Os 5 melhores mesas digitalizadoras para arquitetos, desenho arquitetura, SketchUp e AutoCAD

Sep 30,2021 PM 17:42

123

0

desenhar no Revit com tela digitalizadora XP-Pen Artist 15.6 Pro.jpg

Se você usa constantemente softwares gráficos, trabalha diretamente com arte ou precisa de uma maneira prática e fácil de desenhar “a mão livre” no computador, então uma mesa digitalizadora poderá beneficiá-lo.

O que é uma mesa digitalizadora e Pra que Serve?

Uma mesa digitalizadora profissional nada mais é que uma alternativa para se mexer o cursor na tela do computador, mas com IMENSAS vantagens! Esta pode ser usada em conjunto com o mouse, trackball ou qualquer utilitário.

A mesa gráfica consiste de duas partes: uma superfície lisa para desenhar e uma caneta. Muitas vezes, até profissionais fora do ramo artístico optam por usar uma mesa digitalizadora devido à ergonomia que esta oferece.

Ao ser tocada pela caneta envia o sinal para o computador que traduz a interação do usuário como um ou vários pontos para compor uma imagem.

Podem ser encontradas nos mais variados tamanhos, escolhido de acordo com cada aplicação. trabalhar com coordenadas fixas - cada ponto da tablet corresponde ao mesmo ponto no monitor...

Sua resolução também é variada, em torno de 2000 a mais de 5000 LPI (linhas por polegadas). Quanto mais linhas, melhor a resolução, pois o ponto pressionado pela caneta é menor garantindo mais precisão ao desenho.

e é isso... pra desenhar, ela aceita vários níveis de pressão, pra você fazer traços mais grossos ou mais finos e tal..

É por esta força aplicada a caneta que o software identifica dinamicamente, por exemplo, a medida do pincel.

Geralmente as canetas são acompanhadas de pontas com diferentes estilos e permitem também transmitir ao software a inclinação em graus utilizada no momento do desenho.

Procurando pelas mesas digitalizadoras que possuem tela? Neste caso, você está falando dos displays interativos, equipamentos bem mais caros e especializados. Com eles, a sensação é a de estar desenhando sobre um papel digital, e o traço realizado surge imediatamente abaixo da caneta. Nos modelos mais caros, até a textura da tela imita a do papel.

Quem deve pensar em adquirir uma Mesa Digitalizadora

mesa grafica XP-Pen Deco mini7 vs tela monitor XP-Pen Artist Pro 16.jpg

A mesa digitalizadora vem gradualmente fazendo parte do dia a dia dos desenhistas, cartunistas, engenheiros , arquitetos e de indivíduos que trabalham com desenhos, em geral.

A mesa digitalizadora é uma poderosa ferramenta de auxílio ao desenho digital. Seja para desenho de ilustração e para o tratamento de imagens em programas de edição como Adobe Photoshop – seu uso mais comum – como para desenho técnico em 2D e modelagem em 3D em programas como Autocad, Rhino e Sketchup.

Arquitetos: eu como Arquiteto profissional utilizo-a muito devido a facilidade de comunicação com o cliente através de rabiscos. Também fica muito facilitado este “desenho a mão livre” devido ao fato de poder utilizar as mais variadas ferramentas em conjunto com um tablete gráfico.

Designers gráficos: estes podem utilizar para criar logos e logomarcas mais orgânicas com maior precisão.

Artistas: se você é profissional da área ou tem como hobby, uma Mesa Digitalizadora, então, é altamente recomendável! Ela facilitará imensamente sua vida e seu trabalho ganhará em qualidade!! Eu tenho como hobby a pintura digital e a sensação de ter mais de 256 milhões de cores disponíveis dá um certo alívio; fora que não há sujeira e nem ocupa muito espaço ao contrário dum meio artístico clássico!

Outras profissões: há diversas outras áreas onde uma destas incrementaria a qualidade e sua agilidade ao prestar seu serviço. Podemos citar retocadores de fotos digitais para estúdios: estes vivem trabalhando com retoque de imagens em programas especializados (geralmente Photoshop) e uma mesa gráfica ajudaria na suavização e qualidade dos detalhes.

Esses comprimidos também podem ser usadas para assinar documentos digitais ( PDF ) e escrever textos (OneNote ).

Para realizar apresentações, professores que dão aula à distância e até mesmo gamers que querem jogar algum tipo de jogo, a mesa digitalizadora pode ser muito melhor do que um mouse convencional.

Mesa digitalizadora para arquitetura

Esse instrumento é utilizado por profissionais de desenho assistido por computador (CAD) desde a década de 80, mas seu alto custo costumava restringir o perfil de seus usuários. Hoje existem mesas digitalizadoras que apresentam boa qualidade e um custo acessível, permitindo que usuários domésticos também tenham acesso a essa tecnologia.

Quem decidir utilizar o mesa digitalizadora em conjunto com o software AutoCAD encontrará alguns templates (modelos predefinidos) que permitem selecionar diversas opções do programa diretamente na mesa digitalizadora.

ela é ideal para fazer trabalhos técnicos, pois permite que o usuário crie desenhos industriais ou transponha plantas baixas com conforto, já que em muitas situações projetos desse tipo caberão inteiros na área de trabalho.

a mesa digitalizadora se mostra uma ferramenta poderosa para profissionais criativos, podendo reduzir o tempo de produção de etapas de digitalização e execução, – como na produção de layouts em projetos gráficos, desenho técnico de edificações e modelagem 3D -, e agilizar etapas de criação como o desenho de croquis e esboço de ideias preliminares.

Qual o nome do programa que os arquitetos usam?
Arquitetura de software.jpg

Considerando a área de atuação do arquiteto, vários tipos de softwares são indispensáveis para a execução das suas tarefas. Todos eles têm funções muito específicas. Ferramentas para modelagem 3D, CAD, BIM...

Alguns softwares são comuns e com conhecimentos bem difundidos, inclusive exigidos (e necessários), para trabalhar na área. São eles:

1. AutoCAD, indispensável.
2. Para modelagem 3D, o Sketchup é um dos mais comuns.
3. No que tange BIM, o Revit é um dos mais utilizados, mas há o ArchiCAD, que é conhecido na modelagem de informação da construção.

Com os diversos programas de arquitetura presentes no mercado, o arquiteto pode ter sua criatividade estimulada e tentar diferentes opções para um mesmo projeto, antes de apresentá-las ao cliente.

Um dos programas para arquitetura mais conhecidos, o AutoCad foi criado, inicialmente, para profissionais que trabalham com engenharia industrial, mas caiu na graça da área da construção. Oferece atrativos como desenho 3D, modelagem e criação de maquete eletrônica.

Existem vários profissionais que usam o AutoCAD. Os principais são os engenheiros, arquitetos, designers gráficos e mecânicos industriais. O software é essencial para essas carreiras, pois elas lidam diretamente com projeções, desenvolvimento de peças, desenhos, cálculos estruturais, além de análise, estudos e execução com rigor de projetos.

Revit considerado por muitos arquitetos o substituto do famoso AutoCad, o Revit tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente, por possibilitar a criação de um projeto inteiro na própria ferramenta.

Voltado para quem deseja criar projetos de arquitetura e design de interiores, o ArchiCAD funciona com a tecnologia BIM e CAD.

SketchUP Assim como o AutoCAD, é voltado para modelagem 3D. Sua versão paga é chamada de PRO.

O SketchUP permite a alteração de cores, colocação de objetos, fazer jogo de luzes e sombras e, exatamente por possuir essas características, é um software bastante apreciado pelos usuários.

Utilizado para design do produto e arquitetura, o 3DSMAX, com o próprio nome diz, é um modelador 3D considerado um dos melhores programas de criação de imagens realistas. Permite a instalação de plugins para melhorar e auxiliar a qualidade da imagem como um todo.

Photoshop - Pode não ser um programa criado especialmente para arquitetos, mas pode ser uma excelente mão na roda no pós-produção do projeto, já que possibilita correções de luz, saturação e cor, e a inserção de filtros, aprimorando ainda mais o trabalho.

Qual Tablet Gráfico devo comprar?

Entre as mesas digitalizadoras, temos a marca líder de mercado, a Wacom. mas é tão caro!

Fugindo um pouco da Wacom, mas sem perder a qualidade, temos o XP-Pen, ideal para desenhar.

principal opção com bom custo-benefício da marca XP-Pen que vem ganhando espaço no segmento.

Logo abaixo realizamos uma seleção com os melhores 5 produtos XP-Pen para este objetivo, organizada em uma lista do menor preço para o maior.

1. XP-Pen Deco 01 V2

mesa digitalizadora arquitetura XP-Pen Deco 01 V2.jpg

A sua área de trabalho é de 10 x 6,25 polegadas, dando mais espaço para que os trabalhos sejam realizados. Tudo isso em 8 mm de espessura, sendo bem leve e fácil de transportar para qualquer lugar.

O dispositivo vem com uma caneta sem bateria ( não precisa carregar ) com sensibilidade de pressão de 8192 níveis e função de inclinação de 60 graus. proporciona excelente controle e precisão.

O tablet é projetado para usuários destros e canhotos e pode se personalizado de acordo com sua necessidade. Existem oito teclas expressas para facilitar atalhos rápidos durante o dia a dia.

Sendo compatível com os principais programas de desenho do mercado, como o Photoshop, e pode ser usado com o computador , o Chromebook ou um smartphone Android .

A qualidade de construção é robusta e passa uma clara sensação de durabilidade. No geral é uma ótima mesa digitalizadora, tem boa performance e precisão em diversas tarefas.

2. XP-Pen Deco 03

mesa digitalizadora arquitetura XP-Pen Deco 03.jpg

Para começar, vale ressaltar o fato dela ter 6 botões configuráveis , que você vai poder configurar para colocar atalhos do programa de desenho que você usa.

A mesa digitalizadora XP-Pen Deco 03 também vem com uma roda vermelha, que permite dar zoom no seu trabalho ou aumentar e diminuir o tamanho do pincel, o que é muito útil.

Ele oferece uma área de trabalho ativa de 10 x 6 polegadas e pode ser usado tanto por usuários destros quanto canhotos.

A mesa gráfica tem bateria de carregamento rápido e funciona tanto quando você a conecta a um computador ou laptop ou via Sem Fio.

expressividade em seus desenhos devido ao controle da espessura das linhas nas suas ilustrações graças aos 8192 níveis de pressão da caneta.

3. XP-Pen Artist 15.6 Pro

tela digitalizadora arquitetura XP-Pen Artist 15.6 pro.jpg

XP-Pen Artist 15.6 Pro Combina as vantagens da resolução de 1080p superior e uma tela LCD 15.6 Polegadas com o controle, o conforto e a produtividade de trabalhar diretamente na tela.

Tela com tecnologia totalmente laminada adotada, sem lacuna de ar, visualmente o paralaxe será deduzido para o nível mais baixo. E com redução de paralaxe, o cursor aparece exatamente onde você esperaria.

Veja suas criações em cores vibrantes no monitor da Artist 15.6 Pro (16,7 milhões de cores, 88% NTSC / 120sRGB / 90%Adobe RGB).

Trabalhe pelo tempo que você quiser com a caneta (8192 níveis de pressão e reconhecimento de inclinação) livre de bateria que se carrega a partir da tela enquanto você cria.

Com esta tela digitalizadora vem com um anel giratório supereficiente, que permite controlar o zoom na tela do computador e também a espessura dos pinceis.

Ela também acompanha 8 botões de atalho, para você configurar para colocar atalhos do programa de desenho que você usa e tornar a atividade de desenhar muito mais fluida.

4. XP-Pen Artist 22R Pro

tela digitalizadora arquitetura XP-Pen Artist 22R Pro.jpg

este monitor interativo 22 polegadas possui tudo o que você precisa para dar asas à imaginação. Esboce, desenhe e pinte diretamente na tela com a sensação mais natural possível.

Conta com cores vibrantes de 88% NTSC ( 120% sRGB / 90% Adobe RGB ), nitidez de FHD 1080P e design ergonômico. Leve suas ideias criativas e ilustrações para um nível mais alto de criação.

A caneta que acompanha o produto é leve, sem bateria e projetada ergonomicamente. Além disso, a caneta é construída com silicone antiderrapante e é à prova de suor.

E como se não bastasse, A caneta PA2 possui incríveis 8192 níveis de sensibilidade à pressão e suporta inclinação do pincel de até ±60°. que fazem do ato de desenhar uma experiência deliciosa.

Além disso, o tablet vem com 2 diais vermelhos e 20 teclas de atalho que oferecem acesso rápido a todos os seus atalhos de software favoritos.

5. XP-Pen Artist 24 Pro

tela digitalizadora arquitetura XP-Pen Artist 24 Pro.jpg

Tela grande Com 24 polegadas de resolução 2K (2560 x 1440 px) para produzir uma excelente precisão de cores (90% de Adobe RGB), sinta-se mergulhado em cada detalhe de suas criações ousadas, seja uma modelagem 3D ou uma ilustração para desenvolvimento de jogos.

2 diais vermelhos e 20 teclas de atalho totalmente personalizáveis permitem rolar objetos, deslocar, aplicar zoom, modelar, esculpir ou modificar ferramentas de criação em 3D e aplicativos em 2D.

A caneta PA2 que acompanha esta mesa digitalizadora tem 8192 níveis de pressão e inclinação de até 60º, sendo uma excelente companheira de trabalho. Acompanha pontas extras e slot para mantê-las guardadas e seguras.

Este modelo traz uma sensação de criação incrível. quem busca um display interativo com tecnologia avançada vai ter uma experiência completa com esta XP-Pen Artist 24 Pro.

Conclusão

A maior vantagem da mesa digitalizadora é oferecer maior precisão para algumas tarefas do que o mouse.

As canetas trazem bastante conforto ao usuário, deixam algumas atividades mais rápidas de serem realizadas, traz alta tecnologia e as mesas podem até facilitar o uso do computador por conta de suas teclas de atalho.

Vale mesmo a pena usar uma mesa digitalizadora? Se você ainda tem dúvidas, conheça na prática algumas das vantagens que citamos acima!

A escolha é bastante individual e com a experiência, certamente o arquiteto vai encontrar as melhores ferramentas para seu trabalho.

E para fechar, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre as mesas digitalizadoras e que, seguindo nosso guia, você consiga encontrar o modelo ideal para você.

0 Responses