Os 6 melhores mesas digitalizadoras para design gráfico, arte digital e ilustração

Jan 04,2022 PM 17:36

328

0

tablet ipad pro e display interativo xp-pen Innovator 16 para designer gráfico.jpg

O design gráfico é um trabalho desafiador que requer hardware e software sérios.

O trabalho de um designer requer não só criatividade, mas também ferramentas que possam auxiliá-lo nos projetos.

Boas ferramentas são indispensáveis para qualquer profissional, independente da sua área de atuação. No caso de Designers, sua principal ferramenta é o computador + Mesa Digitalizadora + Programa.

Se você está apenas começando em sua jornada de arte digital, precisará comprar um tablet gráfico + pc e fazer o download de um aplicativo de edição apropriado.

O profissional de design gráfico precisa estar sempre atento às transformações que ocorrem no mercado e, consequentemente, a como utilizar os instrumentos do trabalho para facilitar e manter a qualidade do processo.

O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho.

Guia definitivo para quem deseja ou precisa de um bom ferramenta para trabalhar com Design Gráfico, Fotografia ou outras atividades com gráficos pesados.

Programas para Design Gráfico Profissional

programas para design gráfico.jpg

Se você é designer gráfico, certamente precisa de programas para executar suas tarefas.

Os programas para design gráfico são usados para produzir os mais diferentes tipos de artes, assim como são imprescindíveis para editar fotos e imagens em geral e, de certa forma, transmitir sua visão da maneira mais eficiente e bem feita possível.

Os Designers profissionais usam diversos programas em seus trabalhos e muitas vezes, acabam usando mais que um programa para o mesmo projeto. Isso acontece pois cada ferramenta é ideal para fazer uma coisa e para atingir o trabalho final perfeito, trabalhar com elas em conjunto é a melhor opção!

É raro encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar nos tão populares softwares da Adobe. Photoshop, Illustrador, Indesign e muitos outros são apps incríveis produzidos pela empresa e que são usados no mundo todo por profissionais de diversas áreas.

Photoshop – talvez o programa mais conhecido por quem não é da área de comunicação, este é o editor de imagens líder de mercado. Nele, é possível tratar e corrigir fotos, criar montagens, alterar cores e muitas outras funcionalidades.

Illustrator e CorelDRAW – estes dois programas tem a mesma finalidade: criar imagens em vetor. Apesar de muito criticado pelos profissionais, o CorelDRAW ainda é o programa mais usado no Brasil, por ser mais fácil de usar e oferecer muitas opções de formatos para a exportação dos arquivos. O Illustrator é a ferramenta mais usada nos EUA e apesar de parecer um pouco mais complicado de usar, oferece um número maior de efeitos.

InDesign - este programa foi criado para substituir o PageMaker e serve para fazer diagramação de páginas. Pode ser usado para criar folders, panfletos, eBooks, jornais, revistas, e muito mais.

Com funções semelhantes às versões pagas, estes programas de design grátis são uma boa alternativa para quem está em começo de carreira e não tem dinheiro para investir.

Gimp – considerado por muitos profissionais como o melhor programa de edição de imagens grátis, o Gimp é fácil de usar e oferece muitos recursos. Assim, é uma ótima opção ao famoso (e caro) Photoshop! Para fazer o download do Gimp, basta acessar o site oficial.

Inkscape – este programa é um editor de gráficos vetoriais que pode ser um bom substituto para o CorelDRAW ou Illustrator. Um dos diferenciais desta ferramenta é a opção de instalar complementos, liberando novos recursos. Entre no site do software para instalar o Inkscape no seu computador.

Scribus – Com as mesmas funcionalidades do InDesign, este software permite criar documentos com aparência profissional, desde convites até Banners e outros materiais. Instalar o Scribus é muito fácil, basta fazer o download da ferramenta no site.

Computador para designers

Computador Macbook e iMac para design gráfico.jpg

Um notebook para designer gráfico precisa de poder de processamento suficiente para rodar programas mais pesados, fundamentais para o trabalho do profissional que cria projetos de comunicação visual, novos produtos e embalagens, logotipos, páginas da internet e muito mais.

Todo esse trabalho criativo exige bastante do notebook para designer gráfico, que deve ter placa de vídeo dedicada, processador bom , memória RAM de 8GB ou superior e tela Full HD com painel IPS para não perder qualidade nas cores e evitar distorções da imagem.

muitos designers gráficos preferem os computadores da Apple para trabalho, porém, é perfeitamente possível ter um computador com sistema operacional Windows e uma configuração até mesmo superior ao Mac – com o detalhe de ter o preço menor.

Muitos profissionais se acostumam com a interface do Macintosh, e muitos designers ressaltam que a visualização de cores no Mac é mais fiel do que em um PC. Mas outras marcas também estão atualizando as ofertas de alto desempenho, que não são menos agradáveis aos olhos.

Mesa Digitalizadora para designer gráfico

Os profissionais que mais utilizam as mesas digitalizadoras são: o ilustrador e o designer gráfico.

Na era digital, você não pode se tornar um desenhista profissional sem dominar as ferramentas informáticas – especializadas para desenho. E para fazer desenho pelo computador ou a edição de imagens, você não poderá fazer sem um tablet gráfico.

Para quem tem dificuldades em desenhar com o mouse, a dica é investir em uma mesa digitalizadora. Ela fica conectada ao computador e tem um lápis óptico para que você desenhe.

O sistema das mesas funciona graças à tecnologia de ressonância magnética, que faz com que a prancheta identifique os movimentos da caneta, codificando os dados e reproduzindo as imagens na tela do desktop.

As tablets gráficos são capazes de reproduzir com precisão os traços que o usuário deseja executar, principalmente os impossíveis de serem duplicados com o mouse.

Um designer gráfico passa a maior parte do dia com a mão sobre o mouse fazendo diversos movimentos. Isso pode causar dores e até mesmo lesões mais sérias.

A mesa digitalizadora XP-Pen permite usar uma caneta para fazer os mesmos movimentos do mouse, porém, de forma muito mais natural e ergonômica.

A mesa digitalizadora funciona com software de desenho gráfico, permitindo que o usuário desenhe diretamente na tela ao invés de utilizar um mouse ou outro método de entrada.

Tipos de mesas digitalizadoras

Os diferentes tipos de mesas digitalizadoras no mercado focam em públicos específicos. São elas:

Mesas Digitalizadoras Tradicionais
Mesas Digitalizadoras com tela (Display Interativo)
Tablets de Desenho sem computador

Mesas Digitalizadoras Tradicionais

XP-Pen Deco 03 Mesa Digitalizadora sem fio para design gráfico.jpg

Em questão de custo, as mesas digitalizadoras tradicionais são as mais baratas e mais simples, pois são como pranchetas digitais, em que você desenha e visualiza o que está fazendo no computador.

Dependendo do modelo, pode ser sem fio e ter botões de atalho, além de outras questões técnicas que vamos falar em cada modelo, detalhes muito importantes para a qualidade final do trabalho. Essas mesas são indicadas para uso geral.

Mesas Digitalizadoras com tela (Display Interativo)

XP-Pen Artist 24 mesa digitalizadora com tela para design gráfico.jpg

As opções de mesas digitalizadoras com display interativo são bem divertidas, mas com um custo mais elevado que as tradicionais, já que funcionam como um monitor de alta precisão.

Por isso, você paga pela qualidade de imagem e sensibilidade, podendo desenhar diretamente da tela. Esse tipo é indicado para ilustradores e animadores profissionais com posto de trabalho fixo.

Tablets de Desenho com Caneta sem Computador

ipad pro Tablet de Desenho para design gráfico.jpg

Já as Tablets de Desenho são robustas, extremamente precisas e caras. Funcionam como telas digitalizadoras grandes, já que contam com o hardware de um computador, funcionando de forma independente, sem a necessidade de estar conectada a um outro dispositivo.

Também são indicada para ilustradores profissionais que precisam de certa liberdade de local de trabalho.

mais tablets aqui: https://www.xp-pen.pt/forum-2519.html

Como escolher o melhor mesa digitalizadora para designer gráfico?

Buscando mesa digitalizadora para designer gráfico? Como design gráfico um mesa digitalizadora pode potencializar a produtividade do profissional.

Ela é uma facilitadora para a criação de desenhos digitais, esboços, pinturas e até edição de imagens. Essa tecnologia permite que vós desenhe e captureda maneira mais natural possível. A criação gráfica fica muito mais fácil!

As mesas digitalizadoras disponíveis no mercado variam em tamanho e funções, mas são dispositivos que, essencialmente, permitem aos usuários se conectarem a um computador ou notebook e desenhar diretamente na tela.

Na hora de escolher a melhor opção, é importante considerar diferentes características, como o tipo de tablet gráfico, dimensões da tela / tablet, compatibilidade e ainda o nível de pressão (sensibilidade da tela em relação à caneta).

Uma boa mesa gráfica é aquela que melhor reflete o que seria o uso de uma caneta ou lápis no papel. Assim, a caneta deve ser muito próxima de uma caneta comum em termos de peso e ergonomia e, quanto mais níveis de pressão, mais fiel será o traço.

A sensibilidade à pressão e à inclinação são pontos fundamentais porque impactam diretamente no que é desenhado na tela, são eles que indicam o formato e a intensidade dos traçados.

Um modelo que contenha vários botões é o ideal, devido ao fato de que eles podem ser configurados para executar vários atalhos rotineiros para estes profissionais.

Mesas digitalizadores de entrada - mais básicas e baratas - são ideias para pessoas que estão dando os primeiros passos com o produto. Mesas digitalizadoras profissionais - com mais recursos e mais caras - como o próprio nome indica são indicadas para pessoas que já são mais experientes com seu uso.

Para um webtoon simples, ou mesmo um design de logotipo básico, detalhes finos podem não ser necessários e você pode economizar algum dinheiro comprando um tablet mais básico . Por outro lado, se você estiver produzindo belas-artes ou desenhos foto-realistas, a alta precisão é necessária e deve ser considerada um investimento.

melhores mesas digitalizadoras para design gráfico

Veja nossas dicas de tablets gráficos para criação de desenho profissional e explore sua criatividade.

É importante saber que, sobre este mercado especificamente, existem duas marcas que se destacam quanto à qualidade dos produtos: a Wacom, gigante japonesa, e a XP-Pen, concorrente chinesa.

Lembrando que as mesas XP-Pen são de alta qualidade, custo beneficio e fazem sucesso entre consumidores do mundo todo.

A XP-Pen oferece uma variada linha de produtos, que atende desde o usuário iniciante ao profissional.

Caneta Sem fios e sem baterias – uma tecnologia usado pela fabricante XP-Pen, as tablets gráficos trazem aos profissionais a oportunidade de executar os trabalhos com leveza, agilidade e mais liberdade.

1. XP-Pen Deco Mini7

mesa digitalizadora XP-Pen Deco Mini7 para design gráfico.jpg

Esta mesa digitalizadora Deco Mini7 da XP-Pen está aqui como a mais indicada para iniciantes, porque apresenta uma boa resolução 5080LPI, junto com um bom 8192 nível de pressão, inclinação de 60 graus e preço bom.

Ela traz um design ultrafino com espessura de 8mm, e área ativo de 7 x 4,37 polegadas. Sua área ativa é um ponto bastante positivo, embora seja menos que o modelo Deco 01 V2 ( 10 x 6,25 polegadas ). Por outro lado, ela é mais compacta e portátil.

Em sua estrutura, este modelo possui 8 botões funcionais que podem ser personalizados da forma que for mais interessante para você.
A caneta não precisa de carregamento para funcionar e possui dois botões para facilitar acesso aos atalhos do software que você estiver usando para desenhar.

Para ficar mais confortável para o artista ou designer, a caneta é feita de borracha de silicone, sem látex. Ao fazer a compra da mesa, você vai receber 10 pontas de reposição padrão para ela.

A mesa possui conexão USB-C para se conectar a computadores como iMac, MacBook Pro, Chromebook ou Windows, mas também a celulares e tablets Androids.

Incrivelmente portátil e incrivelmente poderoso, é indicada para pintura, escrita, desenho digital ou edição de fotos.

2. XP-Pen Deco Pro MW / SW Bluetooth

XP-Pen Deco Pro MW Bluetooth mesa digitalizadora para design gráfico.jpg

A mesa digitalizadora Deco Pro, da XP-Pen, é um modelo que promete entregar aos profissionais qualidade e precisão nos traços.

A XP-Pen Deco Pro é disponibilizada em 2 tamanhos: Small ( 9 x 5 polegadas ) e Meidum ( 11 x 6 polegadas ). Contudo, vale prestar atenção que há dois tipos: tradicional e Bluetooth Edition.

A versão Deco MW / SW conta com suporte bluetooth, tornando a experiência ainda mais prazerosa. Tudo isso, com a praticidade da conexão USB ou Bluetooth, com fio ou sem fio, da maneira que for melhor para você.

O corpo do tablet em si é feito de um material alumínio e rigorosamente testada para atender às diferentes necessidades dos profissionais.

Assim como acontece com outros modelos da fabricante, os botões físicos da XP-Pen Deco Pro podem receber vários atalhos diferentes, sendo que a grande diferença do produto está na disponibilidade de dois inovadoras diais duplos.

Quanto à caneta, ela é chamada de PA1 e tem 8192 níveis de pressão, além de reconhecimento de inclinação para você desenhar com mais conforto.

Profissionalismo nem sempre está ligado a um equipamento topo de linha, mas não há dúvidas que ferramentas de melhor qualidade podem ajudar muito nas tarefas.

com funcionalidades interessantes e design elegante, o tablet Deco Pro pode ser sua próxima aquisição.

3. XP-Pen Artist 12 (2.a generación)

Artist 12 2ª geração mesa digitalizadora monitor para design gráfico.jpg

A mesa digitalizadora XP-Pen Artist 12 (2.a generación) tras uma experiência de caneta natural e intuitiva quando trabalhado em um Android, Windows ou Mac: a possibilidade de trabalhar diretamente na tela IPS 11,6" da mesa.

A profundidade de cor ( 16,7 milhões ) e o brilho do tablet são maravilhosos, a tela 1080P é brilhante e nítida, e todas as cores são lindas.

O dispositivo oferece cores vivas com gama de cores de 94% Adobe RGB para garantir que as impressoras representem fielmente as cores que você trabalhou no retoque. 

Adotando uma tecnologia totalmente laminada, Sem problemas de paralaxe, Fazendo você sentir vontade de desenhar no papel e oferecer uma melhor experiência de desenho.

A caneta Equipado com chip X3 oferece 8192 níveis de sensibilidade à pressão e baixa força de ativação, de modo que ela reconhece até mesmo os mais leves traços de caneta.

Ela oferece uma precisão e um controle impressionantes, reagindo à inclinação de sua mão e respondendo com exatidão a cada movimento, imediatamente.

Além disso, ela conta com 8 botões personalizáveis que também permite um uso intuitivo e que também pode ser personalizado.

O design fino e versátil da Artist 12 (2.a generación) , torna mais fácil seu transporte, como colocá-lo em uma bolsa de notebook ou mochila, sendo uma escolha inteligente para os criadores de conteúdo que se movem entre locais de trabalho regularmente.

4. XP-Pen Artist Pro 16

XP-Pen Artist Pro 16 display interativo para design gráfico.jpg

Design de moda, A tablet XP-Pen Artist Pro 16 é feita a partir de um material alumínio forte de alta qualidade que vai ajudar a manter seu aparelho seguro.

Sua tela totalmente laminada tem 15,4” de área visível, com resolução 1920x1080p, suporte a 16,7M de cores, contraste 1000:1 e brilho 250cd/m2.

Como designers e fotógrafos precisam de fidelidade de cores RGB, esse é ideal. Com 133% sRGB e 99% Adobe RGB (aRGB), poderá editar seus trabalhos com a confiança de o que vê, é a cor real da imagem.

O Caneta apresenta um chip X3, com reconhecimento de inclinação , força de ativação baixa e vários níveis de pressão. que proporcionam traços com alta precisão e renderização vívida. A velocidade de resposta dos movimentos também é muito rápida.

São 8 botões físicos editáveis além do Rodas Dupla que também pode ser personalizado. que permitem criar de forma rápida e fácil.

A tela da mesa digitalizadora XP-Pen Artist Pro 16 aposta em recursos tecnológicos que permitem uma excelente interação do usuário com o conteúdo. A precisão da caneta e nitidez que ela apresenta são os seus maiores atrativos.

5. XP-Pen Artist 22 (2.a generación)

XP-Pen Artist 22 2ª geração tela digitalizadora para design gráfico.jpg

O XP-Pen Artist 22 (2.a generación) apresenta um display de aproximadamente 22 polegadas e pode mostrar até 16,7 milhões de cores.

Com mais de 90% de Adobe RGB de Precisão de cores, excelente nível de contraste (800:1) e Resolução Full HD, você terá a seu dispor cores reais para seus projetos.

O seu principal característica está na sua alta precisão com 8192 níveis de pressão e 60 graus de ação de inclinação, que ajudam a ilustração e detalhar com mais precisão.

A caneta com tecnologia de ressonância eletromagnética sem bateria, que permite seu uso a qualquer hora e lugar.

Além disso, a caneta foi precisamente projetada de forma a que o equilíbrio entre o peso, o cabo de borracha e a posição dos botões fazem com que ela fique confortável de usar.

Por causa do tamanho, ele traz um suporte que o deixa um 16°~ 90° inclinado, facilitando o seu uso. Caso queira usar suporte, ele é compatível com furação VESA 75×75mm.

A tela Digitalizadora XP-Pen Artist 22 (2.a generación) oferece controle de criação do seu projetos mais natural do que nunca. e Boa relação custo/benefício, tornando-se uma das melhores opções do mercado.

6. XP-Pen Artist 24

XP-Pen Artist 24 mesa digitalizadora display interativo para designer gráfico.jpg

A tela da XP-Pen Artist 24 tem 23,8 polegadas, Quanto maior a área de trabalho, mais poderá fazer na edição de imagens ou design.

O painel IPS com a resolução QHD 2560x1440p (16:9) apresenta ótima qualidade de cores (94% sRGB), ângulos de visão perfeitos e melhor nitidez e detalhes que o FullHD comum (16:9).

A caneta sem bateria da Artist 24 possui tecnologia eletromagnética que proporciona maior precisão nos traços. Ainda conta com 8192 níveis de pressão, 60 graus de inclinação e ergonomia para ser usada tanto por pessoas destras, como canhotas.

A Artist 24 tem até mesmo um suporte para deixá-la a um ângulo de 16 graus ~ 90 graus, o que pode ser mais confortável para o artista ou fotógrafo.

É de fato uma mesa digitalizadora profissional que agrega diferencial para os mais variados tipos de trabalho.

Conclusão

Uma mesa digitalizadora XP-Pen pode ser a melhor companheira de um designer! oferecem uma experiência verdadeiramente natural e ajudam a levar suas criativas até o próximo nível.

Estes foram selecionados os melhores mesas digitalizadoras para profissionais de fotografia, edição de imagem video e designers. Consideramos opiniões de experts e profissionais do ramo para escolher os melhores para você.

Independente do modelo que comprar, estará fazendo um ótimo negócio. Podendo utilizar esses monitores para softwares como Adobe Photoshop, Illustrator,Corel Painter, Corel Draw, Affinity Photo, Affinity Designer, Inkscape, Gimp e vários outros.

Esperamos que esse guia tenha lhe ajudado a escolher a melhor opção para você e seu orçamento. Iremos atualizar esse artigo regularmente com novas opções, assim que forem disponibilizadas.


0 Responses