12 Melhores Programas de Arquitetura 3D para Iniciantes: Gratuitos, Pagos e Online

Jan 03,2023 AM 09:14

13922

0

12 Melhores Programas Gratuitos, Pagos e Online de Arquitetura 3D para Iniciantes

Você e sua organização estão buscando por um Programa de Arquitetura de qualidade?

Os programas de arquitetura utilizados tanto para o desenvolvimento do desenho técnico quanto para modelagem computacional 3D, vem se tornando cada vez mais importantes para profissionais da área de construção civil.

Os programas de arquitetura permitem a eficiência dos fluxos de trabalho no desenvolvimento de projetos. Com eles, é possível desenvolver projetos, além de acompanhar todo o processo de criação e até mesmo fazer planos orçamentários, por exemplo.

A utilização de programas de arquitetura são ferramentas essenciais para que o profissional consiga elucidar suas ideias para clientes e demais pessoas envolvidas. Além disso, o aspecto visual do projeto é extremamente importante, sobretudo quando se tenta ganhar um cliente.

Com os diversos programas de arquitetura presentes no mercado, o arquiteto pode ter sua criatividade estimulada e tentar diferentes opções para um mesmo projeto, antes de apresentá-las ao cliente.

Se você sonha em ser um arquiteto ou se já é um profissional da área, os softwares de arquitetura para visualização de maquete eletrônica são umas das principais coisas que você deve dominar e utilizar no seu dia a dia para criação e apresentação de projetos 3D.

Com um mundo em constante avanço tecnológico, diversas opções de softwares surgiram para facilitar a sua vida como arquiteto (a). Com isso, se você quer se tornar um profissional de sucesso, é de suma importância que você domine estes programas que você verá hoje.

Quais são os Softwares Mais Usados na Arquitetura?

Existem muitos programas de arquitetura disponíveis no mercado: softwares CAD, softwares BIM, software para renderização e pós-produção.

“CAD” significa “Desenho Auxiliado por Computador” (Computer-Aided Design no original) e “BIM” significa “Modelagem de Informação da Construção” (Building Information Modeling, também no original).

A tecnologia CAD, presente em softwares como o AutoCAD, permite a realização de desenhos técnicos 2D e 3D de forma computadorizada.

A tecnologia BIM é um processo baseado em modelagem 3D que possibilita o design de arquitetura, engenharia e construção de forma multidimensional.

O Revit e o Archicad fazem parte dos softwares que implementam a metodologia BIM como recurso nas suas ferramentas.

O que é renderizador? Renderizadores são programas que fazem imagens e até mesmo vídeos extremamente realistas da sua maquete eletrônica, sendo os renderizadores mais usados no SketchUp o V-ray e o Lumion.

Entenda as diferenças entre CAD e BIM

No CAD, o objeto principal é o desenho, isto é, a forma desenhada de maneira assistida pelo computador; ao passo em que, no BIM, o objeto principal é a informação modelada de forma assistida pelo computador.

O CAD é uma tecnologia excelente para utilização em qualquer área do conhecimento ou do mercado para criação de desenhos técnicos com facilidade, agilidade e precisão.

Mesmo com o crescimento da adesão aos softwares BIM na área de arquitetura e urbanismo, o CAD continua sendo referência para representação gráfica de plantas baixas.

Já o BIM é uma tecnologia com foco nas áreas da arquitetura, engenharia e construção civil que extrapolou os limites da representação gráfica do desenho auxiliado por computador.

Diferente do CAD qualquer alteração no Modelo BIM será automaticamente refletida no projeto, de maneira instantânea os desenhos documentados (2D) plantas, cortes e elevações assim como a lista de quantidades serão atualizados simultaneamente em tempo real.

A implementação de softwares BIM para projeto, modelagem e gestão de obras instala um processo colaborativo em uma plataforma unificada e centralizada, que possibilita a atribuição de informações e parâmetros aos desenhos técnicos convencionais, transformando-os em elementos inteligentes.

Desta forma, o BIM permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo inteligente e compartilhado.

A Modelagem de informações da Construção (BIM) vem se tornando cada vez mais obrigatória na arquitetura e na construção como um todo. Simular uma construção dentro do ambiente gráfico aumenta a produtividade e diminui o retrabalho, otimizando os custos.

Em resumo, as ferramentas CAD podem ser melhores quando o propósito é desenvolver desenhos técnicos; BIM, por sua vez, podem ser melhores aplicadas quando a proposta é criar modelos que já apresentem ao usuário aspectos imagéticos do que se projeta.

Programas de Arquitetura: Quais eu devo escolher?

Escolher o software mais adequado pode levar tempo e várias pesquisas. A escolha não trata apenas das funcionalidades e dos valores, mas deve levar em consideração o fluxo de trabalho e as diferentes necessidades do projeto.

muitos profissionais de arquitetura e design de interiores, utilizam mais de um software para executar as representações gráficas em projetos. Isso porque, todos tem seus pontos positivos e negativos, e os arquitetos usam as melhores ferramentas que cada um dispõe.

A escolha do software depende de qual tipo de projeto está se desenvolvendo. Projetos mais simples e rápidos podem se adequar melhor com programas CAD e projetos maiores, que exigem 3D detalhado e listas de quantitativos, requerem a utilização de uma plataforma BIM.

A maior parte dos programas de arquitetura, pelo menos os mais conhecidos, são pagos. E bem pagos, aliás. Mas existem também programas de arquitetura gratuitos, que são alternativas não só econômicas mas também muito eficientes.

Este artigo pretende abordar as diferentes soluções disponíveis no mercado, para que você possa fazer a melhor escolha para o seu trabalho!

Os 12 programas mais utilizados pelos arquitetos

1. Autocad

Autocad programa para  projeto arquitetura

O Autodesk AutoCad é um dos programas de arquitetura mais tradicionais e utilizados, criado em 1982 e baseia-se na tecnologia CAD. Pioneiro em Arquitetura e mundialmente conhecido.

Antes da criação do AutoCAD, as plantas e desenhos arquitetônicos eram feitas à mão pelos profissionais, que precisavam apoiar o papel em uma prancheta para visitarem seus clientes.

O principal uso do AutoCAD na Arquitetura é o desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais. As criações podem ser feitas tanto em 2D como em 3D e também permite que o usuário movimente o objeto em diversas posições.

O software permite que o arquiteto crie projetos com uma grande riqueza de detalhes, o que é interessante tanto para o seu desenvolvimento quanto para a apresentação ao cliente. Assim, ele consegue visualizar exatamente o que o profissional está propondo e cria expectativas mais reais.

Além dessa, que é a sua principal funcionalidade, o Autodesk AutoCAD também faz cálculos estruturais, interpreta desenhos feitos à mão, produz animações, converte modelos em interpretações 3D, coordena arquivos e contribui com a redução de erros no projeto final.

Como o AutoCAD tem um ambiente com recursos e ferramentas voltados para arquitetos, o software possui diversas possibilidades, com uma vasta biblioteca para arquitetura.

O programa é compatível com a maioria dos softwares disponíveis no mercado, sendo possível importar e exportar arquivos com facilidade. através desse programa também você pode gerar um arquivo base pra começar a modelar ele em 3d em outros programas, como por exemplo o SketchUP.

O software não é gratuito, você pode utilizá-lo sem custos em uma versão trial, por um curto espaço de tempo, mas seu uso contínuo significa fazer uma assinatura paga, com armazenamento na nuvem.

2. Revit

Revit programa para  projeto arquitetura

Também da Autodesk, o Revit é o principal software para BIM usado no mundo inteiro. Ele é um software que possui suporte a um processo de projeto multidisciplinar, para trabalhos colaborativos.

O Revit conta com recursos específicos do setor e bibliotecas para arquitetura, mecânica, elétrica e muitas outras áreas. O programa possui funções de desenho 2D, modelagem 3D e pode ser usado para o desenvolvimento de praticamente todas as fases de um projeto.

Com o Autodesk Revit é possível criar um projeto desde sua parte estrutural à parte arquitetônica, e também todos os sistemas complementares como hidráulica, elétrica, sistema mecânicos.

Por abranger diversas áreas e possuir funções variadas, o software Revit possibilita a produção de projetos e documentação consistentes e muito completos com base nos modelos.

O usuário consegue criar um modelo digital da sua edificação de forma bem precisa. Neste software, ao mesmo tempo em que o projeto 2D é desenhado o programa desenvolve automaticamente o modelo 3D junto com a lista de materiais que serão usados na construção desse projeto, ou seja, ele é um programa 3 em 1, o que otimiza o tempo de trabalho.

Em termos de apresentação possui um renderizador interno que oferece uma excelente qualidade para o cliente sentir como será seu projeto.

O aplicativo suporta uma ampla variedade de formatos de arquivo e permite que os usuários criem seus modelos com uma ampla variedade de ferramentas. Por ser compatível com o Autocad facilita muito a transição e a interação entre os softwares.

A presença de vários recursos avançados torna o Revit um software completo que requer um investimento de tempo para o aprendizado; no entanto, pode ser a ferramenta certa para quem tiver que trabalhar com várias pessoas no mesmo projeto, graças às funções avançadas de colaboração e comunicação.

Mas embora o Revit tenha uma grande demanda no mercado e uma forte plataforma de desenvolvimento com maior coordenação e colaboração, ele não roda em computadores Mac, apenas Windows.

3. Archicad

Archicad programa para  projeto arquitetura

O ArchiCAD é um software BIM desenvolvido pela Graphisoft, uma empresa húngara. Assim, o ArchiCAD permite criar a edificação em um modelo 3D. Qualquer alteração no modelo BIM implica a atualização automática do projeto 2D.

Na verdade, o Archicad surgiu antes do Revit como primeiro modelador software de construção virtual com binando a modelagem 2D e 3D. Um ponto favorável para o Archicad é ele ser um pouco mais amigável que o Revit em termos de Hardware.

O Archicad traz tudo que já foi mencionado no Revit como a modelagem da informação da construção. Tem uma enorme capacidade de agregar informações o que torna um atrativo para projetos maiores.

O ArchiCAD pode ser usado para todos os tipos de projetos de arquitetura, como edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores e outros, seja em grandes ou pequenos projetos. Ele é muito usado por arquitetos e também por outros profissionais da área, como engenheiros, designers e mais.

Possui uma interface amigável o que desperta interesse dos estudantes e iniciantes na plataforma BIM. O Archicad oferece diversas ferramentas para automatizar processos mais complexos.

O software oferece uma biblioteca interna, onde é possível alterar as propriedades estabelecidas de forma prática, por exemplo, as dimensões de esquadrias, luminárias, móveis, equipamentos sanitários, vigas, lajes, entre outros podem ser alteradas com poucos cliques.

Um dos destaques no Archicad é a ferramenta de criação de escadas, tornando-a uma tarefa fácil. A integração do Archicad com o VRay agrega a opção de apresentações foto realísticas dos projetos.

Para deixá-lo mais atraente e com funções adicionais, há dezenas de plugins no Archicad que acrescentam importantes elementos ao que é desenvolvido no programa.

O arquiteto ou estudante pode baixar as extensões criadas pela própria Graphisoft ou lançar mão dos plugins para Archicad criados por outras empresas especialmente para a plataforma de modelagem.

O Archicad foi o primeiro software para projeto de arquitetura disponível para os sistemas operacionais do Microsoft Windows e da Apple Mac. Além disso, as inovações para as plataformas móveis iOS e Android assegura processos de projeto e colaboração sem interrupções, disponíveis para todos os colaboradores e partes interessadas.

4. Rhinoceros 3D

Rhinoceros 3D programa para projeto arquitetura

Rhinoceros 3D, conhecido como Rhino ou Rhino3D, é um software de modelagem tridimensional baseado na tecnologia NURBS.

O programa nasceu como um plug-in para o AutoCAD, da Autodesk. Posteriormente, mais desenvolvido, o projeto se tornou um aplicativo independente. É usualmente utilizado em diversos ramos de design, em arquitetura e também engenharia mecânica.

Essa tecnologia NURBS é um modelo matemático utilizado na computação gráfica para gerar e representar curvas e superfícies, que oferece, ao mesmo tempo, grande flexibilidade e precisão para a manipulação de formas, seja de maneira livre ou analítica.

Com o Rhino trabalhe livremente com curvas 2D ou 3D, superfícies de sólidos e malhas, importe modelos existentes, geometria, referências fotográficas ou desenhos através de uma vasta gama de tipos de arquivo.

Um fluxo de trabalho fluido garante aos designers a liberdade de modelarem sem qualquer limitação o que desejarem e como desejarem, mantendo sempre um excelente nível de precisão.

Para os que necessitem também um plugin de programação visual paramétrica, o Grasshopper pode ser de grande ajuda. tornando experiencia de modelagem mais profunda.

Apesar do software não ter sido desenvolvido com base no processo BIM, ele consegue comunicar-se com os principais softwares (REVIT e ARCHICAD) do processo, isso graças a sua flexibilidade conversando até com o principal formato CAD (DWG) e ao utilizar addins para exportar para via IFC.

O Rhino apresenta um verdadeiro ambiente de trabalho 3D e abrange um conjunto completo de ferramentas familiares em 2D adequadas para a apresentação do seu projeto, quer na fase inicial como no final do seu trabalho.

O Rhinoceros em relação aos seus concorrentes possui um dos maiores custo benefício, no Rhino é adquirido o software de licença vitalícia.

5. Sketchup

Sketchup  programa para projeto arquitetura

O SketchUp é um modelador 3D desenvolvido por uma pequena empresa do Colorado (EUA) chamada At Last Software e que, posteriormente, foi comprado pela Google e atualmente pertencente a Trimble Navigation.

O Sketchup é um dos programas mais desejados do mercado por arquitetos e desingners quando o assunto é modelagem 3D. Ele é utilizado para design de interiores, criação de móveis, desenvolvimento de games e de produtos em geral, além disso, também pode ser utilizado para uso pessoal, pois estimula a criatividade e possui fácil manipulação.

Uma das principais vantagens do programas é sua funcionalidade e facilidade de uso. O aprendizado do software é muito mais simples que outros concorrentes, o que o torna atrativo pra quem está começando sua carreira.

É considerado de fácil manipulação. Através se seus comandos é possível criar volumes tridimensionais e aplicar medidas, cores, texturas, luzes e sombras, por exemplo. A modelagem realizada pelo SketchUp se torna ainda mais realista quando passa por uma renderização, que são imagens fotorrealistas. Para isso, é necessário instalar um plug-in V-Ray ou Lumion.

Outra vantagem do SketchUp é a 3D Warehouse. Se trata de uma plataforma integrada com o software, que reúne a maior coleção de blocos tridimensionais em todo o mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. As opções abrangem desde modelos de mobiliário, objetos decorativos, plantas, esquadrias, até texturas de materiais ou elementos estruturais.

Muitos arquitetos se utilizam do Sketchup para a fase conceitual do projeto. Mas o Sketchup não para por aí. Muitos escritórios de arquitetura utilizam todo potencial do Sketchup indo além da maquete eletrônica, desenvolvendo projetos completos de execução gerando a documentação por intermédio do complemento Layout. Existe plugins que deixam o Sketchup apto para trabalhar dentro da plataforma BIM.

Uma das funções mais impressionantes do SketchUp é a geolocalização do arquivo. Com ela podemos posicionar o projeto exatamente em suas latitudes e longitudes e elaborar estudos de insolação fiéis ao existente.

O SketchUp contém duas versões para a utilização, a versão paga e a gratuita. É claro que a gratuita possui as suas limitações, mas já ajuda bastante quem está começando na área.

6. Vectorworks

Vectorworks programa para projeto arquitetura

Utilizado por mais de 600 mil profissionais dos setores de arquitetura, paisagismo e iluminação, o Vectorworks é um software para BIM com modelagem em 2D e 3D.

Trata-se de uma solução que valoriza a simplicidade, cujo projeto pode ser feito de forma tradicional – como um programa CAD convencional.

O software atualmente é composto com uma variação que busca atender de maneira mais eficaz seus usuários separando as ferramentas de maneira a otimizar o fluxo de trabalho do usuário.

Vectorworks Fundamentals tem como base desenvolvimento de projetos 2D e modelagem 3D, recursos para documentação de projeto (anotação 2D).

Graças a seu exclusivo motor de modelagem 3D, o Parasolid, o Vectorworks oferece os mais poderosos recursos de modelagem 3D NURBs, além de avançados recursos para a geração de uma elaborada e precisa documentação técnica e planilhas totalmente integradas ao modelo.

Vectorworks Architect contém diversas ferramentas necessárias do fluxo BIM, o que torna o trabalho mais flexível e com associação de documentação inteligente.

O Vectorworks Landmark é direcionado ao paisagismo, onde contempla ferramentas únicas como alteração de terreno, objetos urbanos, arvores, taludes, platôs entre diversos outros necessários para o desenvolvimento de projetos em BIM para paisagismo.

O Vectorworks Spotlight possui ferramentas voltadas para o desenvolvimento de projetos de iluminação para shows, eventos, cenários, stands de feira entre diversos outros.

Com o software de plataforma cruzada, os designers podem criar modelos visuais ricos em dados sem sacrificar o processo de design e colaborar com eficiência durante todo o ciclo de vida do projeto.

O programa apresenta recursos para desenho e projeto em 2D em um ambiente 3D simplificado mas que permite visualizar e editar os modelos de projetos com facilidade.

A criação dos desenhos de projetos pode ser feita simultaneamente em 2D e 3D (modelagem 3D), e permite também navegar pelo projeto com uma interface aperfeiçoada para uso facil e intuitivo.

Os usuários do Vectorworks agora podem usar o Enscape com seu software de modelagem favorito para criar renderizações bonitas e realistas em questão de segundos. As renderizações do Vectorworks podem ser experimentadas através de realidade virtual, oferecendo melhor envolvimento e apresentação do cliente.

Uma ampla biblioteca também acompanha o programa. Disponível gratuitamente por 30 dias e possui licenças sem custo para instituições de ensino e estudantes; Investimento: US$3045 pagos apenas uma vez.

os 6 softwares de render mais utilizados

Como arquiteto você tem uma visão de como seu design final vai ficar, mas nem sempre as ferramentas disponíveis suprem todas suas necessidades de representação.

Os renderizadores são softwares desenvolvidos para a aplicação de propriedades físicas em materiais e configurações de iluminação aplicados aos modelos 3D.

Com o processo de renderização, o arquiteto pode prever com uma precisão impressionante como o projeto se comportará quando estiver concluído.

É um recurso muito importante, tanto para atrair o olhar do cliente quando para o a satisfação do profissional, pois facilita a visualização de cada ambiente e do espaço ocupado pelo mobiliário escolhido. Por isso, todo arquiteto deve conhecer e dominar os seguintes programas renderizadores:

7. V-Ray

V-Ray plugin de renderização arquitetura

O Vray é um dos renderizadores mais utilizados hoje no mercado por sua eficiência e qualidade. É um renderizador desenvolvido pela empresa búlgara Chaos Group em 2002.

O V-Ray possui um conjunto muito extenso de ferramentas e recursos, e fornece uma vasta gama de modelos e texturas com os quais você pode trabalhar, sem mencionar a alta velocidade e uma integração perfeita. Há uma curva de aprendizado acentuada no que diz respeito aos seus inúmeros recursos avançados.

Este software traz ao modelo o realismo tão desejado aos projetos arquitetônicos e de interiores, através da configuração de materiais para Vray extremamente parecidos com os materiais da vida real, como vidros, metais, os famosos espelhos do Vray, entre outros.

Através de um renderizador, os modelos tridimensionais passam por um processo de aprimoramento através de inúmeros cálculos que geram uma imagem muito próxima de nossa realidade.

Um dos pontos positivos é que há como configurar o VRay para quase todos os modeladores 3D utilizados atualmente, incluindo os mais populares como o SketchUp, Revit e o 3ds Max. Por este motivo, o VRay é um dos mais acessíveis e completos.

Tal popularidade permite um leque muito maior de suporte online, onde a Chaos Group possui tutoriais e fóruns que permitem discussões sobre possíveis problemas e novas combinações de parâmetros e configurações que possam gerar imagens com mais qualidade e em menor tempo.

Sendo sem dúvida um dos softwares de renderização arquitetural, você pode esperar um preço elevado, mas ficará feliz em saber que os plug-ins V-Ray têm preços muito competitivos.

8. Lumion

Lumion 3D Programa de renderização arquitetura

O Lumion é um software de renderização feito especialmente para arquitetos e amplamente utilizado atualmente. Foi produzido pela empresa Holandesa ACT3d e possui a funcionalidade de renderização em tempo real via placa de vídeo.

Possui uma curva de aprendizado “rápida”, já que a interface é amigável e simples. Sua facilidade de uso o torna adequado para designers e arquitetos que desejam renderizar, não sendo através de plugin.

O Lumion é totalmente compatível com quase todos os programas 3D e CAD. Ele suporta a importação de modelos gerados nos principais softwares de modelagem (Revit, ArchiCAD, AutoCAD, SketchUP, 3DS MAX e Rhinoceros).

Após importar o modelo, em Lumion, você pode usar ferramentas nativas simples e intuitivas para modelar o terreno.

Com uma enorme biblioteca de projetos, como: vegetação de várias espécies, modelos decorativos na cena exterior, veículos e pessoas.

Um dos efeitos mais utilizados no Lumion é a de céus reais, esse efeito consiste em mapas HDR’s (High Dynamic Range Image) que são arquivos de fontes realistas de iluminação com a representação de um céu real!

O Lumion possui também um sistema de efeitos, partículas e estilo artístico, e um sistema de materiais, que pode configurar facilmente a textura do projeto em tempo real.

Com ferramentas intuitivas, recursos e uma grande biblioteca de conteúdo, não há limite de como você pode mostrar seu design exterior, interior, paisagístico ou urbano.

Tudo o que você precisa para dar vida aos seus projetos, gerando imagens de altíssima resolução, vídeos de até 4k e panoramas de 360°.

Então, em vez de mostrar apenas quatro paredes e um telhado, você poderá desenhar a casa dos sonhos do seu cliente, ou contar uma história que inflama as emoções, e os espaços onde a vida acontece.

9. 3DS Max

3DS Max programa para  projeto arquitetura

o 3ds Max é uma das ferramentas de modelagem e renderização mais utilizadas pelo mercado de Visualização de Arquitetura. No programa é possível realizar modelagens 3D, animações, renderizações e visualizações 3D.

O Autodesk 3ds Max foi desenvolvido em duas versões: Autodesk 3ds Max, desenvolvido especificamente para desenvolvedores de jogos e designers gráficos; e Autodesk 3ds Max Design, focado na visualização arquitetônica.

Sua interface, plugins e bibliotecas de blocos e materiais são muito variados e auxiliam no ganho de qualidade e produtividade para aqueles que dominam o software.

No 3DMax é possível modelar apenas a cena a ser trabalhada, ou seja, em uma apresentação exterior apenas o volume do projeto ou, em projeto de interiores, apenas os ambientes a serem trabalhados Como seu foco principal é exatamente a modelagem 3D e a renderização a qualidade de apresentação é infinitamente maior que a opção oferecida pelo Revit.

Soma-se a essas características animações fly-through onde se permite “voar” sobre o modelo tendo um panorama de sua volumetria. Para projetos de interiores, conta com uma extensa biblioteca que pode ser baixada e utilizada nos projetos.

Há centenas de plug-ins para 3ds Max com o objetivo de melhorar projetos trazendo mais ferramentas e recursos para deixar os trabalhos feitos no software cada vez mais realista.

Uma destas finalidades é a criação de vegetações densas usando o FOREST PACK, um organizador e criador de materiais V-RAY bem gostoso de trabalhar como o SIGERSHDERS entre tantos outros plugins para facilitar a rapidez e a criação das volumetrias arquitetônicas.

10. Enscape

Enscape plugin + ArchiCAD programa para renderização arquitetura

Para quem ainda não conhece, o Enscape nada mais é que um plugin de renderização em tempo real de imagens, vídeos e realidade virtual usado em arquitetura, engenharia e construção.

Em poucos segundos, o Enscape transfere seus dados CAD, que geralmente são criados em programas como o 3ds Max, Cinema 4D, Revit, Rhino ou SketchUp em um modelo dinâmico altamente realista.

Você não precisar sair do software para renderizar, o que facilita e acelera ainda mais seu fluxo de trabalho otimizando seu tempo. se você fizer alterações no modelo, poderá vê-las imediatamente refletidas na renderização.

O Enscape usa um método inteligente para criar rastreamento de caminho e renderização precisa do material por meio do sistema de iluminação global.

Ele utiliza a GPU do computador para realizar o cálculo de render e a qualidade das imagens renderizadas é incrível. Com o Enscape Não Existe Espera Para Renderizar Imagens de Alta Qualidade, é Tudo em Tempo Real com Muita Praticidade e Produtividade.

É raro um único designer trabalhar em um projeto complexo, então o Enscape oferece ótimas ferramentas de colaboração que permitem a um grupo de pessoas completar a renderização 3D e fazer anotações em áreas que precisam de algum tipo de ajuda.

Os membros da equipe e até mesmo as partes interessadas externas podem visualizar facilmente a versão mais recente da renderização e se comunicar claramente uns com os outros sobre o que precisa acontecer.

11. Maxwell Render

Maxwell Render Programa de renderização arquitetura

O aplicativo Maxwell Render é adequado para usuários que criam 3D visualizações em filme, design, arquitetura, efeitos visuais e animação. Está disponível para plataformas Windows, MAC OS X e Linux.

O mecanismo originalmente foi utilizado como ferramenta para animação e efeitos visuais. O recurso Multilight, próprio da marca Maxwell Render, permite mudanças de intensidades de luz e cores em tempo real.

O produto está disponível como um aplicativo independente ou um plugin com outros aplicativos 3D populares, como Rhinoceros, ArchiCAD, 3ds Max, Sketchup e Cinema 4D.

A tecnologia por trás de Maxwell Render permite aos usuários criar materiais, set de luzes e câmeras, e renderizar cenas 3D, tudo de uma maneira incrivelmente realista e intuitiva, resultando em imagens que são indistinguíveis a partir de fotografias.

Maxwell Render permite que você pegue modelos 3D e crie imagens, filmes e animações.

Ele fornece o Maxwell Studio, que consiste em um ambiente 3D que permite compor, editar e renderizar sua imagem.

O programa apresenta emissores pontuais para emular efeitos de iluminação, amostragem extra para renderizar uma área específica de uma imagem a um nível de amostragem mais alto e uma ferramenta de animação para gerar animações de cena simples.

Se você precisa criar imagens, filmes ou animações fotorrealistas e pode arcar com o custo, Maxwell Render é uma ótima ferramenta.

12. Twinmotion

Twinmotion Programa de renderização arquitetura

Twinmotion é uma ferramenta de visualização arquitetônica suportada pelo motor de jogo Unreal Engine desenvolvido pela Epic Games.

Com o Twinmotion é possível sincronizar com softwares de modelagem 3d, como Sketchup, Revit, Archicad, Rikcad e RHINO, sendo compatível com mais de 21 formatos de arquivos como FBX, C4D, SKP e OBJ.

Sendo famoso por sua facilidade de uso, você pode estar trabalhando em uma planta no CAD ou BIM e em segundos já estar submerso no mundo da renderização realista, sua experiência com a interação 3D é uma das melhores nos softwares da nova geração, nada muito demorado e nem complexo.

Contendo uma interface interativa, qualquer um pode aprender a manusear a ferramenta facilmente, basta começar e descobrir quais seus recursos.

O twinmotion conta com uma ferramenta de modelagem de terreno simplificada e intuitiva, além de uma vasta biblioteca de itens como: vegetações com várias espécies, modelos de decoração para cenas internas e externas, veículos e pessoas, um sistema de efeitos, partículas e estilos artísticos, além de materiais que permite configurar de forma simples e intuitiva as texturas do seu projeto em tempo real.

Tudo que você necessita para dar vida a apresentação ao seu projeto, podendo produzir, imagens em altíssima resolução, vídeos e panoramas 360°.

A EPIC games disponibiliza três licenças para adquirir o Twinmotion, sendo elas: Teste grátis (ilimitado), Licença Educacional e Licença Comercial .

Para você Arquiteto ou Designer de Interiores que não quer perder tempo para atingir uma qualidade fotorrealista de seus projetos, e não pode pagar por um software concorrente, o Twinmotion é IDEAL!

Ao fazer a compra do software você tem acesso a uma comunidade, onde muitos usuários postam vídeos que podem ajudar quem está iniciando a jornada com o programa, além é claro de dicas, truques e atalhos que irão favorecer até os mais profissionais.

tablet gráfico para desenho arquitetura

XPPen Artist 16 (2ª geração) display mesa digitalizadora para  projeto arquitetura

A opção de usar uma tablet de desenho (mesa digitalizadora) para trabalhar com softwares 3D é uma questão simplesmente de costume e preferência pessoal.

Não se costuma utilizar mesas digitalizadoras em programas de cad, nesse tipo de programas é tudo à base de teclado, utiliza-se muito pouco o rato.

Acredito que se você vai usar somente a tablet gráfico no Programa CAD, não vai valer muito a pena....

Mas, se você pretende usá-la para desenho/pintura seja 3D ou 2D, recomendo com toda a certeza!! Também é extremamente útil se você faz modelagem em programas como o ZBrush ou o SketchUP.

Elas conseguem diferenciam o ângulo e força da caneta e ajustar automaticamente a espessura da linha criada (entre outras coisas, mas para mim pessoalmente esse era o factor mais importante).

Entre os linhas de produtos da XPPen destacam-se a de mesas digitalizadoras Star e Deco, os displays interativos Artist. as XPPen Artist são as melhores. Se você não vai começar a trabalhar profissionalmente, porém, para se adaptar pode valer a pena investimentos menores.

Eu pessoalmente gosto muito da XPPen Deco 01 V2 e já utilizei muito a 15,4" XPPen Artist 16 (2ª geração), mas existe também uma questão de entender qual vai funcionar melhor pra você, então realmente começar pelas mais simples vai te ajudar a entender o que funciona e o que não funciona no seu caso. Superfícies maiores, mais ou menos sensibilidades, leveza do stilus, etc.

Uma das coisas mais legais que essas mesas possuem são os botões onde vc pode colocar comandos personalizáveis, tanto na mesa quanto do lado da caneta. É muito útil para colocar os comandos da borracha ou de desfazer uma ação, dependendo de onde você está desenhando. Muito legal mesmo .

Conclusão

Espero que você tenha gostado, esses foram os softwares mais usados na arquitetura! É essencial que hoje em dia um profissional da área tenha familiaridade com o mundo computacional, diante de um mercado que se torna cada vez mais competitivo e tecnológico.

A arquitetura é uma das áreas que mais têm sido beneficiadas pelas inovações tecnológicas. Softwares especializados fornecem aos profissionais e estudantes da área os recursos necessários para criação de projetos cada vez mais precisos e claros.

O fato é que não existe um melhor programa para todo mundo, Cada programa de Arquitetura possui recursos exclusivos que podem ajudá-lo a obter resultados melhores e mais rápidos.

Utilizando programas de arquitetura – gratuitos ou pagos – nos seus projetos, o seu trabalho alcança maiores resultados e meios de chegar ao cliente através de uma apresentação bem executada.

Caso você conheça algum arquiteto ou alguém que pretende fazer arquitetura, envie este conteúdo!

Sem sombra de dúvidas este conteúdo irá agregar muito no desenvolvimento profissional dessa pessoa.


Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo