18 Melhores Programas CAD 2D & 3D para Desenho Técnico: Gratuitos, Pagos e Online

Jan 02,2023 PM 16:34

8570

0

18 Melhores Programas de CAD 2D & 3D para Desenho Técnico Gratuitos e Online

Computadores tornaram todos os setores da vida mais rápido e fácil. 

Quem trabalha com projetos arquitetônicos, de design, de engenharia, de concepção de produtos, dentre outras atividades que exigem modelagem, desenho e estruturação de plantas, sabe que é importante contar com programas CAD. 

Graças a eles é possível simplificar as tarefas e aumentar os níveis de precisão e qualidade dos itens desenvolvidos, o que revolucionou a indústria do desenho técnico.

Antes do surgimento desse tipo de estratégia, os desenhos técnicos eram todos feito manualmente, utilizando-se pranchetas e ferramentas como gabaritos, réguas e compassos. 

O Programa CAD tem aceitação extraordinária devido à precisão, economia de tempo e custo em comparação com os métodos convencionais. 

Com um Programa CAD é possível criar projetos automatizados através de desenhos 2D e 3D substituindo os desenhos manuais. Desde a criação do projeto conceitual e design do produto, até análise de resistência, análise da montagem e até dos próprios processos de fabricação.

O universo dos Programas CAD é mesmo fascinante, não? Essa é uma área de trabalho extremamente rica e promissora, e, por isso, com muita concorrência.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e processos, os programas CAD estão cada vez mais poderosos. Quem ganha com isso somos nós usuários, que temos uma gama de opções enorme no mercado.

É claro que nós listamos diferentes programas e a maioria deles exige um conhecimento profundo. 

O objetivo final de todos esses programs é o mesmo, que é o design de um produto. A diferença entre eles é a forma como se ofereceram para chegar lá. 

OS Programas CAD proprietários possuem um alto custo de aquisição. Uma possível solução para cobrir esta lacuna é a utilização de programas livres ou programas gratuitos. 

Se você é um profissional de Design e necessita de um Programa CAD, para realizar design e projetos na sua empresa, esse conteúdo foi feito para você.

O que é um Programa CAD?

Autocad Programa para design de Motor de aeronave

CAD é a abreviação de Computer-Aided Design, ou Design assistido por computador (DAC). Faz referência a um tipo de programa desenvolvido para auxiliar o usuário a alcançar o seu propósito do modo mais rápido e simples possível, utilizando o poder dos computadores e sistemas tecnológicos para processamento.

Um sistema assim possui foco no desenho de um produto, construção, obra, entre outros, bem como na documentação da fase de projeto, no processo de engenharia. Um CAD pode facilitar o fluxo de manufatura, transferindo diagramas detalhados dos itens usados em processos, produtos, dimensionamentos e tolerâncias.

Um projeto em um programa CAD precisa ser modelado, ou seja, de alguma maneira o design do produto precisa “chegar” ao programa, seja por desenho, cópia, ou outro meio. Modelar nada mais é que desenhar um modelo no programa.

O CAD também é um pedaço de toda a ação Digital de Desenvolvimento de Produto (DPD), dentro do processo de Product Lifecycle Management (PLM). Muitas ferramentas assim podem ser usadas de modo integrado com outros sistemas, sejam eles módulos integrados, sejam produtos autônomos e independentes. Alguns exemplos são programas de Renderização, de Engenharia Assistida por Computador (CAE) e de Manufatura Assistida por Computador (CAM).

CAE – “Computer Aidded Enginner” – é uma etapa que realiza em “protótipos”, exercer em desenhos virtuais as cargas e esforços cuja tal peça vai sofrer em seu trabalho ou sua utilização.

CAM - A sigla CAM também vem do inglês "Computer Aidded Manufacturing" que significa Fabricação Assistida por Computador. Esse é um passo posterior ao CAD, (na Mecânica) se caracteriza pela geração de códigos específicos interpretáveis por máquinas operatrizes utilizadas na fabricação de peças.

O 2D e o 3D em um CAD

Um bom programa CAD, pode modelar em 3D e desenhar em 2D.

O termo 2D significa bidimensional, ou seja, um desenho em 2D contempla a visão daquele objeto em duas dimensões, largura e altura.

O formato 2D é um eficiente meio de transmissão de todas as informações necessárias para a fabricação de um produto, desde as medidas utilizadas para a construção, ao material e tolerâncias. A união das retas de um desenho 2D, dão origem às superfícies, que seria a parte exterior e visível de um corpo, ou seja, as superfícies vistas não tem volume.

O formato 3D, refere-se ao desenho de um objeto feito tridimensionalmente, ou seja, um desenho que contempla aquele objeto em três dimensões, utilizando a altura, largura e profundidade. É a dimensão que chamamos de profundidade que nos faz enxergar o efeito 3D como conhecemos, e é a partir dela que percebemos um objeto como cheio ou vazio e conseguirmos distinguir se ele está longe ou perto.

O efeito 3D faz com que enxerguemos os diferentes detalhes e singularidades de um objeto e dão origem aos chamados sólidos, que são objetos tridimensionais.

A importância atual dos desenhos técnicos

Desenho técnico é aquele cuja representação gráfica precisa seguir normas pré-definidas.

O desenho técnico deve apresentar dimensões, escalas, tolerâncias e medidas para que seu resultado seja utilizado em impressões, usinagem e processos de fabricação.

Ou seja, o desenho em CAD deve conter o maior número de detalhes possíveis para possibilitar a fabricação de peças e estruturas baseados nos desenhos.

Os programas de desenho e modelagem costumam ser complementares, ou seja, um programa complementa e aperfeiçoa algo elaborado em outro, como por exemplo a dupla: AutoCad+ SketchUp, onde o AutoCad entra com a função do desenvolvimento do desenho técnico e o SketchUp com a função da modelagem 3D.

Benefícios da utilização de programas CAD

Com esses programas você pode reduzir o ciclo de projeto, aumentar a produtividade e oferecer produtos inovadores ao mercado mais rapidamente. Além disso, ter a representação de suas peças traz uma segurança maior para sua empresa, por meio dos detalhamentos e especificações das mesmas, sendo uteis em momentos de necessidade de novas compras ou prototipagem.

A produção de desenhos em CAD é fundamental para desenvolver possibilidades como a Prototipagem Digital, que consiste em uma simulação digital do resultado final, que serve como teste de parâmetros como forma, função e ajuste. Assim, auxilia-se na redução da dependência de protótipos físicos e permite o lançamento de produtos mais inovadores no mercado, com maior rapidez e menor custo.

Qual é o preço?

Os programas CAD podem variar do gratuito a milhares de dólares. Na maioria das vezes o preço de um programa reflete as suas funcionalidades.

Muitos utilizadores consideram que programas gratuitos ou de gama média têm todos os recursos que as suas empresas necessitam. Tome nota que quando a empresa cresce as necessidades aumentam, é importante assegurar que o seu fornecedor de programa terá a capacidade de acompanhar o crescimento com novas ferramentas avançadas.

Muitas plataformas oferecem licenças académicas gratuitas ou versões “light”, especialmente indicadas para aqueles que não têm a necessidades de projeto a full time.

os 18 Principais programas CAD mais conhecidos: gratuitos, pagos e online

Existem diferentes programas CAD, mas você sabe qual a diferença entre cada um deles? É o que vamos te apresentar agora!

Os programas disponíveis no mercado normalmente variam em preço, facilidade e funcionalidades.

Cada programa tem sua particularidade, sendo mais direcionado para uma necessidade específica. Eles são usados em diversas áreas, como na concepção de sistemas eletrônicos, em projetos mecânicos, indústria, arquitetura, engenharia, topografia etc.

Para entender melhor sobre isso, a seguir você verá os principais conceitos e diferenças entre os programas CAD, bem como as vantagens e facilidades que eles podem trazer.

1. Catia

Catia programa cad de desenho técnico

O programa Catia (Computer Aided Tridimensional Interactive Application) é um dos mais populares e poderosos softwares para projeto, engenharia, análise, manufatura e manufatura com a ajuda de computadores (CAD / CAM / CAE), produzido pela empresa francesa Dassault Systèmes .

É usado para projetar a aparência de um produto e sistemas elétricos / fluidos, bem como para engenharia mecânica e de sistemas.

Catia permite que você projete seu produto visualmente e lhe dá uma visão de como ele ficará no contexto.

Ele permite que você crie o modelo com base em materiais específicos e fornece ferramentas como argila virtual 3D para projetar.

Durante o desenvolvimento, você pode colocar o modelo 3D do seu produto em diferentes ambientes para que possa ver como ele ficará no mundo real e em diferentes horários do dia.

Depois que os aspectos visuais de seu produto são projetados, o Catia ajuda você a desenvolvê-lo para ser funcional.

Ele tem a capacidade de projetar sistemas elétricos, fluidos e mecânicos funcionais e fornece ferramentas para testar o protótipo virtual.

Catia é especificamente direcionada para lidar com peças e montagens muito detalhadas, necessárias para setores como o automotivo e aeroespacial.

De fato, Catia é a primeira opção CAD para a maioria das empresas de automóveis, incluindo Ford, Honda, Renault e mesmo Tesla. Também a Boing usou essa ferramenta para desenvolver as suas aeronaves 777 e a nova série 787.

O Catia, totalmente integrado à Plataforma 3DEXPERIENCE, fornece um ambiente para projeto colaborativo (social design) em uma solução que é single source of truth, com dashboards 3D que entregam inteligência de negócios, projeto que ocorre simultaneamente em múltiplos locais e colaboração com os stakeholders em tempo real.

Também fornece uma experiência intuitiva para os usuários, com recursos que são referências para projeto e simulação, otimizando a elaboração dos projetos.

Com seus ambientes de modelagem, níveis, usinagem, análise de elementos finitos e ambiente de design e análise, Catia é um programa muito abrangente para design, análise e produção.

A integridade dos ambientes da Catia permite que todas as etapas do projeto sejam feitas de uma só vez, resultando em menores custos e aumento de produtividade. Os principais concorrentes deste programa são SIEMENS NX e PTC Creo.

O Catia é executado perfeitamente nos sistemas Windows e Linux/Unix. para ter acesso a ele, os interessados deverão realizar o login no site da empresa e solicitar o orçamento do plano pago ou download da versão estudantil.

2. Siemens NX

Siemens NX cad programa de desenho técnico

O Siemens NX, antigo Unigraphics, também conhecido como NX, é um dos programas de modelagem 3D CAD, CAM e CAE mais integrados do mundo!!!

É uma solução flexível que ajuda a produzir produtos melhores de maneira mais rápida e eficiente, suportando todos os aspectos do desenvolvimento de produtos – do projeto conceitual até a engenharia e a manufatura.

Outro detalhe importante é que o NX oferece um conjunto integrado de ferramentas que coordena e preserva a integridade dos dados, bem como a intenção do projeto e a agilidade de todo o processo.

Além de modelar peças de geometria padrão, ele permite que o usuário crie formas complexas de maneira livre como perfis, por exemplo.

Também combina técnicas de modelagem de sólidos e superfícies em um conjunto de ferramentas que se destacam pela facilidade de criação de novos modelos.

O NX permite que você ofereça os produtos “direto para o mercado, de forma imediata”, usando mais modelos de produto virtuais e menos dos protótipos físicos, que são bem mais caros. Isso leva a ganhos no mercado, menores custos de produção e melhor qualidade do produto.

O NX integrando-se perfeitamente com as ferramentas de gestão do ciclo de vida de produto (PLM) da Siemens. Isso permite colaboração entre equipes de engenharia distribuídas por todo o mundo, além da criação de uma valiosa documentação sobre o desenvolvimento do projeto.

O NX é uma ferramenta extremamente poderosa e que permite o usuário atuar em todas as linhas de desenvolvimento industrial sendo de design de produtos, de máquinas, engenharia reversa, projetos eletrônicos, entre outros.

O NX é utilizado em empresas de diversos setores, porém se destaca nos setores automobilístico e aeroespacial, por ser um programa High-End. Sendo assim, possui uma gama muito diversificada de recursos que auxiliam no design de um componente até o desenvolvimento do ferramental para produção do mesmo.

O NX é pago e possui avaliação gratuita pelo período de 30 dias, está disponível para usuários Linux/UNIX, Windows e Mac OS X.

3. Solidworks

Solidworks cad programa de desenho técnico

SolidWorks é um programa de modelos CAD e CAE, cuja propriedade é da Dassault Systèmes. Este é um programa utilizado por milhões de engenheiros e designers no mundo inteiro, competindo com os melhores programas CAD existentes, permitindo criações de ponta.

O programa SolidWorks é um dos mais populares quando o assunto é modelagem 3D. Baseia-se em computação paramétrica e, assim, cria-se formas tridimensionais de acordo com formatos geométricos.

Além disso, atua com tecnologia 2D, que posteriormente evolui para o 3D, e inclui funções típicas para chapas metálicas, construção soldada e moldes.

O SolidWorks também inclui assistentes que lhe permitem automatizar desenhos, realizar testes de esforços e ainda calcular o impacto ambiental dos seus componentes.

O programa SolidWorks tem muita capacidade de design, inclusive é utilizado pela indústria aeroespacial, pois ele é capaz de maximizar a performance e atender padrões de segurança.

Também muito utilizado para construções, possibilitando criações em sistemas mecânicos, elétricos etc, tanto de ambientes de interior quanto exteriores. Ele também consegue ser utilizado para projetar maquinário, sistemas de resfriamento e produzir estimativas de custo de produção de projetos.

Além disso, o SolidWorks, sendo integrado com 3D CAM, elimina a necessidade de importar e exportar entre etapas dos projetos. Com o PhotoWorks, é possível renderizar produções fotorealistas.

Já com o auxílio do Plataforma 3DEXPERIENCE, é possível baixar partes 3D de um catálogo online para impressão em 3D. E, ainda, atualmente também é possível fazer cálculos de peso, área, volume, movimento, análise, montagens com animações e muito mais.

O programa funciona apenas no Windows. Possui licença e consequente necessidade de pagamento, mas é gratuito para estudantes pelo Solidworks Student Acess. Comparado a outros programas líderes de mercado, o SolidWorks tem um baixo custo de implementação.

Curiosamente, não é possível comprar uma licença diretamente da 3DS, uma vez que a empresa trabalha apenas através de distribuidores, que, de modo geral, também oferecem formação e suporte. De fato, esta é agora uma prática habitual no setor CAD e, por essa razão, os preços podem variar dependendo do país e do distribuidor.

4. PTC Creo

PTC Creo cad programa de desenho técnico

Creo, anteriormente conhecido como Pro / ENGINEER, é um CAD 3D, CAM, CAE, e associativo aplicativo de modelagem sólida. Foi criado por Parametric Technology Corporation (PTC) e foi o primeiro de seu tipo no mercado.

Assim como a Siemens, a PTC também tem o seu próprio programa PLM chamado Windchill, elaborado especificamente para se integrar com o Creo.

É um de um conjunto de 10 aplicações colaborativas que fornecem modelagem sólida, modelagem de montagem, vistas ortogonais 2D, a análise de elemento finito, modelagem direta e paramétrica, modelagem superfície sub-divisão e NURBS, e NC e funcionalidade ferramentas mecânicas para os designers.

Com ferramentas voltadas para engenharia e produtividade esse programa é utilizado em vários tipos de indústria, já que permite o desenvolvimento de conceitos, modelagem de protótipos, renderização 3D avançada, e dezenas de outras funcionalidades.

Tem uma interface bastante familiar e intuitiva que permite aos usuários usufruírem de todas as suas ferramentas. Além do desenvolvimento de projeto das partes, o Creo também apresenta excelente capacidade de análise e fabricação.

Creo permite abrir diretamente no programa arquivos criados por soluções como o NX, da Siemens e Catia e SolidWorks, da Dassault Systemes.

Nele se refletam anos de desenvolvimento, a considerar ainda o fato de ele vir sendo utilizado por corporações gigantes como John Deere e Caterpillar desde os anos 90. Atualmente, Creo é também bastante utilizado no setor automotivo, com fabricantes globais como a Volkswagen, Hyundai e Toyota entre as suas maiores contas.

Milhares de fabricantes líderes mundiais usam os recursos de CAD, Internet das coisas e realidade aumentada do Creo na nuvem e na área de trabalho para transformar rapidamente ideias em realidade.

O Creo é compatível com o Windows OS, e está disponível apenas no modo de assinatura. Possui versão gratuita de avaliação disponível por 30 dias para download.

5. Fusion 360

Fusion 360 CAD programa gratuito de desenho técnico online

O Autodesk Fusion 360 é uma ferramenta CAD, CAM e CAE baseada em nuvem para desenvolvimento colaborativo de produtos.

Essa solução Autodesk combina modelagem orgânica fácil e rápida com modelagem paramétrica precisa para ajudá-lo a criar modelos fabricáveis.

O Fusion 360 é simples de usar, tem uma interface amigável sem ser limitado. É semelhante ao Solidworks, com a adição de ferramentas de fabricação integradas e ferramentas de escultura.

É possível modelar desde engrenagens até peças mais orgânicas. Ainda que seu projeto venha de outro modelador ou de um scanner, é possível importá-lo e fazer qualquer alteração.

Pode-se projetar um produto completo do início ao fim com o Fusion 360, pois além de módulos de design e suporte para conjuntos (assemblies), tem módulos de simulação com elementos finitos, de renderização, de mapas 2D, de fabricação (CAM)…

Há ainda uma ferramenta que permite a simulação e o teste de tensão estática linear, frequência modal, térmico e estresse térmico, além de animações.

O programa também oferece análise e inspeção de formas, importação, exportação e uso de diversos tipos de arquivos. Como .OBJ, .DXF, .DWG, .SLDPRT e .PDF, além de visão 2D ou 3D em até 65 formatos nativos.

O Fusion360 realiza na nuvem todas as tarefas de processamento intensivo, como a renderização e o design generativo.

No Fusion 360, todos os seus projetos são salvos em uma “nuvem”, evitando assim que seu PC fique “entupido” e ainda te possibilita acessar os seus trabalhos de qualquer lugar, se conectado à internet.

Estudantes, educadores ou entusiastas sem interesse comercial, tem licença para usar o programa gatuitamente por até 3 anos. Para profissionais, a assinatura paga é também bastante acessível.

6. Inventor

Inventor cad programa de desenho técnico

Programa criado pelo mesmo fabricante do AutoCAD, no entanto o Autodesk Inventor foi desenvolvido mais especificamente para aplicação em projetos mecânicos, apresenta excelente capacidade para modelagem tridimensional, simulações e prototipagem digital.

Trabalhe de forma eficiente com uma poderosa combinação de recursos de projeto paramétricos, diretos, de forma livre e com base em regras.

Além de oferecer todos os recursos para a criação da modelagem 3D, o Inventor permite que os profissionais realizem simulações de movimentos, velocidade e aceleração e façam análises do funcionamento da peça e dos efeitos de estresse mecânico.

Os recursos reunidos na plataforma auxiliam no desenvolvimento de peças muito semelhantes às que serão utilizadas no mundo físico e possui recursos para dar o detalhamento perfeito aos projetos, com riquezas nos efeitos de relevos e texturas.

Um dos grandes diferenciais do Autodesk Inventor é a possibilidade de compartilhar feedbacks rapidamente com as ferramentas de colaboração incorporadas no produto.

Além de tudo, você consegue conectar projetos com dados recebidos de clientes e compartilhar ideias em um serviço de nuvem totalmente seguro.

As renderizações com essa plataforma podem ser feitas com ou sem movimento de montagens. Deste modo, é possível a visualização da aparência de todo o projeto antes de ir para a sua construção.

É possível a composição de vídeos que são feitos a partir de animações da mesma peça ou montagem usando diferentes câmeras, ou seja, além de criar diversos projetos em 3D, os vídeos também são uma possibilidade com esse programa.

O Inventor é compatível somente com sistema Windows. Como os outros, ele faz parte dos programas de modelagem 3D pagos – mas oferece versão de teste gratuito. O melhor é que para estudantes existe a opção da versão gratuita de até 3 anos!!!

7. Solid Edge

solid edge cad programa de desenho técnico

O Solid Edge, da Siemens, oferece às empresas uma variedade de ferramentas modulares de modelagem e simulação de ponta a ponta para abordar todos os aspectos do processo de desenvolvimento de produtos.

Solid Edge oferece uma gama completa de funcionalidades abrangendo todas as fases do ciclo de desenvolvimento de produto: modelação 3D de sólidos e superfícies, desenhos 2D, simulação, maquinação, gestão de projeto e muitas outras. Entre as suas principais vantagens distinguem-se a facilidade de utilização e de aprendizagem e a enorme produtividade.

É um sistema baseado no modelador Parasolid, reconhecidamente considerado um dos melhores motores geométricos do mercado e também um dos mais usados, e possui também a exclusiva Tecnologia Síncrona, que permite trabalhar com modelos criados noutros sistemas.

O Solid Edge combina a velocidade e a simplicidade da modelagem direta com a flexibilidade e o controle do design paramétrico possibilitado pela tecnologia síncrona.

O Solid Edge é perfeito para projetos complexos, mas também pode ser utilizado para dar forma rapidamente às suas ideias. Ele tem uma ótima funcionalidade de visão 2D, muito conveniente para projetistas mecânicos, assim como poderosos recursos de simulação.

Com o Solid Edge, os usuários podem produzir ilustrações e documentos de alta qualidade diretamente dos modelos 3D.

A ferramenta também oferece desenvolvimento de produtos de última geração, com análise de simulação totalmente integrada, e possui as mais recentes ferramentas para fabricação subtrativa e aditiva.

Ele roda em Microsoft Windows, Os recursos da nuvem permitem que os usuários acessem o Solid Edge em qualquer dispositivo e visualizem arquivos CAD em qualquer lugar com o Solid Edge Portal.

O Solid Edge é mais fácil de ser dominado e conta com recursos mais simples, sem mencionar o seu valor de mercado bastante mais baixo que o do NX.

O Solid Edge incorpora várias tecnologias e funcionalidades que normalmente apenas se encontram em sistemas high-end, sempre com a garantia da qualidade Siemens.

8. AutoCAD

AutoCAD programa para desenho técnico

O Autocad é uma ferramenta utilizada para o desenho de produtos em diferentes áreas como arquitetura, engenharia, design de interiores, indústria automobilística, entre outras.

Criado pela Autodesk em 1982, o Autocad tornou-se um programa bastante popular entre diversos profissionais. Além disso, esse é um dos primeiros programas a rodar em computadores pessoais.

O Autocad se tornou reconhecido em diversos setores, pois é versátil e adaptável a várias áreas.

O programa hoje conta com recursos específicos do setor, e bibliotecas para arquitetura, mecânica, elétrica e muitas outras áreas.

O programa possui funções de desenho 2D, modelagem 3D e é mais comumente usado para o desenvolvimento de desenhos técnicos. como plantas baixas, elevações, cortes, projetos de elétrica e hidráulica.

Esta ferramenta serve para projetar, anotar e documentar com geometria 2D. Obtenha um conjunto completo de ferramentas de edição, desenho e anotação, e trabalhe rapidamente com uma interface de utilizador intuitiva.

Entre as opções de design 2D é possível criar dimensões automaticamente, desenvolver blocos dinâmicos, armazenar visualizações personalizadas, criar formulários vinculados a aplicativos de planilhas e extrair dados de objetos, atributos e blocos.

Embora seja mais conhecido pelos seus recursos de criação de desenhos em 2D, ele oferece modelagem paramétrica standard. As principais funções de modelagem 3D permitem desenhar, dimensionar e remodelar desenhos, aplicar iluminação realista em renderizações, criar desenhos de corte transversal e renderizar diretamente na nuvem.

Um dos recursos bastante utilizados no autocad é o efeito de ver os objetos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade) ou efeito 3D como é conhecido. É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir suas portas, motor e obter uma riqueza de detalhes de uma determinada peça em questão de segundos.

Tenha em conta que o conjunto de funcionalidades das versões para Windows e MacOS diferem um pouco. Para melhorar ainda mais este já excelente programa, uma versão para dispositivos móveis (iOS e Android) se tornou disponível a partir de 2010.

O autocad é dividido nas versões completa, LT (sem o recurso 3D) e a versão para estudantes a um preço mais acessível. A versão para estudantes é igual à versão completa, porém, não pode ser usada comercialmente e quando impressos, os documentos mostram uma informação dizendo que é uma versão para uso não comercial.

9. FreeCAD

FreeCAD programa de desenho técnico gratuito

FreeCAD é um programa CAD 3D de uso geral multi-plataforma de código aberto e livre para modelagem paramétrica e modelagem de informações com suporte para o método de elementos finitos.

Ele apresenta uma interface GUI e uma CLI, conceito de bancada, geometria sólida construtiva, um console Python integrado, uma estrutura de script embutida, entre outros.

Ele possui diversos ambientes desenvolvidos especialmente para determinadas tarefas como: Ambiente de arquitetura, ambiente para peças CAD 3D, ambiente para desenhos técnicos 2D entre outros.

A modelagem paramétrica permite que você modifique facilmente seu projeto voltando ao histórico do modelo e alterando seus parâmetros. Os associativos paramétricos atualizam os desenhos automaticamente sempre que uma mudança é realizada no modelo 3D.

O FreeCAD permite esboçar formas 2D com restrições de geometria e usá-las como base para construir outros objetos. Ele contém muitos componentes para ajustar dimensões ou extrair detalhes de design de modelos 3D para criar desenhos prontos para produção de alta qualidade.

Ele é capaz de importar e exportar a partir de variados formatos standard de objetos 3D, e a sua arquitetura modular permite que os usuários estendam a sua funcionalidade por meio de plugins.

O FreeCAD possui ferramentas semelhantes à Catia, SolidWorks ou Solid Edge e, portanto, também cai na categoria MCAD, PLM, CAx e CAE.

O FreeCAD é multiplataforma e está disponível para Windows e macOS, bem como Linux. Lê e escreve muitos formatos de arquivo como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e muitos outros.

O FreeCAD é voltado diretamente para engenharia mecânica e design de produto, mas que também se encaixa em uma ampla gama de usos em engenharia, tais como arquitetura ou outras especialidades de engenharia.

Se você está chegando agora no mundo do CAD 3D não se preocupe, o FreeCAD será uma ótima porta de entrada para você neste mundo.

10. OnShape

onshape CAD Software gratuito de desenho técnico online

O Onshape é uma plataforma baseada em nuvem para desenvolvimento de produtos que oferece um conjunto completo de ferramentas, desde o desenvolvimento CAD em 2D até as etapas finais de renderização.

Ele é adequado tanto para empresas que desejam modernizar seus processos de desenvolvimento de produtos quanto para indivíduos em busca de programas CAD e de modelagem 3D.

Trata-se de um programa de modelagem 3D baseado em kernel Parasolid para a criação de peças e montagens complexas. Ele também integra suporte, segurança e analítica para uma colaboração mais rápida e segura.

Como um programa CAD, possui todas as funcionalidades dos programas tradicionais, como a capacidade de criar diferentes peças e montagens, bibliotecas de materiais padronizadas (parafusos, porcas, molas etc.) e as funcionalidades típicas que podemos esperar de um programa CAD.

Ele possue uma grande vantagem que é a sua condição de acesso online, sem a necessidade de instalar um programa. Você ainda pode utilizar um PC, tablet ou um smartphone para acessar os seus projetos.

Ele permite que vários usuários trabalhem no projeto ao mesmo tempo, pois o projeto fica na nuvem. É a melhor opção para equipes que necessitam colaboração em tempo real.

Seu time de liderança conta com vários Engenheiros e Executivos que trabalharam anteriormente no desenvolvimento do Solidworks. Então já podemos esperar uma ótima experiência para o usuário assim como era com seu programa pai.

O Onshape está disponível gratuitamente para projetos não-comerciais, embora todos os documentos criados fiquem acessíveis publicamente online. As únicas limitações da conta gratuita é que os usuários estão limitados a 10 documentos privados e 5GB de armazenamento.

O Onshape também está disponível em três versões: a Standard, Professional e a Enterprise. As duas últimas versões trazem recursos extras que beneficiam empresas com grandes equipes, como ferramentas específicas e gerenciamento de itens em massa.

11. OpenSCAD

OpenSCAD Programa gratuito de desenho técnico 2D

OpenSCAD é um programa livre de CAD (usa a GPL versão 2), específico para a criação de modelos 3D sólidos utilizados principalmente para a criação de peças mecânicas e não para a criação de animações etc, como o Blender, por exemplo.

O programa não é um modelador interativo. Em vez disso, é algo como um compilador 3D que lê em um arquivo script que descreve o objeto e renderiza o modelo 3D a partir deste arquivo de script.

A sintaxe de seus scripts é baseada na filosofia de programação funcional e não usa variáveis reais. é um pouco difícil de usar pelos iniciantes.

Isto dá ao designer, o controle total sobre o processo de modelagem e permite que ele altere facilmente qualquer etapa do processo de modelagem ou faça desenhos que são definidos por parâmetros configuráveis.

O OpenSCAD fornece duas técnicas de modelagem principais: Primeiro, há uma geometria sólida construtiva (também conhecida como CSG) e, em segundo lugar, há extrusão de contornos 2D. Como formato de troca de dados para este 2D descreve os arquivos Autocad DXF são usados.

Além dos caminhos 2D para extrusão, também é possível ler parâmetros de design a partir de arquivos DXF. Além dos arquivos DXF, o OpenSCAD pode ler e criar modelos 3D nos formatos de arquivo STL e OFF.

Cores das partes podem ser definidas na janela de visualização 3D (incluindo transparência). O renderizador leva em conta a iluminação, mas a fonte de iluminação não é modificável.

O programa é multiplataforma e está disponível para Linux, Windows e Mac OSX. Ele é usado principalmente no design de peças de impressoras 3D.

O programa pode não ser para qualquer pessoa, mas, sendo uma das únicas ferramentas de modelagem 3D não visuais, cumpre um papel importante no mercado.

12. TinkerCAD

tinkercad CAD Prohrama gratuito de desenho técnico online

O Tinkercad é uma coleção de ferramentas de programas, online e gratuita, para quem deseja criar modelos em 3D de forma bastante simples e intuitiva.

O Tinkercad é um programa desenvolvido pela Autodesk. Devido sua facilidade de uso e interface intuitiva, o Tinkercad é indicado para professores e alunos usarem em sala de aula.

Basicamente é um conjunto de ferramentas gratuitas que rodam diretamente no navegador, ou seja, não é necessário qualquer tipo de download ou instalação para utilizar o Tinkercad. Além disso, ele salva os projetos automaticamente e como se trata de um programa online, ele também roda diretamente do seu celular ou tablet.

A ideia principal da ferramenta é que você crie modelos mais complexos a partir da composição de várias formas simples.

O Tinkercad disponibiliza formas como esferas, cilindros, caixas, cones, textos, números e conectores que podem compor o seu projeto.

Usando essas formas você poderá agrupar, duplicar, desagrupar, alinhar ou espelhar até conseguir chegar em um resultado satisfatório para a sua modelagem.

Além da biblioteca padrão de formas primitivas, um usuário pode criar geradores de formas personalizadas usando um editor de JavaScript integrado.

uma ótima característica do Tinkercad é também sua possibilidade de criação de circuitos e blocos de código, tornando-se uma ótima ferramenta maker para o aprendizado.

Outro recurso interessante do TinkerCAD é a possibilidade de exportar o seu projeto em arquivo de formato compatível para impressão 3D (STL e OBJ).

Uma ótima opção para quem estiver iniciando na área da modelagem 3D. Nenhuma experiência anterior em modelagem 3D é necessária.

13. QCAD

QCAD programa gratuito de desenho técnico 2D

O QCAD é um aplicativo CAD gratuito e de código aberto, para desenhos em duas dimensões (2D).

A GUI do programa é baseada no framework Qt. O código fonte do QCAD é lançado sob a versão GPL 3 (GPLv3), uma popular licença Open Source.

O QCAD também é multiplataforma, funcionando bem em Windows, MacOS e Linux.

Com o QCAD, você pode criar desenhos técnicos, como planos para edifícios, interiores, peças mecânicas, esquemas e diagramas.

O QCAD foi projetado com modularidade, extensibilidade e portabilidade em mente. Mas o que as pessoas percebem com mais frequência sobre o QCAD, é sua interface de usuário intuitiva.

Ele permite a impressão em escala exata e de várias páginas, trabalha com diversas unidades métricas, tem suporte para o uso de várias camadas, 35 fontes de CAD, ferramentas para medição e uma biblioteca com quase 5 mil partes de CAD.

O programa é altamente personalizável, permitindo que você defina manualmente cada uma das seguintes características técnica de um modelo: unidade de medida, tamanho do papel, ponto decimal e cor de fundo.

A versão profissional contém complementos para suporte DXF avançado, suporte DWG e muitas ferramentas e recursos extras.

Uma das grandes vantagens deste aplicativo é estar em português, mesmo com algumas falhas de tradução, mas que não atrapalham em nada a compreensão de boa parte dele.

Além disso, a quantidade de ferramentas e seus recursos avançados também dão um toque especial e causam excelente impressão.

QCAD é um sistema CAD 2D fácil de usar, mas poderoso, para todos. Você não precisa de nenhuma experiência em CAD para começar a usar o QCAD imediatamente.

14. LibreCAD

LibreCAD Programa gratuito de desenho técnico

O LibreCAD é um programa para desenho bidimensional similar ao AutoCAD. É um programa livre, open-source e gratuito que conta com uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores.

LibreCAD foi desenvolvido como uma bifurcação do QCad Community Edition. A interface gráfica de LibreCAD é baseada em bibliotecas Qt5, de modo que é executado em várias plataformas, da mesma maneira.

O programa ainda possui interface em vários idiomas, incluindo o português, e tem versões para diversos sistemas operacionais, como Microsoft Windows, Linux / Unix e Mac OS X.

LibreCAD é uma ótima ferramenta para construções geométricas, que oferece camadas, blocos , polilinhas, elipses, tangentes e outras ferramentas avançadas.

O LibreCAD é um recurso leve e pode ser executado a partir de um hardware normal. A maioria dos conceitos de interface e manipulação são análogos ao AutoCAD, tornando-o mais fácil de usar para usuários com experiência neste tipo de aplicação CAD comercial.

O LibreCAD usa o formato de arquivo AutoCAD DXF internamente para importar e salvar arquivos, bem como permite exportar para muitos outros formatos de arquivo.

Dispõe de praticamente todas as ferramentas de desenho disponíveis no AutoCAD LT, Trabalha com camadas (layers), Pode ser usado livremente, seja para desenvolver projetos profissionais ou educacionais, sem qualquer custo.

O suporte e a documentação também são gratuitos graças à grande comunidade dedicada de usuários, contribuidores e desenvolvedores do LibreCAD.

O LibreCAD é um programa CAD 2D bem robusto, de fácil adaptação, facilidade de uso, com uma grande disponibilidade de ferramentas de desenho, sendo uma excelente alternativa aos programas CAD comerciais de licença paga.

15. BricsCAD

BricsCAD programa para desenho técnico

O BricsCAD é uma ferramenta de programa CAD confiável e acessível para designers e engenheiros. com versões para Windows, Mac e Linux.

O programa é uma solução profissional que se destaca como uma alternativa ao AutoCAD, pois possui alta compatibilidade e comandos semelhantes aos do aplicativo da Autodesk. Para completar, com o programa você pode usar AutoLISP, ADS e VB.

O formato padrão dos arquivos de desenho do BricsCAD é o DWG (o mesmo do AutoCAD), isso permite que desenhos do AutoCAD sejam visualizados e editados sem necessidade de conversão.

Um dos grandes diferenciais do BricsCAD é possuir edição CAD 2D e 3D completa, modelagem direta em 3D com padrão ACIS atualizado, parametrização de projetos em 2D e 3D, além de análise cinemática, projetos de montagens de mecanismos e projetos em chapa metálica.

Outro ponto forte é o fato de incluir a novíssima plataforma BIM (Building Information Modeling), usando integralmente o formato .dwg nativo e permitindo a importação e exportação para formatos IFC já existentes.

Com BricsCAD também é possível importar e exportar dados com programas CAD 3D de grande porte e outros de formatos neutros. Tudo isso a partir do BricsCAD Communicator.

O programa é disponibilizado em 18 línguas, incluindo o português, sendo utilizado em 90 países. Ele foi desenvolvido com o objetivo de ajudar os usuários a trabalhar de maneira mais rápida e inteligente, gastando menos recursos.

Pode adquirir licenças perpétuas, licenças em rede e sem necessidade de atribuição por nomes, e sempre por um valor substancialmente inferior ao de aluguer de outros programas. Também pode alugar licenças por períodos de 1 ou 3 anos, se for mais conveniente.

O BricsCAD pode ser usado gratuitamente por 30 dias, Mas para estudantes, professores e laboratórios das instituições educacionais regulares ele pode ser gratuito por 12 meses.

16. Draftsight

Draftsight  programa cad de desenho técnico

O DraftSight é um programa que disponibiliza um ambiente de projeto rico em recursos CAD 2D e 3D de nível profissional para usuários que desejam uma maneira melhor de criar, editar, visualizar e marcar arquivos DWG 2D e 3D com grande facilidade, velocidade e eficiência.

Ele é capaz de lidar com diferentes escopos de projeto e manufatura (mecânico, elétrico, arquitetônico, fabricação entre outros), desde os desenhos 2D mais básicos até layouts de edifícios complexos, layouts elétricos e modelagem 3D avançada.

Desenvolvido pela Dassault Systemes (que também é desenvolvedora dos programas Catia e Solidworks), DraftSight é um programa gratuito para desenho técnico disponível para Linux, Microsoft Windows e OS X.

O DraftSight oferece uma interface muito bem organizada e várias ferramentas que permitem a criação de projetos bidimensionais. O utilizador pode esticar/encolher, rodar, alterar a escala de cada objecto e muito mais.

Possui suporte para vários formatos de arquivo, uma GUI interativa que permite personalizar sua usabilidade, blocos, suporte a importação/exportação, suporte a acréscimo ao G-Code, etc.

DraftSight permite anexar modelos de referência externos e tem a capacidade de gerar arquivos no formato PDF com múltiplas páginas, tem um sistema de coordenadas cartesianas, além de desenho em camadas, máscaras de fundo para anotações, suporte para tabelas de estilo de plotagem CTB e STB e muito mais.

O DraftSight vende-se a si próprio como uma alternativa ao AutoCAD. Ao abrir um arquivo nativo do AutoCAD, o DraftSight consegue ler e criar as layers do arquivo em sua tabela de layers sem o menor problema.

O editor de layers permite que você utilize suas layers já configuradas no AutoCAD diretamente no DraftSight simplesmente abrindo o arquivo. Fora isso, o editor de Layer é bastante familiar e vocês vão encontrar aqui todas as opções as quais já estão familiarizados.

O DraftSight, também interage com o 3DXPERIENCE, da Dassault Systèmes, trazendo ainda mais recursos, armazenando tudo na nuvem de forma prática e segura.

Infelizmente, o DraftSight já não se encontra disponível gratuitamente. que tem dois métodos, uma via por assinatura de 12 meses e outra sem assinatura em que você compra ele uma única vez e recebe updates nos primeiros 12 meses após a compra.

17. SketchUP

sketchup CAD programa de  modelagem 3D

O SketchUp é um programa de CAD que possibilita a criação de ambientes e objetos em 3D. Nos ramos da arquitetura e engenharia, a ferramenta é muito utilizada para a elaboração de maquetes virtuais.

É voltado para modelagem 3D. Com o SketchUp, você pode aplicar itens como cores, medidas, texturas, sombras e luzes, e criar fotos super realistas.

Inicia-se com uma interface simples, mas integra uma grande variedade de add-ons e ferramentas funcionais. O usuário começa desenhando linhas e formas, que podem então evoluir para uma variedade de formatos geométricos complexos em 3D.

Uma das suas maiores vantagens, além de ser um programa muito intuitivo para aprender, é que ele possui uma grande biblioteca de designs prontos para importar nos teus designs. Para design de interiores e arquitetura, isto é muito útil, pois permite adicionar móveis e outros objetos diretamente no teu modelo 3D.

Outra plataforma de suporte é a Extension Warehouse. Esse repositório de plugins permite que os usuários façam ajustes no SketchUp de modo a atender às suas necessidades. De fato, a Trimble (a empresa desenvolvedora do SketchUp) incentiva os usuários a contribuir com extensões, muitas delas gratuitas.

Além disso, o SketchUp pode ter o apoio de programas que entregam soluções complementares, como o Vray, o Artlantis e o Lumion, agregando simulação visual como fotos aos projetos. Porém, é preciso usar computadores que suportam renderizadores de última geração.

A versão gratuita e simplificada, o SketchUp Free, funciona totalmente na nuvem. oferecendo 10 GB de armazenamento grátis na nuvem, e pode ser usado em qualquer plataforma e desde qualquer computador com ligação à Internet.

Já para o uso comercial, há a versão Pro, desenvolvida para profissionais que demandam de licença para o uso comercial. Há uma versão para MAC e outra para Windows. As principais diferenças entre eles é que a versão paga possibilita a criação de folhas de projeto completas, com detalhamento em 2D. Também permite a troca de arquivos com outros programas, como AutoCAD e Adobe Illustrator.

O SketchUp é um programa de modelação 3D muito fácil de usar, que possui múltiplas ferramentas de trabalho que facilitam o desenho de objetos, economizando tempo e dinheiro, desde logo não é necessário estudar muito o seu funcionamento para poder manejá-lo com facilidade.

18. Rhinoceros

Rhinoceros CAD programa  de modelagem 3D

O Rhinoceros ou Rhino, para Windows e Mac, É um programa CAD 3D baseado em NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) que é um modelo matemático.

Seu sistema matemático permite aos usuários manipular pontos, superfícies, curvas, malhas e sólidos de qualquer maneira.

Este aplicativo líder em sua categoria pode converter qualquer NURBS em uma figura tridimensional, sem restrições de complexidade ou tamanho, suportando também redes poligonais e sombreadas.

As ferramentas dele oferecem uma grande flexibilidade e também o tornam ideal para projetar montagens complexas, além disso ele é extremamente preciso.

O Rhinoceros é indicado para modelagem de design de produtos em geral e é mundialmente utilizado em diferentes mercados, como aviação, naval, móveis, produtos, calçados e joias.

Tal modelagem tornou-se melhorada com a implementação do Grasshopper (é uma linguagem de programação baseada no visual programming language dedicado na geração de modelos paramétricos), tornando experiencia de modelagem mais profunda.

Um de seus principais atrativos é a interface operacional. Bastante intuitiva e de fácil assimilação, é co-responsável pela rápida curva de aprendizado do programa, principalmente se comparado ao AutoCAD e ao Blender.

O Rhinoceros é também amplamente configurável, permitindo ao usuário que edite suas pré-definições como melhor lhe convier. Isto inclui o ambiente de trabalho, barra de ferramentas, atalhos do teclado, botões do mouse, entre outros.

Como é um programa amplo e com código aberto, cada especialidade de mercado criou plugins, que são pequenos programas que funcionam dentro de outro e adicionam ferramentas e recursos específicos.

Por exemplo, o plugin Vray adiciona ao Rhinoceros inúmeras ferramentas e recursos de renderização, que é, basicamente, o processo de gerar imagens fotorrealistas a partir da modelagem 3D.

O Rhinoceros em relação aos seus concorrentes possui um dos maiores custo benefício, no Rhino é adquirido o programa de licença vitalícia. Também permite que seja feito um julgamento do Rhinoceros gratuito por 3 meses.

Mesa Digitalizadora para Desenho Técnico

XPPen Deco Pro Bluetooth mesa digitalizadora para desenho técnico

Uma mesa digitalizadora ou tablet gráfico, é um dispositivo periférico que pode ser usado para criar traços de desenhos em papel para um arquivo de desenho, ou para escolher comandos de uma mesa digitalizadora.

Com o driver Wintab, você pode usar o apontador da mesa digitalizadora no lugar do mouse como um apontador do sistema para escolher elementos da interface do usuário e objetos de desenho, ou para interagir com o sistema operacional. O apontador da mesa digitalizadora pode ser um puck de digitalizador ou um stylus.

Eu uso uma mesa digitalizadora XPPen Deco Pro. Ela permite que vc navegue, dê zoom, rotacione e mova objetos tanto manualmente quanto com a caneta. No começo você vai estranhar, mas pegando a manha nunca mais vai olhar pra um mouse.

A mesa Deco Pro tem todas as funções de um mouse, só que muito mais poderoso. Os botões da caneta e do tablet podem ser customizados ao seu gosto.

Tablet e caneta sem fio para maior liberdade e comodidade. caneta com Tecnologia patenteada que elimina a necessidade de bateria.

8192-níveis de pressão para controle de todas as formas e linhas. Sensibilidade à inclinação para maior controle.

A Tablet opera com qualquer software, sendo que muitos aplicativos têm características especiais e ferramentas que são desenvolvidas para uso com Caneta. Ideal para liberar sua criatividade, desenhar, editar, fazer esboços e muito mais.

O Deco Pro é indispensável para o Photoshop, illustrator, SketchUP, Blender e ZBrush, e eu uso pra aplicações CAD como Rhinoceros e AutoCAD tambem sem problema. vários recursos são voltados para as mesas, como também a velocidade e conforto são muito maiores. Vai de cada um em seu fluxo de trabalho.

Caso sinta a necessidade de ter um modelo mais avançado e que fornece mais ferramentas tanto para trabalhar quando para facilitar sua vida a XPPen Artist 15.6 Pro é relativamente barata. essa bela mesa digitalizadora que na verdade é um display laminado de 15,6 polegadas com resolução Full HD 1080P, e permite que você desenhe com a caneta diretamente sobre a tela.

Conclusão

Os programas CAD são usados por arquitetos, engenheiros, desenhistas, artistas, criadores de games e muito outros para criar desenhos bidimensionais (2D) ou modelos tridimensionais (3D).

Essa foi a minha lista com os melhores programas de CAD 2D & 3D disponíveis no mercado.

Todas as ferramentas listadas são capazes de atender qualquer designer iniciante e algumas delas, até mesmo o designer mais exigente.

Por outro lado, não existe uma melhor opção quando se trata de selecionar um programa específico para o seu dia a dia.

A melhor forma é você analisar cada ferramenta, e verificar se o programa atende aos seus requisitos, somente depois tomar a decisão certa. Seja para Hobby, Empresa ou Indústria.

O melhor programa CAD vai ser o que representa melhor o seu negócio e torne o seu processo de produção mais simples e intuitivo possível.

O mundo está em constante evolução, e um profissional, para estar bem capacitado precisa seguir o ritmo de evolução da tecnologia.

Não deixe que suas ferramentas de CAD limitem sua criatividade e capacidade em criar rapidamente várias possibilidades de produtos.

Compartilhe suas idéias conosco usando a seção de comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo.

Responses