7 motivos para trocar o mouse por uma mesa digitalizadora

Dec 28,2020 PM 16:02

246

0

mouse vs xp-pen tablet.jpg

Para quem trabalha com design, fotografia, edição, animação ou desenho artístico, a mesa digitalizadora é um acessório fundamental. Mas, além disso, essa ferramenta também pode otimizar o tempo e potencializar a qualidade do trabalho de outros tipos de profissionais que demandam muito tempo na frente do computador.


O que é uma mesa digitalizadora e para que serve?


Também conhecida como mesa gráfica ou tablet gráfico, você pode desenhar e escrever o que quiser nela com uma caneta específica. O objeto deve estar conectado a um computador por um cabo USB ou por Bluetooth e, assim, a imagem desenhada aparece na tela do PC por meio de um programa como o Adobe Photoshop ou o Illustrator.


Além da mesa com caneta, há outras com sensibilidade ao toque das mãos e dedos e as que funcionam como uma pintura interativa (elas apresentam um monitor integrado em que é possível ilustrar). O instrumento, normalmente, é pequeno e leve. Ele serve como uma representação da tela do seu computador. Então, você aproxima a caneta da mesa e o mouse faz o mesmo no programa que está aberto no PC.


Não é necessário encostar a caneta na mesa para desenhar, só se você quiser selecionar alguma ferramenta no software. Além de ser utilizada para ilustrações e tratamentos de fotos, a mesa digitalizadora é muito usada para realizar a escultura digital 3D. Com aplicativos, como o Zbrush, as tarefas ficam bem mais naturais devido à sensibilidade da tela e da caneta.


Aplicar texturas e tintas é bem mais fácil e, dependendo do modelo do seu tablet gráfico, é possível girar a obra e dar zoom para conferir o que está sendo feito em sua totalidade. Os detalhes podem ser vistos, revistos e aperfeiçoados. 

Confira abaixo 7 razões para aposentar o mouse e trocá-lo por uma mesa digitalizadora.

1. Precisão e Ergonomia

Mesmo profissionais experientes não possuem habilidade suficiente para escrever uma frase (ou mesmo uma palavra) com um mouse. Independente dos programas que facilitam isso, o mouse não tem essa função e o resultado nunca é agradável. Agora, uma mesa digitalizadora torna as anotações completamente naturais, semelhante à quando se usa um papel e uma caneta, gerando resultados de alta qualidade e de melhor compreensão também. As canetas tornam o uso ergonomicamente mais fácil que qualquer mouse atualmente.

2. Sensibilidade à Pressão

Quando se usa um mouse, as opções são simples: clica, ou clica e mantém pressionado. Já as mesas digitalizadoras abrem um grande leque de opções porque a pressão utilizada na caneta pelo usuário pode alterar completamente o resultado. De acordo com a pressão, é possível alterar o tamanho, a opacidade, a fluidez e outros atributos do traço que está projetando na tela. É possível até controlar algumas funções de determinados aplicativos só com a caneta.

3. Rapidez

Trabalhar com uma mesa digitalizadora é muito mais rápido do que com um mouse pelas opções de funções da mesa e da caneta, além do movimento natural ao utilizá-los. Por exemplo, fotógrafos que precisam editar uma imagem de uma modelo e precisam alterar uma parte do cabelo na foto: ao usar o mouse, além de levar um tempo excessivamente longo, o novo cabelo criado perde em qualidade; ao usar a caneta e a mesa, é possível criar novos fios muito similares aos originais e em um período muito menor de tempo.

4. Não é necessário recarregar a caneta

Os mouses com fios não permitem muito movimento do usuário e os wireless precisam ser carregados de tempos em tempos, algumas vezes até no meio de um momento crucial do trabalho. Mas, especificamente as canetas XP-PEN, não têm necessidade nenhuma de recarga ou troca de pilhas, o que permite otimizar o tempo e focar nas prioridades estabelecidas.

5. Atalhos

Alguns mouses podem ter um botão lateral para auxiliar em atalhos de funções ou apps do computador. Mas muitas opções de mesas digitalizadoras, assim como as canetas também, têm muitas opções de atalhos para diversas funções, como zoom na página ou até pintar uma imagem só ao clicar um botão.

6. Touch

Uma habilidade das mesas digitalizadoras é ligar ou desligar o botão de touch. Assim, é possível utilizar essa funçãoem uma criação de um projeto, como também para acessar outros aplicativos ou navegar na internet, por exemplo.

7. Mapeamento de tela

Ao usar um mouse, é preciso clicar em cada ponto da tela que deseja produzir algo. Ao movimentar o mouse, nem sempre o curso irá para a mesma direção (dependendo dos programas utilizados). A mesa digitalizadora funciona como um mapa da tela, então, se mover a caneta, o cursor estará em movimento também, facilitando o uso.


Sobre XP-PEN


Fundada em 2005, A XP-PEN é uma empresa de profissional que produz mesas digitalizadoras , Display Monitores Interativos e produtos relacionados. Os tabletes gráficos da XP-PEN possuem um caneta sem fio e sem bateria, permitindo maior liberdade de movimentos.


As mesas digitalizadoras da XP-PEN têm compatibilidade com Windows, Linux / ubuntu , MacOS e Android.


Se trabalha com um digitalizador de desenho de gráfico, como o Mesa gráfica XP-PEN , você pode controlar ferramentas de pintura com pressão da caneta, ângulo ou a roda de estilos.


0 Responses