Os 7 Melhores tablets gráficos para fazer anotações, escrever, desenhar e estudar

Jan 02,2023 PM 16:27

30286

0

XP-Pen Artist 12 Pro display interativo para anotações.jpg

Desde que a tecnologia surgiu em nossas vidas, muita coisa mudou. Contudo, uma das áreas mais impactadas foi a educação. Graças à internet e dispositivos móveis, é possível adquirir conhecimento de forma fácil e praticamente em qualquer lugar. E uma das melhores formas de fazer isso é contar com um bom tablet ou Computador Portatil para estudar.

Graças aos avanços tecnológicos e à facilidade cada vez maior de acesso a um Computador Portatil ou um tablet, muitos universitários optam pelo uso desse equipamento para fazer suas anotações ao invés de usar o tradicional caderno na sala de aula.

Com o Computador Portatil/Tablet você pode, por exemplo, fazer anotações e pesquisas durante a aula, facilitando bastante a vida do estudante.

E para quem estuda à distância, ele é uma peça fundamental, ajudando a transformar o lugar em que você estiver no seu ambiente de estudos.

A maior vantagem é a mobilidade: você usa onde quiser. Se não há necessidade de grande desempenho, os preços são acessíveis.

Uma das grandes vantagens de se fazer anotações no Computador Portatil / tablet é salvá-las na nuvem, ou seja, em um servidor externo. Dessa forma, mesmo se seu Computador Portatil / tablet for perdido, furtado ou de alguma forma danificado, você não perderá suas informações.

Ao salvar os documentos na nuvem — como no Google Drive —, você ainda pode consultar suas anotações de aula a partir de qualquer aparelho, como no seu smartphone, por exemplo, e a qualquer momento.

Assim, em dia de prova você pode deixar o Computador Portatil / tablet em casa e fazer aquela revisão de última hora do seu celular, a caminho do curso!

Um tablet é excelente para "consumir" conteúdo: ler emails, notícias, fazer pesquisas, além de ser pequeno, leve e portátil, sendo mais prático para levar em reuniões, por exemplo.

Já um computador é mais funcional quando você precisa produzir o conteúdo: escrever relatórios, fazer apresentações de slides, mexer em planilhas, editar imagens, etc.

Use um programa de anotações

OneNote aplicativo para fazer anotações.jpg

Existem muitos programas de anotações no mercado possui suporte para uso de canetas stylus, como o OneNote, o popular Evernote, o Google Keep, o Notability, o GoodNotes, o Squid, e o Xournal++ , por exemplo.

Pelo seu tablet, é possível baixar aplicativos de notas para criar desenhos ou fazer marcações em outros arquivos apenas com o toque na tela.

Caso possua uma caneta stylus, a experiência é otimizada. Com o OneNote você escreve como faria no papel usando uma caneta ativa, a stylus passiva ou o dedo.

Vale experimentar as opções antes de decidir definitivamente qual é a melhor para você. Esses aplicativos ajudam na organização, no compartilhamento e, muito importante, na pesquisa por informações em meio às suas inúmeras anotações.

mais aplicativos de anotações aqui: https://www.xp-pen.pt/forum-5585.html

Tablets com caneta para Fazer anotações

anotações no tablet ipad pro.jpg

Os tablets são ótimos para assistir vídeos, navegar na internet, ler, navegar nas redes sociais e jogar. Alguns modelos também são ótimos para diversos profissionais, como escritores, designers, palestrantes, professores e profissionais gerais que precisam melhorar a sua produtividade.

Além de serem ótimos para diversão, os tablets também são excelentes acessórios para o estudo. Seja na hora de ler algo, assistir vídeo aulas ou mesmo rodar alguns softwares específicos, esses aparelhos são de grande ajuda.

Os tablets trazem o melhor dos dois mundos. Eles são maiores do que smartphones e, ao mesmo tempo, muito mais portáteis do que laptops. Esse recurso o torna perfeito para ler livros em trânsito ou fazer anotações rápidas, tudo graças à tela 10".

Um ponto crucial a ser observado na compra de um tablet para fazer anotações é sua compatibilidade com uma caneta digital. a maioria dos modelos só trabalha, em pleno potencial, com acessórios específicos.

A caneta digital otimiza a usabilidade, e deixa seu tablet mais eficiente para trabalho e estudo. Você escreve, faz anotações, marcações e desenhos com extrema precisão.

Existem 3 marcas que se destacam quando falamos de tablet: a Samsung Galaxy Tab, a Microsoft Surface Pro e a Apple IPads.

Bastante completo para quem quer fazer anotações e intervenções em imagens ou documentos.

Nele, é possível usar o tablet como uma prancheta para escrever, desenhar ou colorir imagens.

Você pode escrever com os dedos (mas não é uma boa experiência) ou usar uma caneta própria para o tablet.

Se você gosta de desenhar em seu tablet, em aplicativos de arte ou de escrever notas com uma caneta, observe que nem todos os tablets têm versões especiais.

Muitos tablets possuem acessórios de teclado ( comprá-la à parte ), que se conectam sem fio por Bluetooth ou por conectores especiais com fio, como o Smart Connector do iPad Pro, por exemplo.

mesa digitalizadora + Computador Portatil para notas digital

anotações no tablet digitalizador XP-Pen Deco Fun.jpg

A combinação mesa digitalizadora e Computador Portatil é mais do que apenas uma maneira para evitar a compra de um tablet separado para desenhar.

É uma extensão dos nossos hábitos usuais com a computação, e que nos permitirá adicionar o elo que faltava para poder rabiscar, riscar, desenhar, fazer anotações e compartilhar livremente nossos pensamentos dia a dia.

As mesas digitalizadoras para desenho são dispositivos digitais que se apresentam na forma de uma prancheta, como aquelas com as quais já estamos acostumados a usar para desenho. Ela vem com uma caneta, que te permite “escrever” na prancheta como se escrevesse em um papel.

A parte mais legal é que todo o dispositivo é sensível à pressão. Isso significa que você consegue emular efeitos de técnicas de desenho — como realizar traços mais grossos e preenchidos, ou mais leves e sombreados — em sua mesa digitalizadora.

Tudo o que você desenha em sua mesa digital aparece na tela do seu computador, que funciona como a sua tela para desenhos, ilustrações e criação de peças de design.

Há algumas outras versões, conhecidas como tablet gráfico, que já vêm com uma tela. Nesse caso, consegue ver seu desenho na tela da própria mesa, sem precisar utilizar o monitor do seu computador ou a tela do seu notebook para isso.

Agora, uma mesa digitalizadora torna as anotações completamente naturais, semelhante à quando se usa um papel e uma caneta, gerando resultados de alta qualidade e de melhor compreensão também. As canetas tornam o uso ergonomicamente mais fácil que qualquer mouse atualmente.

A caneta digital é confortável, resistente, precisa e tem a aparência de uma caneta com tinta. É ideal para assuntos técnicos, como matemática, e assuntos científicos visuais, como biologia.

A tecnologia permite esboçar formas abstratas facilmente, anotar tarefas e PDFs, escrever fórmulas e equações. Em geral, expressar ideias de maneiras que não é possível com um teclado.

A caneta que faz parte da mesa digitalizadora também pode ser usada de forma similar ao mouse, proporcionando um uso mais ergonômico de seu computador de forma geral.

Quanto ao modelo e à marca, você não vai precisar de nada muito avançado (como as mesas digitalizadoras usadas por ilustradores e designers profissionais). Mesmo esse meu modelo XP-Pen Deco Fun é bem preciso na resposta caneta-mesa-cursor.

Em comparação com outras marcas de mesas digitalizadoras do mercado, a XP-Pen oferece um excelente preço para equipamentos com uma ótima qualidade, tornando-se uma opção interessante para quem está começando no ramo do design.

O design da mesa digitalizadora XP-Pen costuma ser moderno e arrojado, pois, esse é um ponto que a empresa leva em consideração e busca sempre estar inovando.

A canetas da XP-Pen não têm necessidade nenhuma de recarga ou troca de pilhas, o que permite otimizar o tempo e focar nas prioridades estabelecidas.

De acordo com várias avaliações na internet, a usabilidade é uma das características mais bem avaliadas em relação às mesas digitalizadoras da XP-Pen, sendo uma boa escolha para quem é amador ou profissional.

7 melhores tablets para fazer anotações

Se você estiver procurando por tablets, especialmente para ler livros e fazer anotações, aqui estão nossas principais recomendações.

Tudo depende da maneira como você utilizará o aparelho, e as suas necessidades do trabalho.

1. iPad Pro

ipad pro tablet para fazer anotações.jpg

Se busca um aparelho com bateria durável e bom desempenho, que aguente um dia todo de uso e seja bom para realizar anotações e desenhos, sem dúvida os Apple iPads são os mais indicados para você.

Um grande benefício para os estudantes é o seu sistema de conversão de anotação manuscrita para digital, o que facilita o trabalho de reescrever.

Sinceramente, a qualidade, o desempenho e a quantia de recursos dos iPads da Apple os fazem serem os mais duráveis e com melhor custo benefício no quesito de desenhos e anotações graças a compatibilidade enorme da Apple Pen com os aplicativos do iPad.

No entanto, a caneta e smart keyboard não vem incluída no pacote – é preciso comprá-la à parte em uma loja da Apple ou autorizada.

O iPad Pro 12.9 é um dos tablets mais recentes da Apple. Ele faz parte dos aparelhos top de linha da marca e se sobressai em muitos aspectos quando comparado a outros. Para os estudantes, ele supre absolutamente todas as necessidades, das mais básicas às mais avançadas.

Ele é grande, ele tem a maior tela do mercado: 12.9 polegadas! tem excelente resolução de 2732 x 2048 pixels de tela, e a tecnologia IPS ainda garante que você terá a mesma qualidade de qualquer ângulo em que estiver olhando.

Outro destaque é a tecnologia ProMotion, que deixa a tela do iPad Pro mais responsivo. Esse aspecto é muito importante para quem trabalha com design digital; portanto, se puder, considere investir no iPad Pro. Você pode optar pelo modelo com 64 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento, de acordo com sua necessidade.

Se você deseja um tablet versátil e não quer gastar no iPad Pro maior, vale a pena tentar o iPad Air para suas necessidades de leitura de livros e anotações.

2. Microsoft Surface Pro 8

Microsoft Surface Pro 8 tablet para fazer anotações

A Microsoft está na frente de todo mundo quando o assunto é “hardware” para computadores 2-em-1, aqueles dispositivos que podem ser um tablet e um notebook ao mesmo tempo.

Com ele você economiza na compra de um laptop e uma tablet para desenho e ainda tem o benefício de poder escrever, desenhar e fazer anotações na própria tela do notebook.

A tela do Surface Pro 8 é de excelente qualidade. Ela mede 13" na diagonal e usa a tecnologia “PixelSense” da própria Microsoft. A resolução é 2.880 x 1.920 pixels, taxa de atualização de 120 Hz.

O Surface Pro 8 usa processadores Intel, mas a sua autonomia de bateria faz parecer que ele roda com algum chip mobile. Você realmente não precisa levar o carregador do computador para todo lado.

O Microsoft Surface Pro tem a opção de vários acessórios ( teclado, caneta, Type Cover... ), todos com custo extra e nenhum incluído na caixa.

A caneta Surface Pen reconhece 4096 níveis de pressão diferentes , Você consegue rabiscar com ela em vários apps, incluindo o OneNote e algumas ferramentas de desenho.

Tal como o acessório do iPad Pro da Apple, chamado Apple Pencil, a nova caneta da Microsoft também permite novas funcionalidades de sombreamento ao inclinar a caneta sobre o ecrã. 

O desempenho do Surface Pro 8 depende da combinação de processador e RAM que você escolhe, mas, no geral, trata-se de um computador bem otimizado para oferecer uma boa performance em todas as categorias.

3. Samsung Galaxy Tab S8+

samsung galaxy tab S8+ tablet para fazer anotações

O Samsung Galaxy Tab S8+ é uma opção para quem deseja sistema Android, apesar de ser um modelo um pouco mais caro.

A tela tem 12,4 polegadas e resolução de 1752 x 2800 pixels. É uma ótima tela, nítida, com bom nível de brilho e padrão de cores satisfatório.

Ocupa até 90% da frente do dispositivo e, cria uma experiência visual imersiva, ressaltando brilho e cores das imagens.

Outro detalhe importante sobre sua tela é que permite ser dividida se quiser usar três aplicativos ao mesmo tempo.

Além disso, A Samsung Galaxy Tab S8+ possui um processador Snapdragon 8 Gen 1. Tem uma memória de 8GB ou 12GB, mas permite expandir o seu armazenamento interno de 128GB ou 256GB para até 1TB com cartão micro SD.

A S Pen é integrada ao corpo do tablet. Um botão adiciona mais funcionalidade à caneta. Com a caneta digital você escreve, fazer anotações, marcações e desenhos com extrema precisão, diretamente no display do tablet.

Já sua bateria é de 10.090 mAh, que pode ser capaz de aguentar até dois dias de uso, o que é muito bom para quem não quer ficar preso a uma tomada.

São apenas 5.7 mm de espessura, fácil de guardar e transportar. E que tornam ele uma ótima opção como um tablet para estudo.

4. XPPen Star G430s / Star G640

XP-Pen Star G640 tablet bloco de notas digital.jpg

Esse modelo com certeza chamará sua atenção pelo preço, a XP-Pen Star G430S / Star G640 é uma opção com funcionalidades simples, consegue entregar o básico em comparação com outros modelos de mesa digitalizadora XP-Pen.

Possui uma configuração considerada muito básica, mas em compensação é compatível com os sistemas operacionais de computador mais populares do mercado como Windows e Mac.

Além disso, o tamanho da XP-Pen Star G430S / Star G640 é um tanto pequeno e super slim, com uma área ativa de 4 x 3 polegadas / 6 x 4 polegadas e 2mm de espessura.

A caneta sem bateria tem 8192 níveis de pressão. com uma caneta que não possui bateria, facilitando a usabilidade e tornando a caneta muito mais leve e maleável.

A caneta conta botões laterais que possibilitam acessar atalhos personalizáveis.

É tida por muitos clientes como uma opção ideal para quem quer começar a usar mesas digitalizadoras, tanto pelo seu bom preço, quanto pelas funcionalidades.

5. XPPen Deco Fun XS / S / L

XP-Pen Deco Fun tablet gráfico para fazer anotações.jpg

A XPPen Deco Fun , é mais um dos modelos mais baratos da marca, com uma configuração super completinha é ideal para quem está começando na carreira de designer.

O tablet vem em três tamanhos: XS ( 4,8 x 3 polegadas ), S ( 6,3 x 4 polegadas ) e L ( 10 x 6,27 polegadas ).

A mesa digitalizadora Deco Fun tem um design super moderno e arrojado, com algumas opções de cores ( Preto clássico, Azul espacial, Verde maçã e vermelho carmine ) que dão um toque a mais no visual do produto.

Compatível com Windows, MacOS, Android e Chromebook, a XP-Pen Deco Fun funciona com os principais softwares de edição, ilustração e criação de imagens.

Também acompanha a caneta digital P01, com níveis de pressão com cerca de 8192, resposta rápida ao traço, além do seu suporte a inclinação de ± 60.

Além disso, Sem baterias ou fios, a caneta não precisa ser carregada, então ela funciona no momento em que toca a superfície da mesa.

O dispositivo é leve e compacto o suficiente para caber facilmente em uma mochila, razão pela qual a XP-Pen acredita que é ideal para estudantes.

6. XPPen Deco Mini4 / Deco Mini7

XP-Pen Deco Mini7 tablet mesa digitalizadora para fazer anotações.jpg

Dois pontos chamam bastante atenção na XPPen Deco Mini4 / Deco Mini7 : o tamanho da sua área ativa, de aproximadamente 4 x 3 polegadas / 7 x 4,37 polegadas e a qualidade física do produto, que aparenta ser bastante resistente e com uma boa durabilidade.

O alto 8192 nível de sensibilidade à pressão somada a tecnologia de rápida detecção de trajetória, permitem a renderização vívida de diferentes tipos de traços e uma rápida resposta aos movimentos da caneta, que não precisa de bateria. A função de inclinação de até 60° permite adicionar sombreamento aos trabalhos, tornando-os mais realistas.

Além disso, a mesa possui botões laterais que você pode programar e personalizar de acordo com seu uso e sua necessidade, tornando seu uso ainda mais prático e dinâmico.

É compatível com Windows, MacOS, Chrome OS e dispositivos Android, incluindo smartphones e tablets. É possível trabalhar com a maioria dos programas de notas como o OneNote, Evernote, Google Keep e Xournal++.

A mesa digitalizadora traz uma melhoria ergonômica no momento de criação, escrita ou estudo online. Ela proporciona a liberdade de escrever, anotar, criar, colaborar, estudar ou ensinar de maneiras jamais vistas.

7. XPPen Artist 12

XP-Pen Artist 12 tela digitalizadora de notas digital.jpg

Caso você ainda queira manter a qualidade mas não se interesse por pagar tanto por um acessório, a XPPEN Artist 12 pode ser uma opção para você. Ela também é uma das melhores do segmento, mas é um pouco mais acessível.

Com uma tela de 11,6 polegadas, esse modelo é bem fino, com 11.5 mm de espessura. Ideal para te acompanhar em suas aventuras criativas.

a caneta sem bateria que acompanha mesa digitalizadora possui níveis de pressão 8K e design ergonômico para proporcionar mais precisão e controle durante o uso.

Seus botões de função rápida personalizáveis permitem a programação de atalhos com as funções mais utilizadas, otimizando seu tempo.

Ao comprar o modelo, você já adquire a caneta, pontas de substituição, cabo de extensão, luva de desenho e até um paninho para limpar sua tela e deixar sua mesa digitalizadora sempre perfeita.

Cores vibrantes, nitidez de FHD e design ergonômico, juntamente com a supersensível caneta P06, oferecem uma experiência natural e ajudam a levar até o próximo nível as ideias criativas e ilustrações. É compatível para edição de documentos de PDF, Word e Excel, além dos principais softwares gráficos.

A XPPen Artist 12 deixou a desejar, por ausência de laminação na tela. Já a XPPen Artist 12 Pro e Artist 12 (2ª geração) possui Full Lamination e o mínimo de efeito paralax – o que significa maior precisão. Além disso, também apresentam uma gama de cores mais ampla, resposta de inclinação.

Conclusão

A escrita digital, à mão, permite o despertar da criatividade!

Recomendo a você pegar algum dos tablets citados no artigo, todos são de excelente qualidade e certamente atenderão as suas necessidades.

A melhor escolha leva em conta os recursos que o tablet oferece e o preço do produto. Para quem quer economizar, a dica é conhecer a seleção de tablets bons e baratos.

Comente aqui embaixo qual você escolheu e o porquê disso!

Se este artigo foi útil para escolher o melhor para sua rotina e orçamento, compartilhe com seus amigos que também estão pesquisando por um!


Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo