12 Melhores Programas grátis & pagos de Animação 2D para iniciantes e profissionais

May 14,2021 PM 12:15

1289

0

12 Melhores Programas de Animacao 2D.jpg

A criatividade não tem limite, são inúmeras coisas que podem ser criadas no mundo, e em todas as áreas.

Há cada vez mais ferramentas que podemos usar para trabalhar com design, edição de vídeo, edição de imagens e tantas outras coisas.

Mas sem dúvida, trabalhar com animações é onde a criatividade não tem limites. É um mundo mágico de possibilidades a cada novo trabalho, e as ideias não tem fim.

O que é animação 2D?

A animação 2D é um tipo de produção que pode servir aos mais diferentes estilos de narrativa, sendo bidimensional.

A animação 2D tem como característica o uso de traços vetoriais, cores chapadas e economia de desenhos através da repetição de gráficos.

Este formato se dá a partir de frames, ou seja, imagens inanimadas. São uma infinidade de imagens com diferenças sutis e progressivas entre elas.

Quando exibidas em alta velocidade, esta técnica dá a ilusão de movimento e, com isso, se conquista o efeito da animação.

Além de poder compor toda a narrativa, este tipo de produção pode ser utilizado como efeito especial dentro de live-actions (como em Space Jam: O Jogo do Século) ou como recurso que surge e desaparece conforme a evolução das informações transmitidas.

Assim, consegue agregar um toque de ousadia e divertimento para o resultado final da produção.

A animação 2D é um dos principais tipos de animações existentes. É amplamente usado para criar filmes e desenhos animados, vídeos de marketing, anúncios, materiais educacionais, jogos e muito mais.

Vídeos em animação têm um enorme impacto no público, e isso ocorre de três maneiras distintas: visual, auditiva e cinestésica. Além de tudo, são adoravelmente didáticos.

Não consegues resistir a um bom desenho animado? Tens histórias na tua cabeça que gostavas de pôr em filme mas achas que é muito complicado? Nada disso!! Nós podemos descomplicar!

Criar um vídeo animado ou filme é sempre divertido, especialmente quando você é criativo. Mas para executar essa tarefa, você vai precisar de softwares para criar filmes e animações adequado e com um bom conjunto de recursos.

12 Melhores Programas de Animação 2D

Se você está procurando o melhor software de animação 2D, você chegou ao lugar certo. Compilamos alguns softwares de animação 2D para iniciantes e profissionais disponíveis no mercado, para guiar você no processo de escolha do mais apropriado.

A relação contém programas comerciais e gratuitos e apresenta as principais características de cada um dos programas.

Se quer começar no mundo da animação ou apenas quer experimentar outro software, certamente encontrará na nossa lista aquele que se adapta às suas necessidades.

Não é minha intenção com essa lista ranquear o melhor ou o pior programa, pois o que pode ser melhor para uma pessoa, não necessariamente será para outra, pois isso depende do seu objetivo com a animação 2D.

A proposta é apresentar a lista dos 12 melhores programas que poderão atender aos diversos interesses para quem já faz animação ou está querendo começar agora.

Um software de animação permite que as ideias mais incomuns e loucas tornem-se realidade. Desenvolva ideias, histórias e personagens com estas 12 opções para animar.

1. Toon Boom Harmony

Plataformas suportadas: Windows e Mac OS | Preço: Pago

toom boom harmony.jpg

Toon Boom Animation é um software capaz de desenvolver animação e storyboard para filmes, programas de tv, jogos, aplicativos, e e-learning. O software foi criado pela empresa canadense Toon Boom Animation Inc.

Este software é utilizado pelos mais prestigiados estúdios nacionais e internacionais, é uma ferramenta obrigatória para qualquer profissional da animação.

O Toon Boom Harmony foi galardoado com o Primetime Emmy Engineering Award como reconhecimento pelo seu papel impactante na indústria da animação 2D.

É o favorito de muitos artistas pela facilidade de sua interface e pelo grande número de ferramentas que oferece. Possui bitmaps e vetores, paletas de cores, opções de pintura, uma incrível função de sincronização labial para combinar voz com animações, modelos 3D importados para produções híbridas e elementos para animação com diferentes técnicas: cut-out, tradicional, scan & paint, 2D games e paperless. Além disso, sua edição premium tem a capacidade de exportar em 8k e criar cenas de vários planos com profundidade Z.

Ele oferece uma ampla variedade de propriedades para lápis e pincéis, para que você possa desenhar diretamente no programa com o mouse ou tablet gráfico XP-Pen. O Harmony permite que você use uma animação quadro a quadro tradicional ou o recorte. Existem outros recursos disponíveis, como ângulos de câmera e efeitos especiais de pós-produção .

Toon Boom Harmony é um software de animação de nível profissional incrivelmente robusto, e pode fazer praticamente qualquer coisa no reino do 2D. Tudo, desde figuras de pau até resultados ao nível da Disneyland. tais como: Traditional Paperless Animation, Cut­-Out Animation, Bone Animation, Stop ­Motion entre outros.

Este software profissional de animação 2D pode levar tempo para aprender, mas vale a pena usá-lo. Você pode pode adquiri-lo através de uma assinatura anual ou comprá-lo, porém o preço é bem salgado.

2. Adobe Animate CC

Plataformas suportadas: Windows e Mac OS | Preço: Pago

Adobe Animate CC.jpg

Provavelmente o mais popular software de animação 2D por aí. Animate tem uma longa linhagem de animação, que remonta aos primeiros tempos da publicação de vídeos na internet. Agora, a facilidade de uso do Animate CC e a baixa barreira à entrada continuam a torná-lo um go-to para os animadores independentes que produzem conteúdo para o Youtube.

É um programa de animação 2D desenvolvido pela Adobe. De fato, é um software muito popular entre artistas de animação. Antes, era conhecido como Adobe Flash, mas a Adobe Systems decidiu fazer um rebranding para enfatizar seu uso em animação digital. E ela conseguiu.

O Adobe Animate CC permite criar animações para videogames, aplicativos e sites. Suas ferramentas facilitam a animação de personagens e a criação de cenários ou telas iniciais. Além disso, tem uma função legal que permite tornar seus cenários mais detalhado com repetições com áudio.

Adobe Animate é mais adequado para criar o que você pensaria como "desenhos animados" tradicionais. Ele oferece a habilidade de fazer animação quadro a quadro desenhada à mão, animação limitada onde peças individuais do personagem podem ser trocadas, e animação de fantoches onde um equipamento de personagem pode ser colocado sem redesenhá-lo.

Ele pode exportar gif, png, WebGL, SVG e arquivos HTML5 Canvas. Para exportação de vídeo, é limitado ao formato mov.

Seu foco principal está na animação vetorial e, com uma interface bem simples e intuitiva, é uma das melhores escolhas para quem está entrando no mundo da animação 2d digital pois, visto que é um programa fácil de se aprender, você consegue resultados mais rápidos e efetivos do que provavelmente conseguiria em outros softwares.

3. Moho Pro

Plataformas suportadas: Windows e Mac OS | Preço: Pago

Moho Anime Studio.jpg

O Moho Pro é um software de animação de nível profissional incrivelmente robusto, e pode fazer praticamente tudo no domínio da animação vectorial 2D. Até a versão 11, o Moho era conhecido como Anime Studio.

É atualmente a ferramenta mais poderosa para o trabalho com vetores. Apesar disso ele fornece a partir da versão 12, ferramentas para a animação tradicional. Este software de animação 2D permite criar animações no estilo Flash e animações desenhadas quadro a quadro (estilo tradicional).

A opção perfeita para quem está começando a criar animações 2D. Com uma interface intuitiva, uma biblioteca de conteúdo visual e recursos poderosos, como um sistema de manipulação de ossos, traçado automático de imagens, desfoque de movimento realista, sincronização labial integrada, design de formas 3D, física, rastreamento de movimento, um assistente de personagens e muito mais, este programa oferece ferramentas avançadas de animação para acelerar seu fluxo de trabalho.

O Moho está disponível em duas versões: Moho Debut, que é a versão básica e o Moho Pro, que é a versão completa. É acessível e, além de permitir animações quadro a quadro, oferece a capacidade de desenhar à mão livre e ferramentas para converter automaticamente ilustrações e esboços em desenhos vetoriais totalmente editáveis.

O Moho não é excelente apenas para animações para o YouTube, mas pode ser usado para animações a nível de cinema e TV. Alguns desenhos famosos feitos com o Moho são The Breadwinner e Song of the Sea, dois belos desenhos animados.

Antes de optar pelo Moho, eu experimentei vários programas, mas o que me fez escolhê-lo foi a sua facilidade de aprendizado, poderosos recursos e rapidez com que você consegue produzir uma animação de qualidade.

Para quem como eu não tem intenção de trabalhar para um estúdio de animação, mas ao invés disso, pretende criar suas próprias animações, considero o Moho a melhor opção.

4. TVPaint

Plataformas suportadas: Windows , Linux , Android ,Mac OS e AmigaOS | Preço: Pago

tvpaint animation.jpg

TVPaint Animation é um pacote de software de pintura 2D e animação digital desenvolvido pela TVPaint Developpement SARL com sede em Lorraine (França).

TVPaint é um software de animação profissional de alto nível, focado no estilo de animação tradicional desenhado à mão. Este programa é destinado a entusiastas do desenho e animação, com uma abordagem de bitmap, onde seu objetivo é atender as principais necessidades dos artistas.

O TVPaint Animation é a principal ferramenta de desenho e animação sem papel, capaz de imitar técnicas tradicionais, como pincel de caneta, guache, aquarela, lápis, ponta de feltro e aerógrafo, e animar sobre quadros.

Usando apenas a TVP Animation, você pode criar um filme animado do início ao fim, incluindo storyboard e todas as etapas (aproximada, limpeza, quadros-chave e intermediários) até a composição final.

O TVPaint é um dos softwares mais famosos e usados no mundo das animações 2D. A questão é que cada vez mais esse software está sendo adotado para os vários tipos de produção cinematográfica.

Além de curtas-metragens e longas-metragens como Ethel e Ernest, Hirune Hime e o próximo The Breadwinner da Cartoon Saloon, que acabou de desfrutar de sua estréia mundial no Toronto International Film Festival, existem cada vez mais séries produzidas com TVPaint Animation.

O TVPaint é um dos softwares mais famosos e usados no mundo das animações 2D. A questão é que cada vez mais esse software está sendo adotado para os vários tipos de produção cinematográfica.

Além de curtas-metragens e longas-metragens como Ethel e Ernest, Hirune Hime e o próximo The Breadwinner da Cartoon Saloon, que acabou de desfrutar de sua estréia mundial no Toronto International Film Festival, existem cada vez mais séries produzidas com TVPaint Animation.

Quem está usando TVPaints para produções de séries? Para começar, a próxima série de Green Eggs e Ham da Netflix (programada para ser lançada em 2018), a segunda temporada da gigglebug da Gigglebug Entertainment e a próxima série de curtas Dam Keeper da Tonko House.

Após o grande sucesso do curta-metragem indicado pelo Oscar The Dam Keeper, Tonko House embarcou na ambiciosa produção da série Pig: The Dam Keeper Poems. Encomendado por Hulu Japan, o Pig é feito usando TVPaint por uma equipe de produção baseada em Tóquio, Japão e Berkeley, Califórnia. A facilidade de uso do TVPaint e a sua eficiente pipeline, permitem que esta equipe internacional de artistas trabalhe perfeitamente, apesar de estarem separados por uma grande distância.

Tonko House escolheu o TVPaint por causa do desejo de obter um resultado como se tivesse sido desenhado à mão no papel. Abaixo está uma perspectiva sobre a produção dos episódios, mostrando a dedicação do estúdio para alcançar um alto nível de animação das personagens.

Se você quiser criar sua própria série, trailers ou concepts, o TVPaint Développement publicou uma série completa de 44 tutoriais sobre como usar o software. Se você é iniciante e pretende se aventurar no vasto mundo das animações Frame a Frame, entre no site do TVPaint, baixe seu trial e divirta-se!!

5. OpenToonz

Plataformas suportadas: Windows , Linux e Mac OS | Preço: Grátis

opentoonz.jpg

O Opentoonz é uma ótima alternativa gratuita e de código aberto para criar conteúdo animado 2D. Qualquer pessoa pode usar o software e até modificar o código fonte para adicionar recursos específicos ao programa.

Baseado no software Toonz, Desenvolvido pela Digital Video na Itália e personalizado pelo Studio Ghibli, o programa foi usado em alguns cortes de Princess Mononoke. Quase toda a pintura, design de cores e composição das obras do estúdio foram trabalhados nele.

O design da interface do usuário está desatualizado em comparação com outros softwares de animação, mas não afeta a experiência do usuário.

Pode ter mais curva de aprendizado do que outros aplicativos iniciantes, mas possui uma série de recursos profissionais – onion-skinning, rigging de bones, opções de edição baseadas em nodes e muito mais. O OpenToonz também suporta imagens bitmap e vetoriais.

O Opentoonz combina desenho tradicional com animação 2D. você pode usar um plug-in para criar belos efeitos de animação automaticamente sem precisar editar mais.

o Opentoonz permite mover as partes do seu personagem individualmente e "possui características únicas que têm sido iteradas com base na entrada do pessoal de produção, incluindo a ferramenta de escaneamento ‘GTS’, especializada em animação, desenvolvida no Studio Ghibli”. Você pode digitalizar seus desenhos para começar a animá-los.

O OpenToonz pode ser usado para projetos comerciais e não comerciais. Pode ser usado em todos os tipos de cenas: produção profissional, produção amadora e educação escolar.

6. Synfig Studio

Plataformas suportadas: Windows , Linux e Mac OS | Preço: Grátis

Synfig Studio.jpg

O Synfig Studio, como o Moho, tem o foco principal na animação por vetores. A diferença é que esse software é Open Source. Ele não é tão poderoso como o Moho, mas é a melhor opção para quem quer criar animações por vetores sem pagar nada. Apesar de gratuito, você pode produzir animações complexas com esse programa.

Para quem está acostumado com o Toon Boom e Adobe Animate a sua interface não é muito diferente . Embora a interface do usuário pareça um pouco estéril e tenha uma curva de aprendizado, ela possui muitos recursos avançados.

Este software oferece mais de 50 layers para criar uma ótima animação. Com isso pode selecionar múltiplos tipos de layer como geométrico, filtros de gradientes , distorções, transformações, fractal e muito mais. Além disso, permite criar animação de recorte usando imagens bitmap ou arte vetorial. Entretanto, tem controle avançado que permite fazer um link aos parâmetros de layers diferentes.

É projetado para criar filme de animação, com diversas ferramentas úteis, utilizando recursos profissionais. Ele elimina a necessidade de criar animação quadro a quadro, permitindo produzir animação 2D de maior qualidade com menos recursos.

Prima pelo dinamismo e automação de processos, pois métodos antigos de criação de animações consistiam em desenhar quadro a quadro os frames. Já o Synfig tem a opção de editar um frame e gerar vários segundos a partir dele. Em outras palavras, o processo se torna mais rápido e exige menos pessoas.

O Synfig Studio possui recursos básicos para sincronizar a a sua animação com a efeitos sonoros utilizando o Sound Layer. Outras vantagens é que ele trabalha com HDRI, tem sensibilidade de toque com a maioria das mesas digitalizadoras do mercado e a ferramenta gradiente é baseada em vetor, gerando arquivos finais muito mais leves.

A ferramenta traz muitos recursos e funções úteis para tornar a a sua experiência agradável. A comunidade por trás deste programa de animação é uma das melhores, com centenas de tutoriais e vídeos para aprender.

Lembre-se, este programa é totalmente gratuito, por isso é um dos melhores programas de animação, para começar. Se você tem anos de experiência ou está apenas começando, o Synfig pode ser a ferramenta perfeita que você está procurando.

7. Pencil 2D

Plataformas suportadas: Windows , Linux e Mac OS | Preço: Grátis

Pencil 2D.jpg

O Pencil 2D é um aplicativo de animação 2D simples e fácil de usar, amplamente considerado um programa perfeito para iniciantes e ideal para animações frame a frame.

O Pencil 2D é um programa de animação open-source gratuito – mesmo para uso comercial. Ele suporta gráficos bitmap e vetoriais e possui recursos como onion-skinning.

Onion-skinning permite acompanhar cada frame no processo de desenho. Para esclarecer, o onion-skinning refere-se à capacidade de ver frames anteriores da sua animação enquanto você cria o próximo frame.

A interface do programa é bem básica e fácil de manipular, mas as ferramentas de desenho e de timeline são limitadas. Todos os desenhos são transformados em vetor, ou seja, não perdem a qualidade quando aumentadas. oferece tutoriais em inglês, espanhol e português para usar.

Não há uma biblioteca de desenhos prontos. Ele não suporta a ferramenta de formas. Se você gosta de fazer formas e desenhar algo, ficará desapontado.

A Pencil 2D é o tipo de programa que pode ajudar iniciantes. Você pode entender como a animação 2D funciona e criar alguns vídeos muito divertidos e interessantes ao longo do caminho. Este aplicativo é mais voltado à animação mais tradicional e é ideal para quem já faz esse tipo de criação.

8. TupiTube

Plataformas suportadas: Windows , Unix-like e Mac OS | Preço: Grátis

TupiTube.jpg

TupiTube é um software gratuito de animação 2D criado em 2002 por dois animadores para incentivar a animação na América Latina. É uma ferramenta de código aberto, o que significa que os usuários podem fazer seus ajustes no programa se tiverem algumas idéias interessantes.

A interface é uma das mais simples que existem neste tipo de software e é bastante fácil de aprender, por isso você não terá problemas ao utilizar. O TupiTube permite criar uma animação quadro a quadro e recortar no estilo flash com interpolação.

A interface divide em 2 módulos: ilustração e animação. No módulo ilustração trabalhamos com ferramentas vetoriais gerando imagens e sequencias animadas mais leves. Podemos também trabalhar com as propriedades da caneta gerando texturas em vetor.

Possui Onion Skin, onde podemos ver os frames anteriores pra termos uma noção da animação. Outro recurso é o Motion Tween onde podemos fazer ajustes finos. Possui uma ferramenta para criação de Story Board. No modulo de animação temos um preview do filme e podemos exportar tanto para SWF, MPEG, AVI, OGV e PNG.

Ele também oferece uma solução para escolas com recursos relacionados, incluindo licença acadêmica, suporte técnico e livre de anúncios; muitas escolas optam por usá-lo para ensinar às crianças como fazer um vídeo de animação.

A comunidade está crescendo a cada dia, então você pode encontrar muitos tutoriais em vídeo para aprender o básico do software.

9. Blender

Plataformas suportadas: Windows , Linux e Mac OS | Preço: Grátis

Blender.jpg

O Blender é um software muito versátil para artistas digitais e com ele você pode criar os mais variados tipos de produtos. Como resultado do seu trabalho você pode conseguir criar algo como um jogo, animação 3d, imagem e até mesmo animação 2d. As animações 2d são um produto recente derivado do Grease Pencil.

A ferramenta de desenho revisada recentemente do Blender – conhecida como Grease Pencil – permite desenhar em um ambiente 3D. É perfeito para criar animação 2D tradicional, animação cut-out e motion graphics desenhados à mão.

Esta ferramenta permite desenhar em um ambiente 3D, criar motion graphics desenhados à mão, bem como animação 2D tradicional.

Com esses novos recursos será viável trabalhar com o Blender em ambientes de produção voltados para animação 2D, fato que está atraindo diversas associações e estúdios especializados em animação.

Claro que os benefícios não são apenas para os grandes estúdios de animação, pois a natureza aberta e gratuita do Blender irá proporcionar essas mesmas ferramentas para todos. Se você tem uma idéia para fazer animação 2D, o Blender pode ajudar.

Se você já está familiarizado com o conjunto de ferramentas 3D do Blender, então você deve ser capaz de mergulhar nisso. Se você é totalmente novo no Blender, confira tutorial para iniciantes com o Grease Pencil.

10. DigiCel FlipBook

Plataformas suportadas: Windows , Linux e Mac OS | Preço: Grátis e pago

DigiCel FlipBook.jpg

DigiCel FlipBook é um software de animação para artistas reais. Se você gosta de desenhar e sempre quis criar seu próprio desenho animado como a Disney, este software é ideal para você.

O DigiCel FlipBook permite desenhar diretamente no computador com o mouse ou mesa digitalizadora . Ou você pode desenhar no papel, como os profissionais, e fotografar seus desenhos ásperos em uma câmera para obter velocidade e, em seguida, digitalizar seus desenhos limpos em busca de qualidade.

O FlipBook irá acompanhar todos os seus desenhos em sua tradicional folha de exposição com imagens em miniatura e reproduzi-los instantaneamente com som.

O FlipBook também fornece ferramentas especialmente projetadas para ajudá-lo a pintar seus desenhos com rapidez e facilidade, sem ter que aprender ou passar por muitas etapas difíceis.

Você pode adicionar panelas, zooms, rotação, manchas e dissolve e, em seguida, exportar filmes que você pode jogar na TV ou postar na internet.

este programa não foi desenvolvido com a tecnologia de animação de ossos, por isso você terá que animar tudo manualmente. Mas isso não é problema para quem é excelente ao desenhar.

O FlipBook é fácil de usar para iniciantes e profissionais que desejam melhorar a experiência de edição. É um poderoso editor de vídeo que você pode criar animação 2D com várias funções, como sincronizar som com animação, digitalizar células e muito mais.

Se você gosta de fazer vídeos de desenho animado como um profissional, este criador de animação 2D é o melhor para você.

11. Powtoon

Plataformas suportadas: Baseado em navegador da web | Preço: Grátis e pago

Powtoon.jpg

O Powtoon é um programa simples para animações rápidas, especialmente para quem não tem nenhuma experiência na produção de vídeos. O Powtoon é intuitivo e permite que você faça vídeos animados mesmo sem conhecimento técnico.

Ele oferece templates prontos sobre diversos assuntos para atender vários objetivos. O melhor é que você não precisa entender de produção, desenho ou edição.

Se você preferir um vídeo animado mais personalizado é possível começar um projeto do zero com a cara do seu negócio.

Você pode escolher os personagens, cenários e objetos, além de inserir textos e narrações para configurar a animação.

Claro que é improvável fazer uma animação autoral e de grande qualidade nesse programa, mas se tudo o que você precisar for transmitir uma informação de forma animada, com um bom roteiro e algumas horinhas no software você poderá chegar a esse objetivo.

O Powtoon é usado por grandes empresas como Coca Cola, Pfizer, Ebay e Starbucks.

O PowToon possui uma versão gratuita, mas ela possui algumas limitações, como a duração do vídeo – máximo 5 minutos. Porém, para ter acesso a todas as funcionalidades do sistema será preciso pagar uma mensalidade.

12. Animaker

Plataformas suportadas: Baseado em navegador da web | Preço: Grátis e pago

Animaker.jpg

O Animaker é um software de animação de vídeo "faça você mesmo" que permite que pessoas sem experiência em produção e edição de vídeo façam os seus próprios vídeos de alta qualidade.

A ideia do site não é pagar caro pelos vídeos e nem contratar um estúdio profissional, e sim, criar animações no próprio site com um estúdio que qualquer um consegue fazer passo a passo.

O Animaker afirma ter ajudado “mais de 7 milhões de pessoas a criar vídeos incríveis por conta própria” e “é confiável por algumas das marcas líderes mundiais”, incluindo a Amazon, Siemens e Nokia (pelo menos de acordo com a própria Animaker).

No Animaker você terá 6 estilos de vídeos populares para criar 720 tipos diferentes de vídeos animados! Esta é uma quantidade enorme para se trabalhar com diferentes modelos de personagens e ambientes de animação.

Incluindo suporte para Full HD, layouts de vídeo horizontais e verticais e gráficos predefinidos para você escolher, você pode criar vídeos divertidos e animados rapidamente.

Os recursos de áudio incluem conversão de texto em fala, a opção de adicionar música de fundo e efeitos sonoros e narração. Você pode escolher na biblioteca de sons do Animaker ou fazer upload de suas próprias músicas.

Terá também um banco de dados com cenas de ambientes prontos e com muitos itens que você poderá inserir nas cenas ou trocar para ficar ainda mais personalizada e completa a sua animação 2D de vídeos!

Se você quiser pagar pela versão pro, também poderá obter recursos avançados: câmera no aplicativo, multimove, curvas, efeitos de transição e efeitos de entrada / saída. É como todas aquelas animações do PowerPoint, exceto legais e não tão bregas.

Salve suas despesas de estúdio com a ferramenta de animação educacional Animaker. Agora, você pode criar animações do tipo estúdio para fins educacionais facilmente com o Animaker. Faça seus próprios vídeos animados em casa ou na escola.

mesa digitalizadora para animação 2D

xp-pen artist 24 pro.jpg

Você sabe para que serve uma mesa digitalizadora? Para quem trabalha com design, edição ou desenho artístico esse é um acessório fundamental.

Utilizar uma mesa digitalizadora, as famosas “tablets”, proporcionará um controle enorme na hora de desenhar.

A mesa digitalizadora substitui o mouse e garante maior precisão. Com ela você desenha com a caneta na parte sensível da mesa e tudo o que você produz vai direto para a tela do computador.

Existem 2 tipos diferentes de mesas digitalizadoras. Aquelas que vêm com tela embutida e aquelas que não vêm. As primeiras oferecem algumas funcionalidades muito mais profissionais e são usadas especialmente para o design gráfico, a ilustração e a Animação 2D.

Para quem usa bastante programas de Animação 2D, a caneta da mesa digitalizadora garante melhor desempenho e agiliza o trabalho.

Com aplicativos, como o Toom Boom Harmony, Adobe Animate , OpenToonz e Moho Pro as tarefas ficam bem mais naturais devido à sensibilidade da tela e da caneta.

Os animadores 2D e desenvolvedores de jogos usam os canetas, mesas digitalizadoras e displays interativos para obter precisão e controle quando estão criando personagens, conceitos, storyboards e pintura fosca (matte painting).

Os benefícios começam com a caneta sensível à pressão . Use o seu pincel favorito para criar a base da sua personagem e utilize o zoom in para adicionar os detalhes. É fácil com mesa digitalizadora e o seu software de animação favorito.

Como você pode ver existe um mar de possibilidades quando o assunto é mesa digitalizadora. No mercado de mesas digitalizadoras há 3 marcas que se destacam: XP-Pen, Huion e Wacom.

Apesar de ser menos conhecida do que a Wacom, a XP-Pen é uma marca que tem conquistado o público por conta de seu custo-benefício. Considerada uma ótima opção de mesa digitalizadora para iniciantes, a XP-PEN se destaca por conta do preço baixo.

O modelo que comprei foi a XP-Pen Artist 24 Pro . A série XP-Pen Artist oferece para os profissionais criativos a forma mais natural e completa para desenhar e pintar, fazer vídeos e trabalhos de arte e animação.

O modelo Artist 24 Pro possui a incrível tela 24 polegadas com iluminação avançada por LCD ( 2560 x 1440 pixels, mais de 90% de Adobe RGB ) , isso garante uma representatividade de cores sem igual.

A mesa gráfica também detecta 8192 níveis de pressão da caneta digital e 60 graus de inclinação da caneta. duas rodas de discagem vermelha e 20 botões customisáveis também permitem a criação de atalhos no processo de trabalho do usuário.

Minha recomendação para quem está começando é optar pelos modelos XP-Pen Deco, em especial a Deco 01 V2 que é uma das mais usadas.

Os modelos menores da Star G640 também são uma excelente pedida, depois você pode pensar nos modelos maiores e mais sofisticados.

invista em uma boa Tablet mesa digitalizadora. Certeza que você não irá se arrepender. Você pode encontrar à venda tanto na XP-PEN Loja Oficial quanto em outras lojas, como Amazon ou Fnac.

Conclusão

É tudo sobre o melhor software de animação 2D. Esperamos que você goste da lista que montamos para você.

O melhor software de animação gratuito realmente depende do seu nível de habilidade, do seu hardware e dos tipos de vídeos que você deseja criar. mas se você é novo no mundo da animação 2D, provavelmente ache úteis estes 12 programas pago e grátis que abarcam aspectos gerais, boa interface e facilidade de trabalho.

E então, pronto para deixar seu conteúdo muito mais dinâmico e divertido sem grandes esforços? Escolha um assunto, defina um objetivo para sua animação e mãos à obra! E caso você conheça ou já use outra ferramenta para criar imagens e vídeos animados da qual não falamos, compartilhe com a gente também!

O ideal é que você acesse as ferramentas que mais te interessou dessa lista, e faça testes. Aquela que você se identificar melhor ou gostar mais (pelo estilo ou pelo preço), deve ser a ferramenta certa para o seu Projeto.

Apesar do programa de animação escolhido ser parte essencial do desenvolvimento de uma animação, é importante lembrar que você deve aprimorar as suas habilidades como artista independente de qualquer software ou ferramenta.

Lembre-se sempre de continuar praticando independente de onde você se encontra nessa jornada e, mais importante ainda, se divirta com o processo.

O que você está dizendo? Informe-nos usando a caixa de comentários abaixo.

0 Responses