplicativo lousa digital virtual.jpg

O Limnu é um dos softwares de whiteboard preferidos do professor . Com o Limnu, o professor pode usar livremente para escrever e anotar sua explicação.

Pode escrever, anotar, desenhar, tudo o que precisar para tornar a explicação do conteúdo ainda mais claro para os alunos.

Tudo de forma simples e com uma das menores curvas de aprendizado para o professor. Ele oferece uma tela inicial com apenas os elementos essenciais, simplificando o uso, exibindo botões na parte inferior para seleção de cor de escrita, espessura do traçado e criação de notas, por exemplo.

Outra possibilidade é escolher se será um uso individual ou colaborativo. Ao usar de forma colaborativa, cada pessoa pode estar em um local diferente acessando remotamente o mesmo arquivo, fazendo anotações e discutindo um assunto comum.

8. Conceptboard

Conceptboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

O Conceptboard é uma ferramenta de quadro virtual instantânea para equipes e projetos, e até seus clientes também podem aproveitar os benefícios usando esta ferramenta para colaborar.

Ela é otimizada para criativos, mas é uma solução única para criar conceitos, gerenciar projetos e fornecer comentários a qualquer momento e para qualquer função.

Essa lousa virtual oferece funcionalidades como notas, comentários, anotações à mão, formas, @mentions e muito mais em uma tela infinita para que as equipes remotas possam trabalhar juntas em tempo real. o espaço de trabalho virtual possibilita um trabalho em equipe eficiente, independentemente do tempo e do local.

Vários recursos de conferência, como bate-papo no aplicativo, apontadores ao vivo ou suporte para áudio/vídeo conferência, usam casos como apresentações interativas, reuniões online, treinamentos e workshops.

As notificações por e-mail e no aplicativo garantem que os usuários estejam sempre atualizados sobre alterações ou comentários. As lousas são sincronizadas em todos os dispositivos, para que todos os participantes vejam as atualizações em tempo real.

O conteúdo criado no Conceptboard ou carregado em um quadro pode ser compartilhado interna ou externamente. Funções de acesso e usuário permitem controlar quais usuários têm acesso a qual conteúdo.

O Conceptboard integra-se a plataformas de terceiros, como Trello, Google Drive e Dropbox, para facilitar fluxos de trabalho e transferências de dados.

9. Stormboard

Stormboard aplicativo lousa digital virtual.jpg

Stormboard é um espaço de trabalho digital completo onde equipes de alto desempenho realizam reuniões, monitoram projetos e realizam o trabalho todos os dias.

O Stormboard é muito fácil de usar e, no entanto, existem camadas de capacidade que podem ser desdobradas conforme necessário. O Stormboard possui OS MELHORES mecanismos de relatório de qualquer ferramenta de quadro branco / brainstorming virtual.

Melhore a qualidade das reuniões. Programe reuniões com antecedência, capture, organize e discuta ideias em tempo real e atribua tarefas e monitore o progresso em um espaço de trabalho digital para o qual sempre é possível retornar.

Modelos internos para o Agile, gestão de projetos e muitos outros recursos ajudam a otimizar os processos de negócios e todo o trabalho pode ser exportado instantaneamente para uma das muitas opções dinâmicas de geração de relatórios.

Brainstorming e colaboração on-line. Faça um brainstorming, organize, priorize e atue nas melhores idéias, na mesma sala ou em todo o mundo, em um quadro de anotações em tempo real.

O Stormboard foca-se na colaboração e brainstorming em tempo real, permitindo-lhe acrescentar ideias, fotos e vídeos num quadro branco digital. Pode gerar e captar ideias rapidamente, priorizá-las e votá-las.

O plano grátis permite que exista um administrador e cinco membros da equipa. Já a opção de 5$ por mês permite 30 pessoas a trabalhar com o mesmo administrador.

10. Whiteboard.fi

Whiteboard.fi aplicativo lousa digital virtual.jpg

Whiteboard.fi é a evolução do quadro digital. Esta ferramenta permite a criação de salas de aula virtuais em que o professor, e cada um dos alunos, possuem um quadro digital e interagem através deles.

É um excelente e totalmente gratuito aplicativo para usar junto com o Google Meet ou Zoom durante aulas online.

Vários tipos de mídia podem ser exibidos em um quadro interativo Whiteboard.fi. Fotos, gráficos, mapas, ilustrações, vídeos…

Com conectividade, os usuários têm acesso a várias fontes para aprimorar e apoiar suas aulas com vídeos, artigos, imagens, ferramentas de aprendizado e muito mais.

É uma ferramenta interessante que permite a criação de formas, esquemas, diagramas e fluxogramas de forma colaborativa.

Ela pode ser utilizada, por exemplo, na elaboração de mapas mentais, em que os alunos são instigados a pensar sobre como os principais conceitos de uma unidade ou aula se relacionam.

Conclusão

Devido a pandemia, muitas escolas estão trabalhando com o ensino híbrido, então tecnologias educacionais como o Microsoft Whiteboard são muito úteis e ajudam a dar aulas mais atrativas.

Todas as ferramentas listadas acima possuem versão gratuita com limitações para ser testada ou totalmente grátis , antes de realizar o pagamento de alguma das ferramentas recomendamos testar muito antes, caso a ferramenta resolva seus problemas realize a compra sem problemas algum.

Então, o que está esperando? Quando usada com eficácia, a tecnologia pode possibilitar excelentes oportunidades de aprendizagem colaborativa.

Você já conhecia e utiliza alguns dos aplicativos apresentados em nossa lista? Conta pra gente nos comentários qual mais chamou sua atenção!

Deixe suas dúvidas e compartilhe suas experiências nos comentários.

Comenta o que mais você gostaria de aprender, ou que tipo de ferramentas ou sites, ou programas poderia te ajudar durante tuas aulas online.

Gostou? Compartilha para ajudar a chegar a mais gente!

Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo