10 Melhores Programas de Design, Modelagem e Animação 3D: Gratuitos & Pagos

Jan 03,2023 AM 09:12

1805

0

10 Melhores Programas Gratuitos & Pagos de Design, Modelagem e Animação 3D

Você está procurando alguns dos melhores softwares de animação 3D?

A animação 3D não é um fenômeno recente. Sua primeira tentativa bem-sucedida foi com Toy Story em 1996.

A animação é baseada em um princípio da visão humana. Se você ver uma série de imagens relacionadas, em sucessão rápida, você pode percebê-las como um movimento contínuo. Cada imagem é referida como um quadro, uma moldura ou frame.

A animação 3D consiste em “dar vida” a personagens ou imagens em três eixos por meio de um software em um computador.

Diferentes programas são usados para modelar objetos e criar os esqueletos virtuais dos personagens, que depois são cobertos com texturas e animados graças às funções dos programas de animação. A etapa final é a renderização.

A animação é usada em muitas áreas da indústria audiovisual: filmes, séries, efeitos especiais, desenvolvimento de videogames, etc.

Devido à grande demanda, há um vasto catálogo de softwares disponíveis.

Para o que servem os softwares de modelagem 3D?

Daz Studio programa para Modelagem 3D


Um conhecimento importante para quem quer explorar a Animação 3D é o de modelagem, sendo ela orgânica ou paramétrica.

modelagem 3D é uma técnica que permite o desenvolvimento de objetos em três dimensões, utilizando programas de computação. Por meio de modelos matemáticos, é possível transformar os projetos em representações virtuais.

Isso é comum em vários ramos, como a indústria de games, de animação e, na realização de projetos de objetos de vários tipos.

Os softwares de modelagem 3D são auxiliares nesses projetos, tornando tudo mais simples, prático e rápido.

No entanto, é importante ter em mente que, dependendo da finalidade do projeto, técnicas variadas são utilizadas.

Assim, projetar um personagem em 3D para um game, por exemplo, é bastante diferente de criar uma peça que terá aplicação prática e física.

Embora pareça complicado à primeira vista, projetar em 3D exige apenas bastante prática com os softwares desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

10 Melhores Softwares de Design, Modelagem e Animação 3D

Existem vários programas para Design, Modelagem e Animação 3D no mercado. esde os mais completos até os simples e intuitivos para usar em projetos pessoais ou profissionais de modelagem 3D, animação ou games.

Porém, infelizmente, a maioria deles tem um custo variado que pode ser bastante caro para alguns bolsos.

Por sorte, existem produtos com boas funcionalidades, que são gratuitos e podem te ajudar bastante.

Mas lembre-se de que esses em geral são mais simples em relação às versões pagas. Por isso, se você quer ter um resultado profissional, terá que adquirir a licença.

1. Maya

Maya  programa para Modelagem e Animação 3D

O Autodesk Maya é um software de animação, modelagem 3D e efeitos especiais. está disponível para Mac OSX e Windows.

Geralmente, o Maya é mais utilizado nas produções de TV e cinema, pois é bem versátil para quem trabalha com efeitos de partículas e efeitos de dinâmica. Muitos estúdios famosos, como Pixar e Dreamworks, utilizam o Maya em suas produções.

O software é presença constante entre os filmes vencedores na categoria de “Melhores Efeitos Visuais, Animação e Curta de Animação“.

Um dos recursos mais interessantes do Maya para quem trabalha com animação é o Editor de tempo. Esse recurso facilita o fluxo de trabalho de animação, tornando-o mais rápido e simples. Temos também um novo sistema que acelera reprodução e manipulação de rigging.

Em relação às dinâmicas e efeitos, o Maya permite a simulação de fluidos adaptável à profundidade. Também permite a criação de efeitos atmosféricos, como fumaça e névoa, além de permitir a simulação e renderização de líquidos fotorrealistas.

O Maya conta também com ferramentas intuitivas de modelagem com pincéis permitem maior controle e precisão na estilização e no posicionamento de cabelos e pelos.

Também é excelente para criar simulações realistas, tanto de corpo macio e rígido quanto de materiais deformáveis e superfícies oceânicas.

Agora, se sua intenção é usar o Maya para modelagem 3D, um recurso bem interessante é a simetria de modelagem. Esse recurso aprimorou o espelhamento e simetria de ferramentas, facilitando bastante o trabalho de quem precisa fazer uma modelagem simétrica.

O Maya tem uma ótima biblioteca para modelagem poligonal, permitindo mais rapidez e eficiência na geometria de polígonos.

O conjunto de ferramentas de escultura é excelente para quem busca algo mais artístico e intuitivo para criar esculturas e modelos.

O Maya é ideal para quem trabalha com cinema, televisão, design gráfico, jogos e publicidade e precisa de ferramentas completas para renderização, efeitos visuais, captura de movimentos, simulações e outros recursos.

O Maya é comercializado no esquema de licença, e disponibiliza uma versão de avaliação gratuita de 30 dias. Outra ponto interessante é que ele possui uma licença educacional que permite que alunos e educadores utilizem uma licença gratuita do Maya por 3 anos.

2. 3DS Max

3DS Max  programa para Modelagem e Animação 3D

Este é outro maravilhoso software de animação 3D da Autodesk, os proprietários do Maya. está disponível para Mac OSX e Windows.

3D Studio Max, ou 3DSMAX, é o software de modelagem, animação e renderização 3D mais vendido no mundo hoje em dia. Foi usado inicialmente na animação de jogos de computador, e mais tarde começou a ser envolvido na produção de efeitos especiais para filmes e programas de TV, tais como "X-Men" e "O Último Samurai".

O 3ds Max possui alguns modos para modelagem poligonal: Edit Poly, Edit Mesh e Edit Path e NURBS. Na modelagem de alguns objetos se necessário, podem ser usados modifiers (modificadores), os quais podem provir de plug-ins.

As imagens podem ser geradas usando uma ampla gama de sistemas de renderização, incluindo Renderman criado pela Pixar e Mental Ray.

O software oferece uma grande variedade de opçoes para pintura texturizadas, mapeamento e camadas. Ou seja, voce pode criar objetos 3D com texturas reais.

O programa tem ótimos recursos e ferramentas para animações 3D de alta qualidade. Voce pode criar animações de personagens (bonecos ou pessoas com aparência real), animar objetos, reproduzindo a vida real de forma fotorealísitca ou com um padrão gráfico de representações conceituais ou de cartooms (desenho animados caricaturizados 3D).

Com ele é possível criar personagens animados, vinhetas e chamadas para televisão e muito mais. O 3ds Max tem a opção de motion capture, que é usada para animar usando uma fonte externa de movimento.

O programa também possui ferramentas natas (Dynamics e Havok ou Reactor) e suporte a plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, explosões, vento, propulsões, forças rotativas etc..

O programa permite fluxo de trabalho em colaboração, quando mais de um usuário participa de um projeto. Este recurso é mais usado para equipes de empresas e pessoas que estão inseridas em cadeias produtivas da computação gráfica 3D. É possivel compartilhar cenas complexas, permitindo a cada usuário que participe do projeto colaborar em sua área de atuação.

No entanto, é um dos softwares de animação 3D mais caro de nossa lista e apenas grandes estúdios provavelmente podem pagar para tanto. mas existem planos de assinatura para estudantes que ajudam quem está começando.

3. Cinema 4D

Cinema 4D  programa para Modelagem e Animação 3D

O Maxon Cinema 4D é um software para modelagem 3D, texturização, iluminação, animação e renderização 3D que está que está se tornando bastante popular entre os animadores iniciantes pela sua facilidade em criar pequenas animações, usado principalmente para Motion Graphics.

O programa está disponível em 4 versões diferentes, Prime, Broadcast, Visualize e Studio, com cada uma fornecendo recursos diferentes. Funciona em Windows, e Mac OS, Já foi usado em alguns filmes/animações.

Cinema 4D possui uma interface intuitiva e um workflow lógico que possibilita aos desenvolvedores e designers um aumento significativo de produtividade em um curto espaço de tempo.

Ele é capaz de modelagem procedural e poligonal. Na modelagem procedural, são usados algoritmos para a criação de projetos complexos e que levariam muito tempo para serem criado do zero.

E quem opta pela modelagem poligonal utiliza formas geométricas como base para criar os personagens e objetos solicitados.

O programa apresenta um canal de refletância para adicionar brilho às cenas, um rastreador de movimento que combina elementos 3D e filmagens ao vivo e uma escultura conjunto de ferramentas para moldar suas criações.

Além de modelar e dar o acabamento necessário aos ambientes, pessoas e objetos criados, o Cinema 4D oferece diferentes funcionalidades de textura, animação e iluminação de objetos 3D, tornando a experiência do usuário ainda mais impactante.

Cinema 4D também vem com bibliotecas de materiais e objetos que estão cheias de objetos predefinidos, animações e materiais que podem ser acessados através do navegador de conteúdo.

O Radeon ProRender é um mecanismo de renderização rápido, livre e fisicamente preciso, completamente integrado ao Cinema 4D. Usuários avançados podem facilmente renderizar projetos utilizando o CineMan o RenderMan.

Cinema 4D foi abraçado pela comunidade Adobe After Effects, por causa das etiquetas de composição externa de C4D e objetos IDs que exportam dados 3D e separam inforamação de alpha e profundidade eficientemente e simples.

Por causa da função de exportação suportar também o Final Cut Pro da Apple Inc. e outros softwares populares, ele se adapta bem em algumas configurações de estúdios pós-produção.

Alguns profissionais que trabalham com o Cinema 4D usam a mesa digitalizadora (tablet gráfico), que possibilita maior controle dos objetos, principalmente das curvas de animação.

Uma ferramenta de software de animação 3D mais rápida que o Maya, o Cinema 4D oferece uma curva suave para o aprendizado, mas não cobre tudo como o Maya. O recurso de alta velocidade torna o software Cinema 4D desejável na televisão, anúncios e vários gráficos em movimento.

4. Modo

Modo  programa para Modelagem e Animação 3D

Modo é uma suíte de modelagem e animação 3D com modelagem avançada, escultura 3D, pintura 3D, animação e funções de renderização desenvolvidas pela Foundry.

Modo foi desenvolvido visando profissionais nas indústrias de VFX (efeitos visuais) e design. Comparado com algum outro software de animações 3D, o modo é relativamente fácil de aprender. Seus pontos altos são modelagem de superfície de polígonos e subdivisões, um mecanismo de partículas e animação processual.

Modo oferece uma ferramenta de modelagem objetiva e rápida chamada MeshFusion Boolean e ferramentas de esculturas integradas que trabalham em conjunto com os recursos do programa. Além disso você pode utilizar diversos add-ons e plug-ins para acelerar sua produção artística.

O software oferece uma porta de visualização e render progressivo para as engines Unity e Unreal (plataformas populares de desenvolvimento de jogos) que permite que você visualize os projetos à medida que eles avançam. Com o ajuste adequado das ferramentas de Modo, quanto mais você utiliza o programa, mais ele se adequa a sua forma de trabalho.

O Modo pode se encaixar diretamente em sua pipeline com as APIs Python e C++, com uma interface completamente personalizável e suporte aos principais padrões utilizados pela indústria como OpenSubdiv, OpenColorIO, OpenEXR, OpenVDB e Alembic.

Com uma modelagem poderosa 3D, ferramentas de escultura, janela de exibição e visualização com renderizador fotorrealista avançado, MODO permite interagir mais rápido para obter melhores modelos de conceito e produção.

Com fluxos de trabalho consistentes, montagem de ferramenta modular e uma interface intuitiva, MODO permite aplicar o conhecimento que você ganha em seus primeiros dias de exploração de cumprir as mais complexas tarefas sofisticadas.

O Modo oferece extrema agilidade aos profissionais para que possam experimentar diversas combinações de padrões, texturas, materiais, cores e integrá-lo a um workflow de produção para fabricação imediata, impressão em 3D ou para geração de imagens com a finalidade de impressão, apresentação web 360º e outras mídias.

Foundry Modo está disponível para Mac OS X e Windows . Você pode utilizar Modo por um período de avaliação de 30 dias, após esse período será preciso considerar investir na assinatura anual ou para ativação vitalícia.

5. Blender

Blender  programa para Modelagem e Animação 3D

Conhecido principalmente pela animação 3D, o Blender é uma ferramenta de modelagem de código aberto poderosa. Seja para criar um modelo estático, seja para criar uma animação em vídeo ou até um jogo, o Blender atende a praticamente todas as necessidades da modelagem 3D.

O programa disponibiliza uma variedade de ferramentas que podem ser usadas para criar personagens (com muita riqueza de detalhes, usando o recurso Sculpting). Outra possibilidade é a criação de modelagens a partir de superfícies e utilizando os modificadores, obter as alterações necessárias para modificá-los.

O Blender possui uma interface bem flexível controlada através do Python, com a possibilidade de ajuste de layouts, cores, tamanhos e até mesmo fontes. Para quem está mais envolvido com a área de programação, é possível usar nesse programa centenas de add-ons disponibilizados pela comunidade em geral, além de ser possível também criar o seu próprio add-on usando a API do Python que está disponível no Blender.

O serviço cria animações com movimentos independentes (para cada elemento) não lineares, poses, gestos e ações complexas que podem ser combinadas, reordenadas e alteradas individualmente, sem ser preciso refazer todo projeto. Ele ainda permite o uso de áudio e traz ferramentas para mixagem e edição de som, para complementar seu trabalho.

Os efeitos disponibilizados para serem aplicados aos projetos podem ser usados simultaneamente e oferecem resultados realistas. As texturas, curvas, efeitos e propriedades dos objetos, são controladas através do sistema de partículas, o que permite obter um controle total sobre seus aspectos. Um recurso oferecido nessa gama é o simulador de fluidos, que permite controlar a gravidade e viscosidade do objeto animado.

O aspecto de pipeline dessa ferramenta é perfeito para o uso de uma equipe, onde os artistas podem trabalhar na parte de uma cena e assistir a ela se juntar a elementos criados por outras pessoas.

O Blender possui dois grandes renderizadores inclusos que são Eevee e Cycles. O Eevee possui recursos avançados de volumetria, dispersão de subsuperfície, ambient occlusion, desfoque de movimento entre outros. Já o Cycles fornece também excelentes resultados e ferramentas para uma produção mais elaborada.

Um dos grandes trunfos do programa são seus usuários, que disponibilizam tutoriais e dedicam fóruns. Assim, eles garantem que os novatos consigam aprender a usá-lo sem problemas. Independente se está começando ou quer mudar de software, ele é uma alternativa muito eficaz.

O Blender é uma alternativa gratuita e uma das mais completas. Disponível para Windows, Linux e Mac OS. Assim, é uma opção para que o usuário aprenda e bote em prática criações que só conseguiria com um alto investimento.

6. Houdini

Houdini  programa para Modelagem e Animação 3D

A maioria dos artistas 3d com conhecimentos mais amplos em relação ao mercado e diversidade de softwares 3D, sabe que quando o assunto é animação baseada em comportamentos físicos o software que mais se destaca é o Houdini. Os recursos e ferramentas do Houdini para gerar animações usando Rigid Bodies Dinamics e Soft bodies.

Houdini é um aplicativo de software de animação 3D desenvolvido pela SideFX, com sede em Toronto . Sua atenção exclusiva à geração procedural o distingue de outros softwares de computação gráfica em 3D .

Com o seu fluxo de trabalho baseado em nó procedural, o Houdini permite criar mais conteúdos de uma forma mais rápida para reduzir prazos e desfrutar de mais flexibilidade em todas as suas tarefas criativas.

O programa é perfeito para efeitos visuais para facilitar e aperfeiçoar o trabalho de artistas e diretores técnicos com seu ambiente dinâmicos.

O Houdini inclui um conjunto de ferramentas completo para estúdios se o usuário desejar utilizá-las para outras tarefas, tais como iluminação, animação ou modelagem processual.

Houdini ajuda você a criar modelos complexos como ambientes e paisagens urbanas. Ele fornece uma ampla variedade de polígonos, ferramentas de modelagem de Superfície de Subdivisão.

Você pode escolher entre uma variedade de aplicativos de renderização de terceiros, como Redshift, RenderMan, OctaneRender.

Houdini oferece uma maneira melhor de construir, esculpir e renderizar formações de nuvens.

Houdini é mais comumente usado em departamentos de efeitos visuais em filmes e jogos. Se vê presente em grandes empresas de efeitos visuais, como Walt Disney Animation Studios, Pixar, DreamWorks Animation, Double Negative, ILM, MPC, Framestore, Sony Pictures Imageworks, Method Studios, The Mill e outros.

Um aspecto interessante do software é que ele está disponível para Windows, Mac Os X e Linux.

A versão gratuita do Houdini FX, Houdini Apprentice pode ser usado por estudantes, artistas e amadores para criar projetos de modelagem 3D não comerciais.

7. Daz Studio

Daz 3D  programa para Modelagem e Animação 3D

Daz Studio É um software de animação, renderização e modelagem 3D gratuita desenvolvido pela Daz 3D. Ele permite que o usuário para processar e desenvolver cenas 3D realistas e personagens.

O Daz Studio é o programa mais utilizado pela Marvel para a Produção de seus Filmes como Homem de Ferro, Thor, Vingadores, Capitão América entre outros. Também é muito utilizado em Produções em Hollywood.

Ele vem com recursos como 3D Morphing, posing, animação e renderização em tempo real acelerada por GPU, resultados fotorrealistas e também grande quantidade de tutoriais interativos e estes são livres de pagamentos.

O programa permite que você crie modelos 3D detalhados e cenas inserindo modelos prontos para uso. que podem ser criados em qualquer Soft 3D a partir do Base Mesh que oferecem.

O modelo é baseado em Morphers e alterando os Morphers você modifica as formas do corpo, também permite animar através da interpolação de poses usando Key Frames em Timeline e outro método exclusivo com Nodes que interpola as poses conforme você arrasta o mouse, gravando a animação ao mesmo tempo.

Você também pode comprar modelos por meio da DAZ 3D Store e inseri-los em sua cena. Após a inserção, você pode personalizar a aparência de pessoas virtuais, adereços, animais, acessórios, ambientes e veículos. Você pode selecionar diferentes poses para seus modelos e dar-lhes animações exclusivas.

O programa também permite que você selecione diferentes variações de iluminação e ângulos de câmera para visualizar suas criações 3D. Plug-ins estão disponíveis para adicionar funcionalidade aumentada ao programa.

O Daz Studio possui capacidades de exportação de ficheiros embutidas. Isso quer dizer que todo o o seu conteúdo Daz 3D pode ser apenas importado para outras ferramentas informáticas 3D mais populares, como 3DS Max, Mudbox e Maya.

It é compatível com Windows e Mac OS X. é o programa Perfeito para quem não sabe nada de Modelagem e Animação 3D, e procura algo prático e com resultados profissionais.

Se você estiver usando isso para negócios ou lazer, verá que o programa é muito fácil de entender. Dentro de um dia, você estará completamente acostumado à sua interface.

8. Substance 3D Painter

Adobe Substance 3D Painter programa para texturização 3D e 2D

O Adobe Substance 3D possui 4 ferramentas que podem ser comercializadas de forma separadas ou em uma suíte: Substance 3D Stager, Substance 3D Painter, Substance 3D Sampler, e Substance 3D Designer.

Adobe Substance 3D Painter é um programa poderoso para texturização 3D e 2D, que lhe permita texturizar em tempo real diretamente sobre o seu modelo 3D, proporcionando assim um ganho considerável no seu workflow.

O programa permite a pintura de diversos canais do mesmo modelo em tempo real, de forma não destrutiva. A resolução chega a 4K.

O usuário pode escolher entre centenas de tipos de pincéis com efeitos realistas e recursos exclusivos para criar diferentes efeitos nas texturas e ajustá-los para começar a pintar o material 2D ou 3D. Cada pincelada é automaticamente aplicada em todos os canais de cores de uma vez.

Graças à sua interface amigável e ferramentas excepcionais, ele tem sido a principal opção da indústria de games. O Substance 3D Painter possui materiais e máscaras inteligentes, e uma janela de visualização em tempo real de última geração.

Com ele, é possível ainda gerar todos os mapas e fazer a mesclagem entre eles, aplicando elementos gráficos, criando relevo ou alterando suas cores por meio de determinados canais.

Artistas 3D, game designers, desenvolvedores de jogos e até profissionais do cinema podem desfrutar de uma tecnologia pioneira dos efeitos visuais, que também está inclusa no Substance Painter. A YESBIS2 é uma ferramenta desenvolvida pela Silicon Studio para aperfeiçoar resultados.

Isso porque, com ela, é possível criar canais de pintura e sombras personalizadas, além de poder utilizar as opções que já estão disponíveis. Também é possível fornecer um aspecto mais realista ao trabalho com a pintura por partículas, que dão o efeito detalhado de água e terra, por exemplo.

Trata-se de uma ferramenta versátil, capaz criar materiais, modelos e texturas profissionais para personagens de jogos, armas, cenários, objetos e qualquer tipo de assets em geral. Por isso, o programa tende a ser o mais procurado até o momento quando o assunto é pintura 3D.

O programa está disponível para Windows, Mac e Linux, com integração e suporte para diversos softwares como 3DS Max, Blender, Cinema 4D, Maya e muito mais.

9. Zbrush

Zbrush programa para pintura e escultura digital

Criado pela Pixologic, ZBrush define o padrão da indústria para pintura e escultura digital. Seus recursos permitem que você use pincéis personalizáveis para moldar, texturizar e pintar tudo em tempo real.

Usado para a produção de personagens, ambientes 3D, esculturas digitais, cinema, jogos, ilustrações, publicidade, visualização científica, design de veículos, joias, educação, hobby, impressão 3D, profissionais liberais etc… Enfim este programa possui uma enorme variedade de uso.

Criado pela Pixologic, o ZBrush possui vários recursos para que os artistas digitais desenvolvam seu próprio estilo de trabalho.

Ele tem uma estilo único que o diferencia dos outros softwares, com uma grande semelhança de se estar manipulando “bonecos de argila”, oferecendo logo de inicio uma esfera e uma grande quantidade de recursos para escupi-la da forma que você bem entender, e como opção você pode usar também uma mesa digitalizadora.

Graças à sua interface intuitiva, o processo de criação fica muito mais fluído, com um sistema de composição capaz de integrar até modelos em paisagens panorâmicas. Oferece, ainda, uma variedade de filtros e efeitos para adicionar ainda mais precisão à renderização.

Como o ZBrush trabalha com dezenas de milhões de polígonos em tempo real, você pode pintar diretamente na superfície do modelo sem primeiro atribuir um mapa de textura ou UV’s. A resolução do mapa de textura não precisa ser decidida com antecedência. Isso oferece vantagens significativas em comparação com um fluxo de trabalho padrão.

Concebido em torno de um princípio de circularidade, os menus em ZBrush trabalham juntos em um modo não-linear e livre de método. Isso facilita a interação dos modelos 3D, imagens em 2D e 2.5D Pixols em novas e únicas maneiras.

Com as diversas e poderosas opções de exportação você pode facilmente prepará-lo para impressão em modelo 3D ou para uso de qualquer outro aplicativo digital.

ZBrush oferece todas as ferramentas necessárias para rapidamente esboçar um conceito em 2D ou 3D e, em seguida, levar essa ideia até à sua conclusão.

O que você precisa mesmo é ter noções de escala, iluminação, texturas e cores. Assim, você pode transformar em objetos tudo o que sua imaginação permitir.

10. Sculptris

Sculptris programa para pintura e escultura digital

O ZBrush é um software pago, mas se você não quer investir no início, a Pixologic criou o Sculptris, uma versão grátis com menos recursos.

O Sculptris é uma ferramenta para criação de esculturas digitais, oferecendo um vasto catálogo de ferramentas de polimento de modelos 3D para animações, games e renderizações.

Esse software tem como objetivo modelar formas 3d. Sua interface apresenta a representação de uma massa de modelar em forma esferica, onde é possível a criação de vários objetos e formas.

No modo ‘esculpir’ (sculpt), o usuário edita a geometria da malha de sua forma 3D, e no modo ‘pintura’ (paint), pode usar vários pincéis para criar texturas realistas sobre a superfície.

O software também conta com ferramenta “Rigging” que é um processo em que o modelo 3D recebe algum tipo de esqueleto para ser posicionado, isso é feito usando uma estrutura do ZSphere.

Possui recursos de exportar seus modelos para outros software sem perda de qualidade. Você pode ter uma excelente noção do ZBrush usando o recurso que a própria Pixologic disponibilizou.

Trabalhar com o Sculptris pode ser um bom avanço para quem está acostumado e limitado aos softwares mais simples que oferecem somente primitivos e ferramentas básicas de renderização. Depois de certo tempo de estudo, leitura e tutoriais, é possível produzir ótimos modelos.

Conclusão

Esta é a lista dos softwares de Modelagem & Animação 3D gratuitos e pagos. Qualquer que seja a sua necessidade, existe um aplicativo perfeitamente adequado para ela.

Escultura Digital para ZBrush, Mudbox, Sculptris, Blender ficou mais fácil com a Mesa Digitalizadora da XPPen. Tenho tado a trabalhar num modelo 3D e tratares de texturas em zbrush com a 15,6" Display Interativo XPPen Artist 15.6 Pro e dá para o gasto, Mil vezes melhor que o rato e a pressão dá bastante jeito.

Para quem está começando a usar softwares de modelagem e Animação 3D, o ideal é experimentar todas as ferramentas à sua disposição e investir naquela em que você se sente mais à vontade para deixar sua criatividade rolar!

É claro que utilizar o melhor software de modelagem e Animação 3D não torna você um super artista automaticamente. Portanto, ainda é preciso aprimorar as habilidades e, definitivamente, sempre continuar estudando o assunto.

E você, já experimentou algum desses softwares? Qual deles você acha melhor? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo