6 Melhores Mesas Digitalizadoras para Modelagem & Escultura 3D no Zbrush e Blender

Jan 06,2023 PM 15:05

723

0

A modelagem 3D é uma das áreas que mais cresce no mercado das artes e computação gráfica.

Modelagem 3D é um processo que consiste em desenvolver objetos tridimensionais por meio de softwares, sendo eles representados virtualmente a partir de modelos matemáticos.

Essa prática é muito usada na indústria de games e animações, mas também para trazer à realidade os objetos projetados.

Entre os muitos trabalhos e softwares que se destacam no campo da modelagem 3D, um deles é o Blender. Trata-se de um software que possibilita criar arte digital, assemelhando-se a outros programas que você provavelmente já conhece ou até usou, como ZBrush.

A mesa digitalizadora é uma ferramenta imprescindível para os profissionais do campo da modelagem e escultura digital 3D. Com ela é possível conseguir movimentos que com o mouse do computador seria irrealizável. elas são dotadas de uma precisão e sensibilidade muito maiores e são especialmente úteis para o desenho digital.

Além disso, é excelente ja esculpir no Zbrush e Blender com uma mesa digitalizadora.

O que é Blender?

Blender programa para modelagem 3D

O Blender é um programa de modelagem 3D gratuito e de código aberto, que pode ser executado nos sistemas operacionais Linux, MacOS e Windows. Sua interface utiliza OpenGL, o que garante uma boa experiência em computadores e plataformas compatíveis.

Com o Blender você poderá criar e animar objetos 3D, assim como universos e ambientes espetaculares graças à sua capacidade de processamento de motores gráficos, o que, geralmente, é feito em softwares especialmente dedicados a esta tarefa.

O Blender é um software multiplataforma e compacto. Dentre suas vantagens, estão as inúmeras ferramentas e recursos avançados que esse oferece para desenvolver diferentes tipos de projetos, como jogos, animação, edição de vídeos e objetos para serem impressos.

Para quem quer imprimir criaturas, desenhos orgânicos e/ou personagens é uma ótima opção! O programa oferece o Sculpting, um recurso muito bom para modelar e enriquecer de detalhes o seu personagem.

Está entre os mais populares, também, por ter várias comunidades ativas onde você pode tirar dúvidas, sugerir ou buscar novas ideias. Essas comunidades têm grande força e impulsionam o programa que muda constantemente para melhor.

O uso do software não é o mais fácil e intuitivo. Porém, não faltam vídeos tutoriais em português, disponíveis na internet. E já existe também a versão do programa em português. Então, investindo tempo e utilizando esses recursos além das comunidades, é possível aprender e aproveitar as vantagens do programa.

O que é Zbrush?

Zbrush programa para Modelagem e escultura 3D

Programa criado pela Pixologic, o software Zbrush é um modelador excepcional para artistas, designers, profissionais da indústria de filmes e qualquer entusiasta por escultura digital. Suas ferramentas proporcionam liberdade, agilidade, fluidez e autonomia na modelagem. Além de diversão garantida, o programa impulsiona a criatividade e imaginação.

Desde que chegou ao mercado, o Zbrush afeta positivamente o trabalho de muitos profissionais, que trocaram as maquetes e esboços gigantescos por um programa simples que com poucos clicks, possibilita mudanças no modelo economizando assim, tempo e energia.

O Software é voltado para criação de esculturas, ótimo para modelar personagens, criaturas ou qualquer desenho orgânico. A partir do princípio da circularidade, com pincéis, você desenvolve o seu modelo como se tivesse moldando em argila. No processo seu desenho ganha cores, textura e forma escultural realística.

O Zbrush oferece recursos práticos, poderosos e uma bela e intuitiva interface que pode ser customizada pelo usuário, se preferir. Seus modelos 3D e desenhos 2D e 2.5D Pixols têm uma boa interação pelo método não-linear e livre que o software trabalha. Com suas várias opções de exportação, o pragrama prepara bem seus modelos para serem impressos.

Oferece, ainda, uma variedade de filtros e efeitos para adicionar ainda mais precisão à renderização. É por essa característica que o software se tornou essencial na produção de filmes e jogos digitais. Nesse sentido, dá liberdade artística ao mesmo tempo em que torna o trabalho mais veloz e produtivo.

Blender VS Zbrush

Zbrush vs Blender programa para Modelagem e escultura 3D

O ZBrush é considerado por muito o Photoshop da modelagem 3D. Isso porque deixa o foco na criação livre para que artistas desenvolvam um estilo único. É um software completo de modelagem e pintura em 3D bastante fácil de usar.

A versão mais recente do ZBrush, está disponível para PC Windows OS de 64 bits e Apple MacOS. As novas licenças perpétuas custam US $ 895; as assinaturas custam $ 39,95 / mês ou $ 179,95 por seis meses.

Na escultura digital, mais especificamente, as versões mais recentes do Blender incorporam um módulo muito potente e completo que rivaliza cara a cara com programas profissionais como o Zbrush.

O blender é um soft genérico muito eficaz, muita coisa nele se faz com rapidez devido ser baseado 80% em atalhos e lógica. E o melhor de tudo q é 100% gratuito.

O ZBrush é pioneiro no ramo de sculpt, já para modelagem poligonal o blender se sai bem melhor, até porque o propósito dele é este.

O ponto crucial que o blender tem ao seu favor é o fato dele ser gratuito. Você pegando a prática de sculpt nele, e claro, com a ajuda de uma mesa digitalizadora, o processo se torna bem mais fácil.

Minha opinião pessoal com relação ao Blender é que pode ser interessante aprender a trabalhar com esse software a nível de hobby.

Mas não acho interessante para um artista se aprofundar muito no Blender e tentar levar esse aprendizado a nível profissional. O motivo é que pouquíssimas empresas usam o Blender profissionalmente, a exemplo de alguns estúdios de desenvolvimento de games indie e alguns poucos estúdios de animação para o mercado publicitário.

Muitas empresas usam esse software para testes, mas o trabalho final fica por conta de softwares comerciais como Zbrush, 3ds Max, Maya, Houdini, Cinema 4D, entre outros.

Produções como Avatar, Senhor dos Aneis e outras, usaram o Zbrush para desenvolver seus projetos.

Quais são as vantagens de uma mesa digitalizadora para Modelagem e escultura 3D?

tablet vs sem tablet para modelagem e escultura 3D

Mesa digitalizadora tem várias vantagens, especialmente se você trabalha na área criativa. A maior vantagem está para desenhar, ajuda muito.

Ergonomicamente falando mesas digitalizados são muitos melhores, pois evitam a Lesão por Esforços Repetitivos (LER).

A principal diferença entre uma mesa digitalizadora e uma mouse é que as tablets de desenho possuem sensibilidade a pressão. A reclamação mais frequente de quem usa mouse para desenhar é não ter acesso aos níveis de pressão.

A mesa digitalizadora é muito usada para realizar a escultura digital 3D. Com aplicativos, como o Zbrush e Blender, as tarefas ficam bem mais naturais devido à sensibilidade da tela e da caneta.

Além disso, a precisão do desenho é enorme! Os traços saem de acordo com a pressão feita e, se precisar de algum ajuste, é possível fazer à mão livre.

Aplicar texturas e tintas é bem mais fácil e, dependendo do modelo do seu tablet gráfico, é possível girar a obra e dar zoom para conferir o que está sendo feito em sua totalidade. Os detalhes podem ser vistos, revistos e aperfeiçoados.

Alguns mesas possuem botões laterais que auxiliam em atalhos de funções ou aplicativos do computador. O tempo gasto nisso é menor e torna o serviço mais ágil. Todo o processo é mais rápido.

6 melhores mesas digitalizadoras para Modelagem e escultura 3D

A Mesa Digitalizadora, conhecidas também como Tablet Gráfico ou Mesa Gráfica, é um dos recursos tecnológicos mais usados por criativos.

Funciona como uma espécie de prancheta que, com o auxílio de uma caneta (Stylus), compõem o material ideal para a rotina criativa em diferentes atividades.

A área ativa da mesa digitalizadora é o espaço real onde será possível trabalhar. Geralmente é um espaço no meio da mesa que fica delimitado por alguma marcação. Quanto mais próxima à área ativa for do tamanho do seu monitor, mais fácil será de ter noção de espaço e de conseguir fazer movimentos mais precisos.

O número de níveis de pressão de uma mesa digitalizadora é o que define o quanto ela será capaz de detectar os diferentes níveis de força do seu traço. Modelos com muitos níveis reproduzirão na tela traços mais finos quando você riscar com menos força e mais grossos quando aumentar a força na caneta.

A maioria das mesas digitalizadoras não possui tela, portanto, são usadas em conjunto com uma tela do computador. Mas, no mercado há opções de mesas digitalizadoras com tela, que se parecem com tablets. Esses modelos costumam ser mais caros e mais pesados, mas entregam alta qualidade e precisão.

Uma mesa digitalizadora com tela funciona como um segundo monitor ligado ao seu computador, o que é vantajoso mesmo quando você não está usando a mesa para desenhar.

No mercado nacional, marcas como Wacom e XP-Pen oferecem produtos para atender a diversos públicos. Recomendo qualquer uma da XPPen, mesmo a mais barata que tiver. São ótimas.

1. XPPen Deco 03

XPPen Deco 03 mesa digitalizadora sem fio para Modelagem 3D

Com uma área útil bastante confortável de 10 x 5,62 polegadas, a mesa digitalizadora XPPen Deco 03 permite que sua imaginação ganhe mais espaço. Ela garante ainda mobilidade, já que entrega uma espessura bem fina de apenas 8mm.

No quesito pressão, o modelo atende a boas expectativas, com 8.192 níveis. Outro destaque é a resolução de 5080 LPI da caneta, o que contribui para soltar a imaginação na hora de pensar em todos os detalhes.

Outro ponto importante é que ela caneta não depende de bateria para funcionar, o que é um aspecto que agrada muitas pessoas!

O mesa XPPen Deco 03 se conecta via Wi-Fi 2.4Ghz aos aparelhos, e na caixa vem com um nano receptor de 2.4Ghz para poder conectar em computadores que não tem funcionalidade Bluetooth.

Já a mesa XPPen Deco 03 é um modelo bastante versátil, principalmente por ser compatível com diferentes dispositivos – Linux, Windows e macOS. Além disso, o usuário poderá contar com 6 botões personalizáveis e uma roda vermelha, o que facilita na hora de criar seus próprios atalhos.

2. XPPen Deco Pro

xppen deco pro bluetooth mesa digitalizadora para Modelagem 3D

Diferente da maioria dos tablets mais baratos, que geralmente são todos de plástico, esse aqui tem um corpo inteiro em alumínio. seu aspecto remete a de um produto com melhor qualidade e durabilidade.

Ela existe com duas opções de tamanho: o pequeno com uma área ativa de 9 x 5 polegadas e o médio com uma área ativa de 11 x 6 polegadas.

Sua conexão sem fio é por Bluetooth, sem a necessidade de receptores. Isto elimina todos os fios e desordem, permitindo maior liberdade de movimento enquanto você usa seu laptop ou PC desktop.

Essa é uma mesa grande e que entrega ótimos atributos, incluindo função de inclinação de até ±60° e ainda 8192 níveis de pressão.

Como diferencial, o caneta PA1 dispõe de tecnologia para ressonância eletromagnética, ou seja, você poderá dar adeus ao uso de baterias.

Outro ponto interessante é a sua tecnologia para detecção de trajetória com elevada velocidade. Isso quer dizer que o modelo permite uma resposta rápida para os movimentos realizados com a caneta.

Já sua tablet XPPen Deco Pro possui 8 botões para controle do dispositivo. Por fim, vale destacar sua roda de rolo e um anel de toque que permite realizar zoom fora ou dentro da tela. Isso significa uma melhor adequação ao seu programa de desenho digital.

3. XPPen Artist 13 (2ª geração)

XPPen Artist 13 (2ª geração) Display Interativo para desenho digital

Essa mesa possui um display, para que você consiga desenhar diretamente na tela. Além disso, ela existe no mercado com quatro opções de tamanho: 10,1", 11,9", 13,3" e 15,4”.

A resolução de FHD (1920 x 1080 px) é inserida em uma tela LCD de 13,3” com excelente precisão de cores (96% de Adobe RGB). Você pode ver cada pequeno detalhe da sua obra de arte, ou do design.

Graças à tecnologia de tela totalmente laminado, o curso que você desenhou é preciso e natural e quase sem deslocamento; Além disso, a superfície da tela é coberta com vidro antirreflexo, reduzindo efetivamente o efeito "ofuscamento" e fornecendo melhor proteção para a sua visão.

Existem 4 cores diferentes disponíveis : Preto, Verde, Azul, e Rosa. 9 teclas de atalho permitem acesso rápido às teclas mais usadas e atalhos de software.

O caneta "X3 Elite" tem cerca de 8192 níveis de sensibilidade, e 3g de baixa força de ativação, bem como consegue reconhecer até os traços mais leves e finos da caneta. Além disso é preciso, pois reage até à inclinação da mão.

A tela XPPen Artist 13 (2ª geração) oferece também gráficos brilhantes bem como um acabamento nas quatro pontas para evitar que ela deslize durante o uso, dando mais firmeza no desenho. Além de ser compatível com Linux, Windows e Mac OS, essa mesa também é compatível com dispositivos Chrome OS e Android.

4. XPPen Artist 15.6 Pro

XPPen Artist 15.6 Pro display tablet gráfico escultura no Zbrush

Essa mesa XPPen Artist 15.6 Pro vem com uma área de exibição de 15,6 polegadas. A tela IPS do modelo atual tem resolução full HD 1080P, possui uma gama de cores de 88% NTSC (120% sRGB), ou seja, as imagens estão mais vívidas, com cores vibrantes e alguns detalhes extremos de sua arte.

A XPPen Artist 15.6 Pro com uma tela totalmente laminada que garante precisão do cursor em diferentes posições. Como bônus, a película protetor incluída ainda diminui o reflexo da luz, permitindo que você use o tablet mesmo em ambientes com muita luz natural.

Compatível com Windows, Linux e MacOS, esta tablet Artist 15.6 Pro utiliza uma caneta sem bateria, suporta até 60º de inclinação e reconhece até 8192 níveis de pressão.

Ele possui 8 teclas de atalho totalmente personalizáveis, além de uma roda multifunção. Facilitando assim, a criação de diversas teclas de atalho nas principais ferramentas que você usa.

Além disso, essa mesa já vem com caneta, algumas pontas de substituição, um suporte portátil, bem como pano de limpeza, luva de desenho e cabo de extensão. Ou seja, o acessório vem completo, basta configurar e usar.

5. XPPen Artist 22 (2ª geração)

XPPen Artist 22 (2ª geração) tela digitalizadora para dedenho digital

Esse display interativo XPPen Artist 22 (2ª geração) possui como diferencial a sua tela de 21,5 polegadas, perfeitos para quem deseja ver os projetos de forma clara e sem depender do monitor do computador.

Possui excelente resolução de até FHD, A qualidade da imagem e a fidelidade das cores são comparáveis aos monitores de alta performance (92% da gama de cores Adobe RGB / 122% sRGB).

A caneta PA6 do Artist 22 (2ª geração) não precisa de pilhas ou baterias e conta com sensibilidade de 8192 níveis, reconhecimento de inclinação de até ±60º, como é esperado de uma mesa profissional.

O aparelho possui pernas dobráveis, o que possibilita que a tela fique inclinada de acordo com a necessidade e conforto do usuário.

É uma ótima opção para quem possui experiência intermediária/avançada com esse tipo de equipamento. É recomendado para profissionais da área.

6. XPPen Artist 24 Pro

xppen artist 24 pro Mesa Gráfica para Modelagem 3d no blender

O tablet XPPen Artist 24 Pro possui uma tela grande de 23,8" com resolução premium de 2K QHD (2560 x 1440 píxeis), Uma ampla gama de cores de 120% sRGB, e praticamente sem paralaxe, o que realça cada avanço criativo.

Devido ao seu display em alta resolução e tamanho, é possível fazer desenhos incríveis e precisas de forma simples através do uso da caneta PA2 que possui total sensibilidade à pressão e não precisa de pilhas ou bateria.

Esse modelo possui o maior nível de pressão do mercado com 8192 níveis. Isso gera uma precisão incrível no desenvolvimento de qualquer projeto através do dispositivo.

O equipamento reage a inclinação da caneta stylus e possui pernas dobráveis para adaptar-se de acordo com a necessidade do usuário.

Como diferencial, o modelo acompanha 20 botões totalmente personalizáveis e 2 Roda de discagem vermelha, que ativam o zoom, modelagem e escultura nos aplicativos 2D e 3D.

Apesar de ser um dos modelos mais avançados do mercado, o seu preço é considerado elevado, mas o investimento realmente vale a pena!

Conclusão
Conecte a mesa digitalizadora ao computador e trabalhe em qualquer software criativo como Blender e Zbrush.

O acessório é fácil de ser configurado, basta conectá-lo ao PC através da cabo e instalar o driver para Linux, Windows ou MacOS. Depois é só soltar a imaginação.

A XPPen é uma empresa chinesa, fundada em 2005, totalmente especializada na produção de mesas digitalizadores com as melhores custo benefício de mercado. Realmente vale a pena adquirir um modelo da XPPen.

Faço sculpt no Blender e Zbrush, e crio personagens, e objetos para impressão 3D. Estou bastante satisfeito com a XPPen, aconselho para quem quer começar e tem um budget limitado.

Escolha a melhor mesa digitalizadora para você e crie artes incríveis!


Responses