Os 18 melhores Programas de edição de vídeo gratuitas ou pagos para iniciantes e profissionais

Feb 23,2021 AM 11:59

2351

0

editores de video.jpg

Está cada vez mais fácil editar vídeos, seja para a área recreativa como no mundo de produtoras e emissoras de TV. Com as constantes evoluções de hardware e software, hoje é relativamente simples editar um vídeo com qualidade e recursos profissionais.

Com a ascensão dos sites de vídeos na Internet, junto com as câmeras de celulares ou as do estilo GoPro, editar vídeo deixou de ser uma necessidade de profissionais para se tornar uma parte da rotina de diversas pessoas ao redor do mundo.

Editar um filme, curta-metragem ou comercial nada mais é que montar uma seqüência de cenas. Assim o editor consegue contar uma história por meio da união perfeita de imagens (fotos e vídeos) e sons. Editar vídeo é algo cada vez mais popular e comum, sendo que as pessoas realizam e partilham cada vez mais vídeos no seu dia a dia de um modo amador.

Grande parte de um bom resultado na edição de um vídeo vem do talento e da técnica do editor. Porém, ter a ferramenta correta é extremamente importante e contribui diretamente no resultado final.

Editar vídeos no computador de graça e de forma profissional é possível. Embora os programas mais conhecidos do segmento sejam pagos, como o Adobe Premiere Pro e o Final Cut Pro, há várias opções que oferecem recursos avançados e podem ser usadas gratuitamente em computadores com Windows, macOS e Linux.

Essas ferramentas podem ser úteis para empresas que estão passando pela transformação digital e não têm como investir em programas mais completos para a produção de seus conteúdos.

Se está a começar ou já é um editor com nível razoável, todas as opções que lhe apresentados aqui são uma excelente escolha, já que oferecem as ferramentas tradicionais para a edição, como corte, retoque, adição de filtros, edição de cor e de som.

Claro que se pretender embarcar em projetos com suporte de vídeo a 360 graus, edição multi-câmara ou análise e controlo de movimento, terá de avançar para ferramentas pagas ou acrescentar o pagamento de uma taxa por pacotes extra nalgumas das ferramentas que aqui lhe apresentamos. Mas é bom saber que esses extras apenas servem para refinar o produto final e garantir um motor de rendering mais rápido e potente, porque para fazer o resto, o pacote grátis traz tudo e vem pronto a utilizar.

Você trabalha com produção de vídeos ou talvez mantém um canal no YouTube e está procurando por novas ferramentas? Veja nossa lista com os melhores programas e aplicativos para edição de vídeo e descubra poderosas soluções para todas as plataformas! A lista conta com títulos tanto pagos quanto gratuitos, confira!

Desde os programas mais básicos até aos programas mais complexos, qualquer um deles. É claro que a escolha do software que você utilizará depende de seu objetivo e do tipo de vídeo que você fará.

Se você pretende ganhar dinheiro com isso, tente ser bom cara. Conheça bem o programa e de repente você pode até pagar pela assinatura dÉ um premiere, por exemplo. Outra coisa, atenção para o computador, pois um equipamento com uma placa de vídeo Boa e memória RAM suficiente, agilizam e favorecem um bom trabalho.

1. Adobe Premiere Pro CC

Com versões para Windows e Mac OS | Pago

Adobe Premiere Pro CC.jpg

O Adobe Premiere Pro CC é visto como o mais completo e robusto programa de edição do mercado, pois conta com muitas funções e possibilidades, se comparado aos demais editores de vídeos. Ele é usado por profissionais mais experientes do ramo cinematográfico, já que tem recursos mais complexos.

Com uma interface agradável, intuitiva e personalizável, o software permite ao usuário uma maior customização da sua área de trabalho, com recursos exclusivos como poder abrir vários projetos abertos simultaneamente.

Com o Adobe Premiere Pro CC é possível editar diversos projetos ao mesmo tempo e vídeos 360 graus. Seus recursos acrescentam mais personalidade ao trabalho, como uma extensa biblioteca de efeitos. Além disso, o software suporta todos os formato, inclusive vídeos com qualidade máxima de 8K.

Vale lembrar que o fato de ser da Adobe facilita o uso de elementos de outra ferramenta de edição, como o Photoshop, Illustrator, After Effects e o Media Encoder. É uma ferramenta paga, e entre essas é o editor de vídeo para o Youtube que tem um dos melhores custo-benefício.

Ele pode ser bastante complicado de utilizar a princípio, mas com um pouco de estudo, você se acostuma a seus atalhos, recursos e tudo mais. Ele é recomendado para profissionais na área, definitivamente oferecendo todos os recursos avançados esperados de um programa da Adobe.

2. Final Cut Pro X

Com versões para Mac OS | Pago

Final Cut Pro X.jpg

Mais uma grande opção é o Final Cult Pro X – da Apple, um renomado programa que está disponível apenas para computadores Mac, utilizado por grandes estúdios de TV ao redor do mundo. Este editor possui uma variedade de plug-ins e efeitos que ajudam a causar grande impacto na hora de produzir um vídeo profissional.

Apresentando uma interface bem clean como todos produtos da marca, o aplicativo é um dos melhores para edição, animação gráfica e pós produção, oferecendo recursos como edição de vídeo 360º, gradação de cores HDR (high dynamic range) e uma série de plugins desenvolvidos por terceiros.

O Final Cut Pro também se destaca pela compatibilidade e quantidade de itens que traz na biblioteca padrão, pela organização de sua interface, pela suaTimeline e, como é comum nos produtos da Apple, seu aproveitamento de recursos computacionais.

O programa consegue usar todos os núcleos do processador, tornando a renderização dos vídeos muito mais rápida. Ele também consegue utilizar todo poder de fogo da GPU, permitindo adicionar efeitos bonitos que podem ser visualizados em tempo real, ainda na pré-visualização.

Comparado com o Premiere Pro e o Sony Vegas Pro , o Final Cut possui uma interface mais simples e intuitiva, mas, tecnicamente, está bem equilibrado com os dois, sendo usado também em grandes produções.

Com atalhos de teclado, esse programa faz a cabeça dos profissionais da área. Pode-se usar simultaneamente até 99 canais de áudio e vídeo, além de claro, ter a facilidade na hora de publicar o conteúdo no YouTube.

3. Vegas Pro

Com versões para Windows OS | Pago

Sony Vegas Pro.jpg

O Sony Vegas Pro é um dos principais concorrentes do Adobe Premiere Pro. Ele possui alguns recursos a menos se comparado com o Adobe Premiere e é um pouco mais fácil de ser usado nessa comparação.

Ele é um programa intuitivo e fácil de usar, bom para quem está entrando agora no universo da edição de vídeo. Com a ferramenta, tanto leigos e curiosos quanto profissionais podem se beneficiar dos inúmeros recursos oferecidos para aguçar a criatividade.

Além disso, ele é um software leve que funciona bem em praticamente qualquer computador e o custo de aquisição dele é menor. É possível fazer edições de som e imagem utilizando praticamente apenas comandos gestuais (arrasta e solta).

O sistema do Sony Vegas Pro é baseado em uma linha do tempo e possui funcionalidades como zoom, corte, adição de textos, transição, aceleração e desaceleração, exportação, efeitos audiovisuais, entre outros. Define com exatidão a gama de cores e efeitos de áudio pré-definidos tornando a edição melhor.

Com diversas configurações personalizáveis e possibilidade para incorporar inúmeros formatos de vídeos, o Vegas Pro também é compatível com outros softwares de edição, permitindo finalizar ou adicionar algum efeito de terceiros aos vídeos já produzidos.

Essa é uma ferramenta de edição que respeita seu arquivo de vídeo original, já que é possível alterar o arquivo e salvar todas as mudanças apenas dentro do próprio Vegas. Porém, a edição não destrutiva já é uma regra e é possível encontrá-la em quase todos os programas de edição de vídeos.

O programa tem um banco próprio de trilhas e áudios royalities free que podem ser utilizados em suas edições . Tem uma grande variedade de efeitos de áudio com suporte de arquivos de áudio de 24-bit/192 kHz com alta resolução.

Inicialmente, era apenas um editor de arquivos de áudio mas, com o passar do tempo foram-lhe adicionados novos recursos que rapidamente o tornaram num programa bastante completo. Através dos seus efeitos especiais e funções de edição de vídeo avançadas tornou-se num marco incontornável na sua gama. Ao longo do tempo tem vindo a tornar-se a escolha de eleição para editores profissionais devido às suas extraordinárias características.

4. DaVinci Resolve

Com versões para Windows,Linux e Mac OS | Gratuito e Pago

DaVinci Resolve.jpg

O DaVinci Resolve é uma solução de software para correção de cores, efeitos visuais e pós-produção de vídeos. Ele tem se tornado bastante popular pela sua versão gratuita fazer frente aos poderosos Adobe Premiere e Sony Vegas.

Criado para cineastas, esta versão gratuita contém ferramentas gráficas muito poderosas, é utilizado para edição de cinema profissional. Contém uma precisa ferramenta de ajuste e correção de cores. Esse programa é conhecido pela sua eficiência em corrigir as cores do vídeo, deixando sua pigmentação mais viva e natural. Além disso, também oferece ferramentas de edição criativa e recursos profissionais avançados para diversos tipos de projeto.

o software possui interface ultra responsiva e oferece deslocamento entre as edições muito suave, tornando o corte do vídeo mais preciso e rápido.

O interface que permite a edição, a correção de cor, o tratamento de som e a exportação tem a vantagem de ser muito intuitivo, o que torna todas estas funções avançadas mais acessíveis ao utilizador. Suporta HDR e pode trabalhar em ficheiros raw diretamente da câmara.

O DaVinci Resolve permite personalização de toda área de trabalho bem como adicionar plug-ins de terceiros, ampliando ainda mais as possibilidades de edição.

Inicialmente, o software DaVinci Resolve foi criado para tratamento de cores em imagens, mas, atualmente, ele é um programa de edição de vídeos muito completo e inclusive utilizado por programas de TV americanos e também produções de filmes de Hollywood.

Disponível em duas versões, uma gratuita que apresenta a ferramenta de edição comum e a versão Studio que é paga, o DaVinci Resolve possui ambiente de colaboração multiusuário, além de diversas ferramentas adicionais e uma vasta biblioteca de efeitos. Na versão gratuita, o máximo de resolução de exportação é de 3,840 x 2,160, mais do que suficiente para trabalhar vídeos de forma caseira ou semi-profissional.

5. HitFilm Express

Com versões para Windows e Mac OS | Gratuito e Pago

HitFilm Express.jpg

O HitFilm Express é uma boa alternativa ao Adobe After Effects, oferece aos usuários muitas opções de composição de efeitos visuais e permite usar gratuitamente ferramentas de edição de vídeo semi-profissionais. Inclui ferramentas de corte avançadas, chroma key para fundos verdes e filtros audiovisuais de todo o tipo.

Para reduzir a quantidade de janelas e telas, o programa adota uma organização por abas, semelhante ao do seu navegador de internet, permitindo separar tarefas de acordo com o seu projeto. Sua interface também tem tudo que um editor de vídeos de última linha possui. A GPU do programa é dividida em quatro partes, o painel de edição, o painel de mídia, a janela de visualização e a linha do tempo. Mas os iniciantes podem achar a interface do software difícil de navegar.

Por mais que seja considerado um pouco profissional demais para quem só está querendo dar uma melhorada nos conteúdos de vídeo, o HitFilm possui mais de 180 efeitos especiais (só na versão gratuita!). Mesmo em sua versão básica, ele oferece muitas opções de filtros e máscaras, além de permitir a compra de ferramentas adicionais para melhorar as preferências e explorar a sua criatividade.

Para os iniciados, o HitFilm Pro ( Pago ) suporta diferentes formatos, frame rates e resoluções no mesmo timeline bem como edição 8K em UHD e 360º.

O software pode ser utilizado de forma gratuita, o usuário que optar por instalar o HitFilm Express precisará de um login e fazer o compartilhamento do link de download em uma rede social. O editor recebe atualizações constantes que incluem novas ferramentas, algumas delas têm um custo adicional, mas terás acesso gratuito a grande parte das funcionalidades.

6. Wondershare Filmora

Com versões para Windows e Mac OS | Gratuito e Pago

Filmora.jpg

Com a interface bem bonita e leve, o Filmora é um editor de vídeos que une ferramentas avançadas e filtros modernos e simples de serem usados. Também há a possibilidade de adicionar stickers aos materiais produzidos no aplicativo, sendo portanto uma excelente opção para quem precisa de ajuda em edições caseiras.

De uma maneira bem resumida, o Filmora permite juntar fotografias, vídeos, texto e áudio em uma única ferramenta. Destaque também para a utilização de timelines completas e que permitem aos consumidores saberem exatamente como trabalhar com cada camada das edições. O software ainda traz um “Modo Fácil”, que é ideal para quem quer fazer montagens com fotografias.

Visto a partir da janela principal, o Filmora Video Editor possui uma interface intuitiva e fácil de usar. Isso significa que pode facilmente começar a edição de vídeo, mesmo para utilizadores inexperientes. O recurso de arrastar e largar permite fazer quase qualquer coisa - Arraste e solte para importar vídeo e áudio; arraste e solte para mover e organizar os itens na linha do tempo; arraste e solte uma transição, etc. A edição de vídeo fácil com esta alternativa ao Final Cut Pro para Mac.

Para ajudar os usuários, o software traz um guia de início rápido com dicas de como usar as principais ferramentas. Há uma grande quantidade de efeitos, filtros e opções de montagens. Os usuários podem trabalhar com faixas de vídeo e áudio de forma independente e contam com integração com o YouTube e Vimeo.

Todos os recursos estão disponíveis na versão gratuita. O único problema é que o software exporta o vídeo com uma marca d'água, que só pode ser removida comprando o Filmora. Essa pode ser uma desvantagem para quem pretende usar as criações de forma comercial, mas tende a não incomodar a quem só quer fazer montagens para fins pessoais.

O Filmora é a solução para edição e criação de vídeos profissionais da Wondershare. Seu maior diferencial é o acesso à sua loja de efeitos especiais, onde usuários podem encontrar diferentes tipos de filtros ou animações para seus vídeos. Além disso, o Filmora também está disponível para smartphones com o aplicativo FilmoraGo.

7. Pinnacle Studio

Com versões para Windows OS | Pago

Pinnacle Studio.jpg

O Pinnacle Studio é mais um exemplo de editor de vídeo intermediário. Bastante completo, esse programa conta com inúmeros recursos para que você faça a edição dos seus materiais da forma mais intuitiva e rápida possível.

O programa conta com mais de 2000 efeitos para seus vídeos, além de ser compatível com vídeos em 4K e 360º VR. Seus recursos exclusivos são captura e edição com várias câmeras, controles de cores e animação em stop motion.

É um excelente software de edição de vídeo para iniciantes, pois permite que veja os modos de linha de tempo e a storyboard em uma tela de projeção. Também oferece uma grande biblioteca de efeitos, transições de títulos e modelos. Permite criar efeitos fantásticos nos seus vídeos, e além disso este software tem pastas de projetos para onde os usuários podem importar os arquivos desejados e criarem as suas coleções.

Por meio dessa plataforma, o usuário pode acessar inúmeros modelos de vídeos que já vêm pré-configurados, que podem ser essenciais principalmente para aqueles profissionais que não sabem editar muito bem.

Embora seja uma ferramenta com muitos recursos, a sua plataforma é mais simples e intuitiva quando comparada com alguns editores profissionais. Além disso, ele oferece diversos filtros, efeitos, transições e outros recursos úteis para você usar em suas edições.

Já o Pinnacle Studio só possui uma versão paga, mas vale a pena se realmente quiser um editor de confiança e com boas ferramentas. Além disso, vale lembrar que o programa é gratuito por apenas 15 dias. Depois, para continuar utilizando o Pinnacle Studio, é preciso pagar.

8. CyberLink PowerDirector

Com versões para Windows , iOS e Android OS | Pago

CyberLink PowerDirector.jpeg

O CyberLink PowerDirector é um ótimo editor de vídeo para o ambiente Windows, com diversas funções como os editores profissionais, porém, ele não exige muito do usuário. Na prática, ele é um editor profissional de vídeo para editores amadores. Esse editor, traz centenas de efeitos para você usar em suas produções, tudo isso em uma interface bastante simples.

O mais interessante é que ele possui aplicativos para smartphones e tablets, que te permitem continuar editando vídeos mesmo quando estiver longo do seu computador.

O programa Wave Editor incluído no conjunto do PowerDirector permite aos usuários ajustarem as faixas de áudio de forma profissional. Adicionalmente, o PowerDirector também contém imensos efeitos de áudio e permite-lhe editar arquivos de áudio sem alterar para o Wave Editor.

O CyberLink PowerDirector está equipado com 'Lookup Tables' ou 'LUTs' (Tabelas de Pesquisa), as quais aumentam significativamente o processo de correção de cores, enquanto que o recurso de TrueTheater Color melhora automaticamente os vídeos e torna as cores mais vibrantes. Este software também permite aos usuários criar animações em stop-motion, aplicar transições ou ajustar manualmente os valores do tom, brilho e saturação.

Possivelmente a maior alteração que o CyberLink PowerDirector tem para apresentar é o recurso da 'Estabilização de Vídeo' para vídeos em 360º, o qual permite aos usuários do software remover tremidos nos seus vídeos em 360º. Além disso, a nova versão do software permite-lhe adicionar títulos nos seus vídeos em 360º, uma opção que ajuda a tornar os seus vídeos mais acessíveis e disponíveis a uma audiência mais ampla. Os recursos TrueTheater Color, LUTs e Correspondência de Cores tornam o processo de correção de cores no PowerDirector muito mais simples e rápido.

Você deseja produzir vídeos sem perder demasiado tempo na pós-produção? Se a resposta é sim, o CyberLink PowerDirector é a escolha ideal para você. A ferramenta de Multi-Câmera, uma seleção quase ilimitada de efeitos de vídeo e as fantásticas ferramentas de edição de áudio tornam este software uma escolha imperdível para todos os editores de vídeos que pretendem elevar o nível de qualidade dos seus vídeos.

Apesar de ser em inglês, o usuário não terá dificuldades em trabalhar com o programa. Você poderá criar seus vídeos e renderizá-los apenas nos formatos mais comuns, como AVI, WMV e MPEG.

9. iMovie

Com versões para iOS e Mac OS | Gratuito

Apple iMovie.jpg

O iMovie é uma ferramenta muito simples de ser utilizada e é ótima para realizar edições em vídeos em que não há muitas exigências em relação às questões técnicas. Este é outro programa destinado para iniciantes, desta vez para os que utilizam os dispositivos da Apple.

Esse programa de edição normalmente já vem instalado nos aparelhos, com uma interface simples e prática e integra todos os dispositivos da Apple, permitindo que a edição do conteúdo comece no iPhone e termine no Ipad, por exemplo. Os usuários podem navegar na videoteca e compartilhar momentos belos, criando vídeos em várias plataformas.

Suporta criação e edição de vídeos 4K e HD gravados no iPhone, uma câmera como GoPro, câmeras Ultra HD e computadores Mac. O iMovie tem ainda 10 filtros, soundtracks, efeitos sonoros, títulos animados e permite a edição em telas divididas.

Graças ao iMovie pode aplicar efeitos de som, fazer misturas de vídeos, adicionar títulos e músicas de fundo tudo de forma fácil para si. Possui uma interface simples que disponibiliza várias opções de edição para os seus vídeos, ao alcance dos utilizadores mais principiantes.

Um dos aspetos mais emocionante do iMovie é a criação de trailers. Quer pretenda usar um modelo ou quer queira fazer o seu próprio, vai encontrar tudo aqui para tornar a sua experiência de edição mais agradável e sem ficar exausto. Suporta 29 modelos de trailer, personalize registros de vídeo, nomes etc.

A limitação de recursos do iMovie também está presente nos formatos de arquivos aceitos para a importação e nas possibilidades de exportação do filme final. Os tempos de importação e renderização podem ser um pouco lentos.

10. Adobe After Effects

Com versões para Windows e Mac OS | Pago

adobe after effects cc.jpg

O After Effects é um programa do pacote Adobe – assim como o Premiere – e é excelente para quem quer produzir animações ou efeitos especiais para adicionar à seus vídeos.

O After Effects é ideal para quem gosta de uma edição de vídeo bem elaborada. Esse programa permite a criação de gráficos e efeitos visuais surpreendentes, auxiliando na pós-produção.

É um software muito utilizado, inclusive em grandes produções, como de cinema. Oferece ao usuário autonomia para manipular cenas, retirar e colar objetos, fazer motion graphics e animações.

Uma das vantagens do programa é a sua biblioteca de efeitos prontos, ou seja, fáceis de usar. Além disso, ele é facilmente integrado com o Premiere Pro, o que facilita a edição.

enquanto o Premiere Pro disponibiliza recursos básicos de edição, o After Effects conta com ferramentas específicas para animações (incluindo ferramentas para animações 3D!). Na animação keyframe, existe a possibilidade de animar elementos ou criar uma animação do zero, no estilo 2D ou 3D.

por ser voltado para a manipulação visual, o After Effects não dispõe de muitos recursos voltados para áudio. Esse tratamento deve ser feito no Premiere Pro.

o After Effects não é um software simples para quem está iniciando. Com uma imensa quantidade de recursos, os caminhos nem sempre são simples de encontrar, fazendo com que a curva de aprendizado seja maior.

Os recursos do After Effects podem ser mais completos, mas por outro lado exigem muito mais preparo e dedicação por parte do usuário, uma vez que a interface não é muito intuitiva.

11. Lightworks

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito e Pago

Lightworks.jpg

Outro editor de nível profissional, o Lightworks está no mercado há mais de 30 anos, com serviços prestados para filmes de Hollywood como O Lobo de Wall Street, Pulp Fiction, O Discurso do Rei e muito mais. Melhor do que tudo isso, toda essa versatilidade está disponível para qualquer pessoa, basta fazer um cadastro no site do programa.

O programa conta com uma interface simples, mas um pouco diferente do habitual. Por isso, pode assustar em um primeiro momento. No entanto, com um pouco de prática, o seu uso se torna bastante intuitivo.

O software é uma ótima ferramenta para quem precisa editar vídeos de um modo rápido e descomplicado — uma vez que o grande diferencial dele está justamente na otimização para o aumento de velocidade, desde a aplicação de filtros e efeitos até a renderização dos conteúdos criados ali.

O Lightworks traz suporte para a edição multicâmera, permitindo uma melhor interação entre os vídeos capturados com diferentes fontes. Ele ainda garante bons resultados de inserção de textos, integração com um software de efeitos especiais (Boris FX), aplicação de filtros em tempo real e exportação dedicada a serviços online.

O Lightworks é, sem dúvidas, uma das grandes estrelas da nossa lista de softwares para edição de vídeos: ele está recheado de recursos incríveis, e a versão gratuita do programa deixa muitos outros softwares pagos no chinelo. Pode editar até 256 vídeos, áudio e clipes de imagens estáticas.

No entanto, também há versões pagas do Lightworks . permite exportação para outros formatos de vídeo, renderização em 4K e ainda exportação de vídeos 3D.

Consegues encontrar excelentes tutoriais de vídeo que te ajudarão a compreender todas as funcionalidades do editor e ainda acelerar o teu processo de aprendizagem inicial. Mas, diferente do Blender, os tutoriais do Lightworks são incríveis e extremamente detalhados.

12. Shotcut

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito

ShortCut video editor.jpg

Assim como o Lightworks, o Shotcut é um dos programas de edição de vídeos de código aberto e multiplataforma, o que significa que ele funciona em Linux, Windows e Mac. Ou seja, essa ferramenta é uma excelente opção para quem usa qualquer computador.

Esse é um bom editor de vídeos para quem está começando. o Shotcut garante que os consumidores possam fazer uma série de ajustes bem legais em seus vídeos. Com o aplicativo, é possível fazer a adição de filtros especiais (como borrões, balanço de cores, modificação de brilho e modificação de saturação), utilização de recortes e muito mais.

Este editor de vídeos também é compatível com diversos formatos, além de ter excelentes tutoriais sobre como utilizar a ferramenta. como .mov, .mpeg, .avi, .mp4, dentre outros, por isso pode ser utilizado como conversor de vídeos.

A grande vantagem é que ele suporta todos os formatos de vídeo e imagem mais populares, assim como resolução 4K. O software ainda permite misturar diferentes resoluções e taxas de quadro em um mesmo projeto, entre outros recursos bastante úteis.

Esse não é um editor de vídeos aconselhável para quem quer entregar vídeos com efeitos especiais muito diferentes, já que o objetivo dessa ferramenta é ser prática, simples e intuitiva para os usuários.

Este é um software que exige alguma aprendizagem para que consiga tirar benefícios de edição. Mas se investir algum tempo pode ganhar muito, em especial a sensação de ser um editor profissional quando olha para o seu produto final.

13. Openshot

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito

Openshot Video Editor.jpg

O OpenShot é uma ferramenta de software de edição de vídeo premiada, de código aberto e gratuito, sem marca d'água. Não exagera na usabilidade da ferramenta ao dizer que o OpenShot é fácil de usar e rápido de aprender. Você pode usá-lo para criar vídeos impressionantes sem se preocupar com marca d'água ou limitação, porque tudo o que você pode usar é o que você pode usar.

Trata-se de um software totalmente gratuito em que você pode cortar, inserir imagens, adicionar efeitos e muito mais. O software possibilita a remoção do fundo do vídeo e a visualização de ondas sonoras, além de ter uma ferramenta de edição de título bastante fácil de usar.

Ele possui uma interface simples de arrastar e soltar, que até os iniciantes podem operar com facilidade. O software fornece recursos avançados, como camadas ilimitadas, transições de vídeo com visualizações em tempo real, etc.

Ele também possui muitas opções para efeitos de vídeo, animação e keyframes. Além disso, é extremamente fácil fazer cortes em qualquer vídeo usando esta ferramenta.

Para edição de áudio, você pode usar formas de onda para visualizar seu áudio. Este editor de vídeo gratuito é atualizado regularmente, para que você sempre possa usar a tecnologia de edição de vídeo duradoura. No entanto, você precisa corrigir bugs ou problemas por conta própria, pois é um editor de código aberto e os efeitos de vídeo também são limitados.

Um diferencial desse programa é você poder deixar o vídeo em câmera lenta, adicionando ênfase aos seus conteúdos.

Uma vantagem que vale a pena mencionar do OpenShot é que ele suporta mais de 70 idiomas, o que é significativamente mais do que qualquer outro software de edição de vídeo gratuito. A interface simples e a exibição clara de recursos tornam o OpenShot uma boa opção para iniciantes que precisam de edição básica de vídeo.

14. Kdenlive

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito

Kdenlive video editor.jpg

O Kdenlive é mais um programa pra editar vídeo, que é famoso editor de vídeo de código aberto que você pode usar para criar vídeos incríveis e, quem sabe, se tornar viral algum dia. Ele é uma ferramenta muito mais poderosa do que a maioria dos iniciantes está preparado para enfrentar.

Apesar de ser um aplicativo de código aberto, a ferramenta foi desenvolvida e funciona exatamente como os melhores editores de vídeos profissionais. Os recursos que você encontra neste programa incluem edição de vídeos em várias faixas, suporte a qualquer tipo de formato de áudio e vídeo, personalização de textos e muitos efeitos e transições.

O programa oferece, além dos recursos básicos, marcadores, guias e visualização de faixas. Permite ainda o usuário separe seu visualizador em quatro telas e utiliza a funcionalidade de "Arrastar e Soltar". Seu renderizador independente permite um bom desempenho.

O software Kdenlive oferece suporte para DV, AVCHD e HDV. a curva de aprendizagem é relativamente simples para uma edição básica, não requer um computador muito potente, a resolução de 1080p máxima para produção de vídeos para o YouTube é perfeitamente aceitável e oferece uma ampla variedade de filtros, efeitos e transições.

Assim como os outros softwares, no Kdenlive há uma gama de efeitos para você escolher e gerar mais engajamento com seus vídeos. a renderização dos projetos pode ser pausada e reiniciada, além de ser possível a produção de animações e a captura de áudio e de vídeo do PC.

Se procuram um interessante e gratuito editor de vídeo experimentem o Kdenlive. Esta ferramenta é bastante estável e está disponível para a maioria dos sistemas operativos, sendo uma boa alternativa ao software pago.Este é definitivamente um programa completo e que vale a pena experimentar.

15. VSDC Free Video Editor

Com versões para Windows OS | Gratuito

VSDC Video editor pro.jpg

Este é um editor de vídeo gratuito e de código aberto, disponível apenas para Windows. É uma boa solução de software de edição de vídeo que suporta quase todos os formatos e codecs de vídeo.

Este editor de vídeo gratuito tem a capacidade de importar muitos arquivos de imagem e vídeo diferentes para o projeto, devido ao suporte aos formatos mais populares. O VSDC também possui uma função interna de estabilização de imagem que remove a trepidação da câmeras. As possibilidades do programa também incluem o processamento de filmes em 360 graus, bem como o uso de perfis de cores LUT.

O interface é simples e ainda oferece uma série de operações básicas para editores de vídeo, como cortar, editar cor e som, adicionar títulos, legendas, transições e muitos outros recursos extra. Com ele você terá acesso a uma infinidade de efeitos de transição e filtro. Também poderá editar o som com controles de áudio e mexer em níveis de cor, brilho e saturação.

Uma função que se destaca é a aceleração de hardware que possibilita a renderização de vídeos grandes em alta qualidade em poucos minutos ao invés de horas. mas Não é possível exportar os vídeos, a menos que você desative a aceleração de hardware do programa.

Além disso, transições, efeitos e outras animações também podem ser adicionadas ao seu projeto, se você quiser. O VSDC também possui uma linha do tempo e um media player embutido, para melhor gerenciamento do conteúdo.

Como a sua vocação é o editor de vídeo caseiro, esta ferramenta possui um perfil dedicado à exportação para o Instagram. Este produto tem uma versão gratuita e uma versão paga. A versão gratuita é boa o suficiente para quase todas as suas necessidades rotineiras de edição de vídeo. Para profissionais, a versão paga oferece recursos mais avançados.

16. VideoPad

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito e Pago

VideoPad.jpg

Buscando por simplicidade e rapidez? Tente utilizar o VideoPad. O software de edição de vídeo apresenta as funcionalidades mais simples de edição de uma maneira intuitiva, estimulando uma criação mais fluída.

É possível realizar transições e efeitos de baixa complexidade, com a facilidade de um programa que não exige grande desempenho de edição do seu computador.

É um editor de vídeo básico e muito bom para iniciantes, é muito semelhante ao Windows Movie Maker pela sua simplicidade e interface intuitiva, não terás problemas em criar pequenos projetos pessoais.

Se você gosta de usar transições e ter vários videoclipes, o VideoPad inclui mais de 50 efeitos de transição. Após aplicar as transições, você também pode ajustar a velocidade do vídeo para criar um efeito de vídeo em câmera lenta ou em velocidade rápida. Para áudio, você também pode gravar narrações para tornar seu vídeo mais detalhado, o que é um bônus para os amantes de jogos.

Além disso, o programa permite exportar suas produções para o YouTube, ou então gravar no computador em formatos até 4K, com recursos para vídeos 3D e 360 graus.

A versão gratuita do VideoPad limita as opções de exportação de vídeo a apenas dois formatos de arquivo ( WMV, AVI ). e não permite criação de vídeos para uso comercial, para isso existem 2 versões que possuem ferramentas avançadas, plugins e formatos de exportação diferentes.

Para utilizadores mais avançados, o VideoPad também possui funcionalidades para fazer o mix do áudio, correção de cor, controlos de velocidade de vídeo e muitos outros recursos.

17. Blender

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito

blender.jpg

O Blender é um programa voltado para criação 3D, mas conta com um editor de vídeos integrado que é eficiente e simples de usar. O editor reúne ferramentas básicas, como corte e montagem, e recursos avançados, tais como máscaras e visualização da prévia em tempo real.

Alguns dos recursos mais importantes incluem visualização ao vivo, chroma vectorscope, luma waveform, mixagem de áudio, sincronização, scrubbing, visualização waveform e exibição de histograma. Esse software não possui funções ilimitadas como o OpenShot, mas possui 32 slots para adicionar vídeos, imagens, áudio e efeitos.

Dentro da edição de vídeo, o programa oferece a possibilidade de aplicar efeitos personalizados com scripts Python. O Editor de Vídeo permite que você execute desde as ações básicas, como cortes e colagens de vídeo, até as tarefas mais complexas, como mascaramento de vídeo. Com o Blender é possível salvar seus vídeos em muitos formatos diferentes.

O Blender é um aplicativo especialmente útil para quem trabalha com animações, uma vez que ele foi criado a fim de ser uma suíte para animações 3D. Permite fazer filmes de animação, pós produção video, colocar fragmentos numa explosão ou uma garrafa com àgua no seu filme. Uma outra função que é muito usada é para fazer animatics dos nossos filmes.

Suporta a totalidade do modelamento de pipeline 3D, manipulação, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, até edição de vídeo e criação de jogos. O Blender neste momento possui um poderoso e novo mecanismo de renderização sem jatos denominado Ciclos que dá uma renderização ultra-realista deslumbrante.

Recomendado para usuários com conhecimento avançado, o Blender é um programa de código aberto, completamente gratuito e que conta com a colaboração de milhares de usuários pelo mundo inteiro, com atualizações muito freqüentes. A curva de aprendizado é mais acentuada para iniciantes; Recursos de aprendizado muito limitados.

18. Avidemux

Com versões para Windows, Linux e Mac OS | Gratuito

Avidemux.jpg

Se você acha o Lightworks e o Openshot complexos demais, o Avidemux supre essa função de oferecer o básico em edição de vídeo, até porque não tem nem mesmo linha do tempo e nem um player.

Dessa forma, seu ponto fraco é essa limitação de efeitos de vídeos. O programa é mais recomendado para quem quer converter vídeos e/ou embutir legendas.

Com ele, é possível cortar as partes indesejadas dos vídeos, inserir filtros e transições ao longo do projeto. Além disso, você também pode recortar os vídeos, ajustar a saturação, reduzir ruídos, mudar a nitidez, ajustar as bordas, etc. Ele suporta vários tipos de arquivos, incluindo AVI, arquivos MPEG compatíveis com DVD, MP4 e ASF, usando uma variedade de codecs.

Há também um guia prático e rápido para o desenvolvimento da sua habilidade, isso se você for totalmente novo na edição de vídeo. Se você não conseguir encontrar alguma ferramenta que necessite para a edição, o Avidemux também é expansível via Plug-ins que adicionam recursos como legendas e marcas d’água.

Assim, é viável produzir material visual de qualidade a investimento zero no programa de edição de vídeo. O Avidemux é perfeito para o produtor de conteúdo que já tem facilidade com a internet e só precisa de cortes e edição rápida. Conta com uma interface simples (às vezes tão simples que pode ser confusa), muitos efeitos atuais e excelentes opções de renderização.

Conclusão

Como você pode perceber, a edição de vídeos é uma área cheia de possibilidades que exige estudo e dedicação para ser dominada. Entretanto, não é nenhum desafio impossível de ser superado, pelo contrário.

Para quem está começando a editar vídeos agora, pode parecer algo bem difícil, mas pode ter certeza de que, com o tempo e muita prática, você conseguirá produzir seus vídeos da melhor maneira possível.

Se você deseja começar a trabalhar com edição de vídeos, procure por informações e tutoriais de qualidade para desenvolver as suas habilidades.

Há diversas opções de programas de edição de vídeos no mercado e, para escolher aquela que você usará, é necessário testar a maior quantidade possível.

Só assim você conseguirá perceber qual é a que te atende melhor e poderá decidir a que você mais gosta de usar, já que as grandes diferenças entre os softwares são basicamente a usabilidade, o preço, a compatibilidade com sistemas operacionais e a quantidade de recursos disponíveis.

Agora que você já conhece diversos programas para editar seus vídeos, só precisa escolher o que mais se adequa a sua realidade e necessidades.

Lembre-se que não há um programa melhor ou pior, apenas programas diferentes, criados para pessoas com habilidades e necessidades diferentes.

Qual programa você usa para editar seus vídeos? Se você tem outra sugestão de programa pra editar vídeo, por favor deixe nos comentários.


0 Responses