Desenhar ou Editar fotos com Mesa Digitalizadora + Photoshop

Dec 16,2020 AM 11:00

611

0

A Pintura Digital é uma manifestação artistística expressada através de softwares e muito utilizada no universo dos games, cinema e ilustrações em geral. Com ela é possível trabalhar com diferentes traçados de pincel, aplicar texturas, filtros, camadas e muito mais para criar as mais diferentes artes com a vantagem de poder reverter e recuperar sua criação em alguma etapa, caso necessário.

O Photoshop, ferramenta muito completa e de excelência no ramo da Pintura Digital, é o grande aliado desta formação. Sendo um grande pioneiro das mais variadas ferramentas e propriedades, ele otimiza o fluxo de trabalho e é ideal para as mais diversas criações no ramo.

Desenho e pintura digital no Photoshop

xp-pen artist 12 pro with photoshop.jpg

Para começarmos, precisaremos de uma mesa digitalizadora.

Um tablet gráfico, conhecido muitas vezes como Mesa Digitalizadora, é um dispositivo de entrada de dados que possibilita o uso de uma caneta para simular o efeito de um desenho feito à mão.

Essa ferramenta é indispensável para conseguirmos desenhar no Photoshop, pois ele simula uma espécie de "folha e lápis" digitais com muita eficiência.

A precisão e sensibilidade que temos com a Caneta da mesa gráfica é incomparável com a do mouse tradicional.

Se trabalha com um digitalizador de desenho de gráfico, como o Mesa gráfica XP-PEN , você pode controlar ferramentas de pintura com pressão da caneta, ângulo, rotação ou a roda de estilos.

Fundada em 2005, A XP-PEN é uma empresa de profissional que produz mesas digitalizadoras , Display Monitores Interativos e produtos relacionados. Os tabletes gráficos da XP-PEN possuem um caneta sem fio e sem bateria, permitindo maior liberdade de movimentos.

Existem dois tipos de tablets gráficos: aqueles com uma tela e aqueles sem.

As mesas gráficas sem telas são mais comuns e acessíveis. São basicamente trackpads grandes e sensíveis à pressão, que você controla com uma caneta especial. Pode levar alguns dias para se acostumar a desenhar enquanto olha para a tela do computador, mas é mais natural do que você imagina.

XP-PEN oferece tablets muito bons para começar: os modelos de tablets gráficos Série Star, Série Deco, e Série Deco Pro . Disponível em dois tamanhos ( A4 e A6 ), esses modelos básicos são bastante versáteis.

As mesas gráficas com telas possuem monitores externos integrados que são conectados ao seu computador. Você pode desenhar ou pintar diretamente na tela e no Photoshop. Os modelos de entrada de alta qualidade, como o 12" XP-Pen Artist 12 Pro , custam cerca de US $ 250.

Com o tablet, também fica mais fácil de corrigir os erros. Com alguns modelos, basta virar a caneta para apagar, como faria com um lápis clássico (mas aqui muito mais performático). Para tentar e experimentar, o design gráfico é adotá-lo.

Finalmente, graças ao software de desenho photoshop, você desfruta de uma paleta de cores infinita e você obtém acabamentos perfeitos e uniformes. Simples e intuitivo, é a ferramenta essencial para projetar seus desenhos na íntegra ou finalizá-los.

Usando um tablet gráfico e photoshop para editar fotografias

xp-pen star g640 with photoshop.jpg

Além de desenhos, a mesa é muito útil no acabamento de montagens e manipulações de imagens, justamente por causa da sensibilidade e precisão que temos com as ferramentas de ponteiros no Photoshop.

a maior parte dos fotógrafos utiliza ferramentas como o Photoshop para dar um toque de profissionalismo nas suas imagens, e isso não é algo errado ou trapaceiro. O uso de filtros na fotografia realça os seus pontos fortes e isso ajuda para que a foto fique mais bonita e chamativa. Esse tipo de edição é leve e altera poucos aspectos da foto, mas faz toda a diferença.

Mesa digitalizadora para manipulação de imagens no Photoshop? Precisa mesmo?

Embora não seja a escolha favorita de todos os designers gráficos, um tablet gráfico é uma vantagem para muitos artistas que fazem desenhos digitais. Para muitas pessoas, isto permite fazer linhas e curvas com mais facilidade e até mesmo retocar detalhes com mais precisão.

vos falo do acessório que uso todos os dias para editar as minhas fotos. Uma mesa digitalizadora XP-Pen Star G640 . A facilidade de usar uma caneta para desenhar, bem como os botões personalizáveis do tablet melhoraram minha velocidade e qualidade de edição. Caso a sua fotografia exija que você gaste uma quantidade substancial de tempo em um programa como o Photoshop, o uso de um tablet é imprescindível.

Para os profissionais que querem levar o retoque digital a outro nível, este é o tablet que não pode faltar. E é que seus 8.192 níveis de pressão proporcionam uma alta sensibilidade que garante precisão e exatidão nas linhas, principalmente quando se utiliza o tablet para edição fotográfica.

XP-Pen Star 06 - um modelo mais elaborado e robusto. Um aspecto a ter em mente é que ele funciona com sem fio. Portanto, você não precisará conectá-lo a um cabo direto ao computador. Isso tornará o processo de retoque e desenho ainda mais fácil!

O tablet gráfico é um equipamento muito interessante para a edição de imagens. Apesar de existir há vários anos os fotógrafos muitas vezes ficam na dúvida em como usá-lo para editar suas fotografias e acabam usando o mouse como equipamento preferencial.

No início os tablets gráficos eram utilizados mais para ilustração, simulação de materiais artísticos e desenhos técnicos de arquitetura. Com o uso cada vez mais intenso da pós-produção e do retoque na fotografia esse equipamento se tornou recorrente no trabalho do fotógrafo.

A Mesa digitalizadora é uma ferramenta muito poderosa e útil para tratamento de imagens. Se você trabalha suas fotos apenas com o Lightroom ela se torna opcional, pois conseguimos realizar a maioria das tarefas com o mouse. Agora se você usa o Adobe Photoshop é praticamente fundamental o uso dessa ferramenta. Vou citar algumas das vantagens abaixo:

Produtividade – Você consegue navegar na imagem, fazer ajustes e seleções de forma muito mais ágil com a caneta.

Precisão – Diversos seleções, pinturas e ajustes podem ser feitos perfeitamente à mão-livre.

Conforto – Diferente do mouse, trabalhar com uma mesa digitalizadora é muito mais confortável e menos cansativo.

Esse é um investimento relativamente baixo pelo grande benefício que traz. Mas, um dos pontos importantes a ressaltar sobre a utilização dela, é a questão da adaptação. Muitas pessoas, acabam comprando para testar, não se adaptam e desistem. Por isso, recomendo que ao adquirir uma Tablet, você deixe o mouse de lado e insista em usá-la até se acostumar com o funcionamento.

Não sou um profissional dessa, na verdade bem longe disso, mas o pouco sei vou compartilhar contigo e dessa maneira vamos evoluindo juntos.

Além disso, não se esqueça que o Photoshop é mais que um programa para recortar imagens e/ou retocar imperfeições fotográficas, pois é uma excelente ferramenta da Adobe para designers gráficos(as), criativos(as) e qualquer pessoa em geral que se anime a criar peças digitais. Não espere mais para fazer o download!.


0 Responses