Os 8 melhores Programas gratuitos e Pago de Desenho Vetoriais para design gráfico & ilustração digital

Jan 02,2023 PM 16:13

74212

0

programas de Desenho Vetoriais.jpg

Se você é designer gráfico, certamente precisa de programas para executar suas tarefas.

Os programas para designer gráfico são usados para produzir os mais diferentes tipos de artes, assim como são imprescindíveis para editar fotos e imagens em geral.

Atualmente, existem 2 tipos de arquivos bastante usados no design gráfico: raster e vetorial.
Você quer redimensionar imagens, criar montagens, aplicar efeitos surpreendentes? Fotógrafos, pintores e artistas digitais e designers de jogos acharão o Programas de Desenho rasters extremamente útil.

Procurando uma ferramenta para criar logotipos, cartoons ou qualquer outro tipo de desenho vetorial? Designers gráficos, profissionais de marketing, profissionais de negócios e artistas de vetores devem usar o Programas de Desenho Vetoriais.

Para que você entenda, vamos explicar o que são vetores e Raster.

O que são desenhos vetoriais?

desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos como base de sua construção. Todos esses elementos são baseados em fórmulas matemáticas específicas para serem construídos.

Para desenhar esses formatos geométricos usam-se os vetores, que dão nome à técnica, apoiados em pontos ou nós, que definem pontos de começo, fim e curvaturas de linha.

O que são desenhos Rasters?

Ao contrário dos vetores, as imagens Raster, Bitmap ou Mapa de Bits são formadas integralmente por pontos/pixels, como um mosaico, por exemplo. Devido a esta estrutura, ao redimensionarmos uma imagem assim, certamente ela sofrerá deformações. Isso acontece porque ao aumentar uma imagem Bitmap, o número de pixels por ponto permanece o mesmo, ao contrário do vetor que possui proporcionalidade, desta forma há uma expansão dos pixels e, consequentemente, sua deformação.

Os principais programas para a criação de arquivos bitmap são:

Adobe Photoshop, Clip Studio Paint , Corel Painter, Paint Tool SAI ,Medibang Paint , Affinity Photo , Paint.net ,Sketchbook, Krita , Gimp.....

Quais são as vantagens dos vetores sobre as rasters?

Não é à toa que desenhos vetoriais são tão populares entre profissionais da área de criação.

Em primeiro lugar, o fato de serem calculadas matematicamente as torna escaláveis, ou seja, é possível aumentar ou diminuir suas dimensões sem perda de qualidade, ao contrário de imagens bitmap, que apresentam serrilhados e perda de definição assim que redimensionadas. Outro ponto forte é o tamanho dos arquivos.

Enquanto as raster precisam guardar informações de cor para cada pixel constituinte, tendo seu peso aumentado conforme seu tamanho também aumenta, as imagens vetoriais precisam apenas registrar seus atributos, os cálculos matemáticos usados, sendo muito mais leves.

Por fim, temos a capacidade de edição: uma imagem vetorial pode ser facilmente editada e refeita — em um programa compatível — sem perda de qualidade. Já editar uma imagem bitmap requer um grande esforço para garantir boa resolução e evitar uma aparência grosseira.

As imagens vetoriais são vitais no mundo do design, pois você pode redimensioná-las o quanto quiser sem perder a qualidade da imagem. Se você capturasse uma imagem rasterizada (uma típica imagem JPEG e PNG) e a redimensionasse, a qualidade seria perdida à medida que você aumentasse sua escala. Isso é especialmente ruim para logotipos e gráficos, pois eles geralmente são usados em vários tamanhos. É por isso que os programas centrados no design são úteis, pois são especializados na edição de imagens vetoriais (embora alguns também apresentem recursos de edição de varredura).

Quais são os melhores softwares vetoriais disponíveis?

Se você está procurando software de vetor para assumir o seu projeto seguinte, projetar um ícone ou simplesmente porque você gostaria de uma introdução ao mundo das imagens do vetor, você pode querer começar com um destes em primeiro lugar.

As grandes estrelas da ilustração vetorial são o Adobe Illustrator e o Corel Draw. O primeiro tem ganhado mais destaque por sua performance mais estável e a sincronização com a suíte Adobe.

Se você está começando agora na carreira de designer gráfico já deve ter se deparado com os preços um pouco salgados dos softwares de criação.

Infelizmente, este ainda é um complicador quando você precisa aprender e desenvolver seus próprios trabalhos.

Por isso, resolvi trazer aqui para o canal alternativas de ferramentas gratuitas, que podem ser muito úteis na criação de projetos gráficos.

Neste artigo você encontrará excelentes programas como os famosos Adobe Illustrator , Inkscape e Corel Draw, e outros como Affinity Designer, Gravit Designer, e muitos outros! Esses programas permitem fazer desenhos profissionais e ilustrações de alto nível em seu Windows, Mac ou Linux OS.

1. Adobe Illustrator CC

Plataformas: Windows e Mac OS | Faixa de preço: pago

Adobe Illustrator CC.jpg

O Adobe Illustrator é o software padrão do mercado para desenho vetorial e ilustração digital, sendo a ferramenta de eleição para desenho técnico e rigoroso e criação de logótipos, ilustrações e interfaces, entre outras tarefas integrantes da atividade de qualquer designer gráfico, web designer, ilustrador, e outros profissionais criativos.

Adobe Illustrator baseada em formas geométricas e Curvas de Bézier. Possui uma interface mais parecida com outros aplicativos da Adobe, a exemplo do Photoshop. o programa é conhecido pela sua precisão e por suas ferramentas de desenho.

A última versão lançada do serviço é o Illustrator CC, com suporte para a Creative Cloud da empresa, que permite uma interação maior entre usuários e desenvolvedores, além de oferecer recursos inéditos.

É o favorito dos fãs da Adobe, devido à fácil integração com o Photoshop e o InDesign, especialmente para a transferência de arquivos vetoriais. O Illustrator também oferece diversos recursos extras, como personalização da área de trabalho, incorporação do nome da sua empresa no logotipo e uma forte comunidade online.

No entanto, a curva de aprendizado é íngreme, exigindo um investimento de tempo substancial antes que você possa usá-lo sem esforço para o design do logotipo.

Ele pode ter um conjunto de recursos poderoso, atualizações regulares e estar disponivel para Apple Mac e PC com Windows, mas o custo e proibitivo para usuarios casuais. os interessados podem efetuar o download de uma versão para testes através do site do Adobe.

2. Corel Draw

Plataformas: Windows e Mac OS | Faixa de preço: pago

corel draw.jpg

O CorelDraw é um aplicativo amplamente utilizado para criação e edição de diversos tipos de desenho técnicos, ilustração, layout e design. Suas características são: a facilidade de edição de formas com precisão, a capacidade de manipulação de diversas fontes gráficas (raster e vetorial), compatibilidade aprimoramento de layout para arte final e impressão profissional.

melhor alternativa para o Adobe Illustrator é de longe o Corel Draw. Infelizmente, como é tão bom quanto o Illustrator a diferênça de preço não é muito grande. Ele permite fazer praticamente tudo o que Illustrator faz. Experiência com cores, composições e pinceladas.

Sua interface é bem mais intuitiva que a do programa da Adobe, isso significa que com poucas horas de estudo você consegue obter grandes resultados. Buscando um mix de edição de imagens, vetorização e diagramação, tudo num hub em conjunto com os seus programas irmãos como o Corel Painter instalados em conjunto.

O LiveSketch permite que o usuário crie de forma mais direta e física, desenhando à mão livre e diretamente no software do CorelDRAW. Ilustrações desenhadas à mão são uma tendência recente no design de logotipo, e o LiveSketch usa a IA para interpretar realisticamente traços desenhados a partir de tablets de desenho ou telas sensíveis ao toque. É a escolha recomendada para designers que gostam de desenhar à mão ou planejam incorporar ilustrações em muitos de seus designs.

A versão mais recente inclui uma serie de melhorias, como manipulação de graficos da web, edição de efeitos vetoriais e o menu de modelo foi simplificado. Alem disso, você tem a opção de pesquisar facilmente suas imagens como miniaturas.

Corel Graphics Suite e na verdade vocên conjunto de software em vez de um unico aplicativo. O pacote inclui Photo-Paint para manipular fotos, AfterShot para lidar com arquivos RAW, PowerTRACE para converter bitmaps em vetores e FontManager para organizar os estilos de texto que você realmente usa.

A estrela principal, claro, e o proprio Corel DRAW, que não e apenas um pacote de desenho vetorial, mas tambem inclui a funcionalidade de editoração eletrônica, para que você possa criar projetos com um layout de varias paginas.

3. Inkscape

Plataformas: Windows, Linux e Mac OS | Faixa de preço: grátis

inkscape.jpg

Inkscape é um software Código Aberto e gratuito para editoração eletrônica de imagens e vetores. Trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais. Praticamente todos os programas vetoriais profissionais reconhecem e são capazes de importar o formato SVG.

Ele também oferece um pacote de gráficos vetoriais de código aberto, portanto, se você tiver as habilidades técnicas, poderá incorporar o Inkscape em seus outros programas de software. Além de tudo, o usuário tem total liberdade para criar os seus próprios efeitos manualmente.

o Inkscape tem benefícios exclusivos que a suíte da Adobe não consegue entregar: funciona no Linux e é totalmente gratuito para baixar, utilizar e distribuir. Além disso, ocupa menos espaço em seu computador e é consideravelmente mais rápido.

Apresentando uma interface de usuário limpa, intuitiva, mas repleta de recursos avançados (como misturas alpha, clonagem de objetos e marcadores ) o Inkscape é uma alternativa completamente livre e altamente recomendada para iniciantes.

O Inkscape tem muitas ferramentas semelhantes de desenho, ilustração e edição, incluindo teclas para mover e girar por pixels de tela, traçado de bitmap, pintura de cor sobre objetos e edição de gradientes com alças.

O aplicativo trabalha com edição de nós, transparência, textos, degradês, vetorização, múltiplas camadas e todos os recursos necessários para desenho vetorial. Também exporta e importa vários formatos vetoriais ou bitmap, como por exemplo: PNG, TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.

Por oferecer suporte a diferentes modos de cores é uma alternativa viável para execução de trabalhos comerciais, sejam eles de web design ou destinados a meios impressos. Além disso, oferece recursos de importação nativa para arquivos do Illustrator.

A equipe responsável pelo projeto do inkscape mantém uma comunidade online onde qualquer um pode acessar, baixar o software e muitos outros add-ins (extras) como por exemplo pincéis, mídias e plug-ins.

O software é realmente muito bom e você com certeza poderá aprender muito sobre o desenho vetorial com ele, já que de um modo geral, todos os editores vetoriais trabalham de maneira muito semelhante.

4. Affinity Designer

Plataformas: Windows, iOS e Mac OS | Faixa de preço: pago

Affinity Designer.jpg

O Affinity é um software de desenho vetorial que pode ser uma nova opção no segmento, pricipalmente por causa dos altos preços cobrados pela Corel e Adobe em seus softwares. os software estão cumprindo as tarefas, das mais simples até as mais complexas, antes realizadas em Illustrator e Corel Draw.

Com o Affinity Designer poderá usar os conjuntos pré-definidos de Assets que incluem formas, botões, linhas e muito mais que o ajudarão a criar os seus projetos. Além disso, pode importar outros Assets que tiver à sua disposição.

O Affinity Designer dispõe de ferramentas para usar grids com outros formatos que não os quadrados. Só assim terá controlo total sobre o seu projecto.

Controlo perfeito sobre todas as formas e curvas. Com o Affinity Designer pode fazer zoom de forma fluída até 1 000 000%.

trabalha em espaços de cores RGB ou LAB e suporta até 32 bits por canal. Também aceita cores Pantones que incluem CMYK e ICC.

Com controles de rasterização, zoom infinito, uma ferramenta de caneta de engenharia de precisão, pontos de encaixe automáticos, cores pop, e uma extensa gama de ferramentas de edição vetorial, este sistema realmente compara em design e função para o Illustrator.

Mais rápido e simples de usar comparativamente ao Adobe Illustrator. Tem tudo o que é preciso em menus muito intuitivos e bem organizados. Assim como o Illustrator, você também pode usar o Affinity Designer em conjunto com o Affinity Photo.

As ferramentas que dispõe permite criar qualquer tipo de projecto com rigor e o detalhe profissional exigido.

Um dos principais atrativos deste programa de design é o seu custo. Possui um preço competitivo que permite que os(as) designers baixem, após a compra, atualizações e outros benefícios do software.

5. Gravit Designer

Plataformas: Windows , Linux , Mac, e Chrome OS | Faixa de preço: grátis

Gravit Designer.jpg

O Gravit Designer é uma aplicação muito versátil e intuitiva para criar imagens vectoriais e até pequenas montagens de imagens. Ele é completamente grátis e está disponível para Windows, MacOS e Linux, em alternativa pode ser usado até mesmo no seu navegador. a empresa refere que tem compatibilidade com o ChromeOS.

Com o Gravit, basta criar uma conta e começar a usar! Além de criar formas, o aplicativo tem um pathfinder e ferramentas de alinhamento muito parecidas com as que você encontra no software da Adobe. É possível criar logótipos, apresentações , cartões de visita, interfaces para sites, flyers e outros trabalhos de maneira totalmente online e gratuita.

Basicamente, todas as ferramentas que um designer necessita para completar os seus projetos estão disponíveis de forma organizada e limpa numa interface muito completa e de fácil utilização. O único empecilho é para quem não gosta de usar ferramentas que não tenham tradução para o português.

Misture vetores com vários filtros, empilhe-os e organize-os da forma como desejar. Gravit é a primeira ferramenta de vetor que permite a adição de múltiplos efeitos indestrutíveis e modos de mistura, aplicando-os na totalidade ou em parte no trabalho. Escolha entre mais de 40 predefinições de efeitos e 28 modos de mistura. Precisão incomparável em qualquer unidade (Pixels, MM, CM, etc.) desde a criação até a exportação.

É possível trabalhar com camadas, adicionar textos e imagens aos seus projetos e desenhar livremente. Além disso, na hora de criar um novo documento, os usuários têm a opção de escolher formatos dentre muitas predefinições úteis, como tamanhos de impressão padrão e modelos para capa de Facebook e Twitter.

O Gravit utiliza o formato aberto SVG para salvar os seus arquivos, isso garante que qualquer programa com suporte ao formato padrão aberto de gráficos vectoriais possa trabalhar com o material que você produzir no Gravit. Além do SVG, você poderá exportar os seus trabalhos em PDF, PNG e JPG o que facilita muito as coisas, o Gravit Designer também possui um formato próprio para salvar os arquivos caso você deseje utilizar.

6. Xara Designer Pro X

Plataformas: Windows OS | Faixa de preço: grátis

Xara Designer Pro X.jpg

O Xara Designer Pro X é um pacote de software absolutamente robusto e bem integrado para tarefas de design, manipulação de fotos, ilustração, layout, DTP e web design. Considerando-se o desempenho desse programa, é uma ótima opção para designers que desejam ampliar suas habilidades ou para quem faz uma grande variedade de trabalhos.

O XaraDesigner Pro possui um enorme número de recursos. Ele fornecerá uma solução integrada para quase todas as suas necessidades de design, layout, DTP, ilustração e web design. Vale a pena mergulhar no caminho da aprendizagem.

O Xara Designer Pro X ainda consegue ter conjuntos de recursos sólidos para todas as formas de design que ele cobre. No lado dos gráficos vetoriais, você encontrará todas as ferramentas necessárias para dar vida às suas ideias.

Para editoração eletrônica, você pode criar layouts e designs juntamente com outros recursos úteis, como o “Magic Color Match” (que corresponderá a cor do texto e das formas às imagens no design).

Para web designers, o Xara Designer Pro X vem com modelos personalizáveis e 2 GB de armazenamento na web para o seu site (além de um domínio incluído de sua escolha).

Você poderá usar uma ferramenta de desenho livre (recomendada para usuários de caneta e mesa digitalizadora), editor de laços, ferramenta Bezier, formas geométricas, texto, balde de tinta, transparência, sombra, volume, 3D e muitas outras.

É um produto profissional estável e tem um preço modesto e possui um serviço de atualização . Se você estiver em uma pequena ou média empresa como freelancer, UX / UI / web designer, editor ou fotógrafo, só para citar alguns, sugiro que você experimente o Xara Designer Pro X. Definitivamente recomendado.

7. Serif DrawPlus

Plataformas: Windows OS | Faixa de preço: grátis na versão básica e pago

DrawPlus.jpg

O DrawPlus é um aplicativo extremamente intuitivo e poderoso para edição de gráficos vetoriais. Em sua versão gratuita, integra uma série de ferramentas que espelham as principais funcionalidades do Illustrator.

É um programa bem mais leve, exigindo menos memória RAM e espaço em disco, sendo uma boa alternativa para computadores mais antigos ou fraquinhos. Tem também menos opções de exportação e importação de arquivos.

Na parte de ferramentas, conta com as necessárias para qualquer ilustração e até mesmo ferramentas similares ao do Illustrator, como efeitos 3D fáceis de usar e bem completos.

Possui uma coleção de pincéis e modelos pré-definidos que facilitam a vida dos novos usuários, o que é um grande diferencial.

Além de trabalhar com modos de cores RGB, a aplicação tem perfis CMYK e faz a leitura de cores Pantone, possibilitando o desenvolvimento de layouts impressos. O DrawPlus ainda oferece uma versão paga, com mais ferramentas e recursos.

8. Sketch

Plataformas: Mac OS | Faixa de preço: Pago

sketch.jpg

O Sketch é uma caixa de ferramentas dos sonhos dos designers. Criado especificamente para designers, ele possui uma interface bonita e ferramentas poderosas. Ferramentas que todo designer aprecia. Criar belos gráficos não é mais um desafio.

Apesar de ser um dos mais novos, já conquistou muitos usuários de Mac (software exclusivo para essa plataforma). E, uma vez que o software eDisponivel exclusivamente para Apple Mac, a maioria dos designers que trabalham em aplicativos para iPhone, iPad e macOS o acharão util.

O Sketch realmente é bem interessante, chegando bem próximo ao que o Illustrator oferece e até mesmo surpreendendo em sua flexibilidade, principalmente ao ser utilizado com a intenção de criar interfaces. O Sketch se concentra no design da tela, especificamente na criação de icones e elementos de interface para sites e aplicativos.

Seu foco é justamente nessa parte, não é um programa que foi pensado para criar ilustrações e peças para impressão. É inclusive uma ótima alternativa para o extinto Adobe Fireworks.

Uma coisa que é muito legal dele é que você pode usar seus códigos em CSS e já criar uma interface muito mais fiel ao que será construída definitivamente. Dito isso, ele pode ser usado de forma mais geral, mas sua força cria interfaces de usuario bacanas.

Sketch esta disponivel para uma licença de usuario unico. No entanto, licenças para varios dispositivos estão disponiveis.

Vetorização no Programas utilizando brushs e mesa digitalizadora

mesa digitalizadora xp-pen artist 24 pro com Illustrator for design gráfico.jpg

A mesa digitalizadora é uma ferramenta imprescindível para os profissionais do campo da ilustração e design gráfico.

Os designers gráficos desfrutam dos benefícios da caneta sensível à pressão e a mesa digitalizadora com Corel Draw , Inkscape e Illustrator para desenvolver logos, criar conceitos, fazer banners ou layouts de sites.

A mesa digitalizadora substitui o mouse e garante maior precisão. Com ela você desenha com a caneta na parte sensível da mesa e tudo o que você produz vai direto para a tela do computador.

Já por outro lado, nos últimos anos vêm aumentando em popularidade as mesas com tela incorporada, algumas inclusive podem funcionar de maneira autônoma, sem precisar que as conectemos ao computador.

Com ela é possível conseguir movimentos que com o mouse do computador seria irrealizável. Além disso, elas são dotadas de uma precisão e sensibilidade muito maiores e são especialmente úteis para o retoque fotográfico.

Para quem usa bastante programas de edição, a caneta da mesa digitalizadora garante melhor desempenho e agiliza o trabalho. A caneta sensível à pressão facilita a seleção de máscaras, pintar e ajustar as cores e a luz. É a forma mais natural de trabalhar digitalmente.

Eu saquei algumas coisas lá da XPPEN . Eu ja tive uma mesa digitalizadora XPPEN Deco 01 V2 (A4) e actualmente tenho uma XPPEN Artist 24 Pro ( 24 polegadas ). Para desenhar é uma questão de habito e consegues trabalhar bem nas duas obviamente que na Artist 24 Pro sera mais rapido a adaptação.

Illustrator, por ser em vetor, mas se for por exemplo para fazer matte painting usas o photoshop . No Illustrator dá para usar a Brush e o Pencil. Prefiro os da adobe sinceramente, dá-me jeito trabalhar com esses, preciso de aprender tudo o que conseguir nesses programas. Outros programas interessantes para usar a mesa são: Corel Painter, Paint Tool Sai, Sketchbook Pro, Scribus.

Conclusão

Neste texto, vimos um pouco sobre os editores vetoriais mais famosos e potentes do mercado.

Com essas informações, será mais fácil comparar e escolher qual dos 8 programas usar para criar trabalhos gráficos ainda mais incríveis. Lembrando que a opção mais indicada será sempre aquela que atender melhor às suas necessidades.

O que achou das ferramentas de design que apresentamos no artigo? Utiliza alguma delas regularmente? Qual delas considera a mais indicada para o projeto de design que está a desenvolver? Divida sua opinião na nossa seção de comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e aproveite para descobrir qual é o preferido entre os seus contatos!


Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo