Tablet mesa digitalizadora para edição de fotos no Gimp

Jan 02,2023 PM 16:34

614

0

Se você aplica muitos retoques, com o GIMP, pode também ser útil ter um mesa digitalizadora.

Seja você amador ou profissional, é certo que os editores de imagem podem auxiliar e muito a sua vida.

O GIMP é um software de edição de imagens disponível para Linux, Windows e Mac OS. É conhecido por ser uma das melhores opções gratuitas do mercado e que oferece qualidade profissional em relação às ferramentas disponíveis.

Edição de fotos no Gimp? Desde recortes complicados até ajustes de cores delicadas, tudo fica muito mais fácil. Não importa o que você quer criar, é fácil com o mesa digitalizadora.

As mesas digitalizadoras são ferramentas que designers gráficos, especialmente os que trabalham com desenho digital, simplesmente amam.

GIMP - um Editor de Imagem Gratuito Profissional

gimp programa para editar fotos

GIMP ( GNU Image Manipulator Program ) é um programa open source que permite edição pesada de imagens.

É possível usar GIMP tanto para retocar imagens como para criar novas imagens. As ferramentas do programa incluem tudo o que você pode precisar.

As funcionalidades de GIMP são praticamente as mesmas que as de qualquer outro editor de imagem atual: sistema de camadas, canais alfa, histórico de operações, ferramentas de seleção e transformação, máscaras, gradientes, e assim por diante.

Também é possível usar GIMP para converter imagens entre formatos, processar em lote, compor imagens vetoriais, ou editar formatos de gráficos com movimento.

Além disso, a funcionalidade do programa pode ser ampliada através da utilização de plug-ins. Há mais de uma centena deles disponíveis.

GIMP pode funcionar com praticamente todos os formatos de imagem atuais, tais como BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PNG, PSD, PS, PDF, TIFF, TGA, SVG ou XPM.

Além disso, a sua interface fragmentada pode ser particularmente útil porque pode sempre modificar a disposição das janelas flutuantes para se adaptar às suas preferências ou reverter para o sistema clássico para o tornar mais parecido com as ferramentas Adobe.

Entre seus recursos, é possível trabalhar em camadas, criar máscaras e exportar seu projeto em mais de 40 formatos diferentes.

E o melhor: possui suporte ao nosso idioma, facilitando muito seu trabalho!

Gimp vs Photoshop

Programa Gimp vs Photoshop

Hoje em dia, o Adobe Photoshop CC é uma extraordinária ferramenta de trabalho para quem atua na indústria, especialmente na área de design e fotografia.

Este software é capaz de editar imagens, permite fazer pinturas digitais e criar efeitos, além de permitir estabelecer conectividade com outras ferramentas da Adobe, como o Lightroom, illustrator CC, After Effects e o Premiere Pro.

A Adobe também oferece excelente armazenamento em nuvem para que você possa acessar suas imagens em qualquer lugar.

O photoshop custa em média, 20 dólares por mês ou 240 dólares por ano. O pacote completo, atualmente, custa 50 dólares por mês.

Há vários anos, GIMP tem sido uma das melhores alternativas gratuitas para Photoshop. É uma alternativa que chega a competir com o Adobe Photoshop, segundo diversos usuários.

O GIMP oferece a oportunidade de experimentar a edição sem compromisso. Dessa forma, você pode decidir se deseja comprar um software como o Adobe.

O Gimp pode ser executado em hardwares mais antigos e rodar perfeitamente em Linux. O Photoshop pode rodar em máquinas mais antigas, mas vai ter um processamento mais lento por conta disso.

O processamento automatizado de imagens em lote no Gimp é muito superior se comparado ao Photoshop, dando mais flexibilidade ao trabalho do fotógrafo.

Ambos os programas possuem ótimas ferramentas que ajudam a editar suas imagens de maneira adequada e eficiente. Mas as ferramentas do Photoshop são muito mais poderosas do que os equivalentes do GIMP.

Ambos os programas usam curvas, níveis e máscaras, mas a manipulação real de pixels é mais forte no Photoshop.

Uma das melhores coisas sobre o Photoshop é que ele pode converter imagens RAW. Você pode usar imagens RAW no GIMP, mas por meio de um plugin separado. Isso adiciona tempo e confusão à mistura.

O Gimp pode editar sem problemas arquivos no formato nativo do Photoshop (.PSD). Mas primeiro você precisa exportar e salvar as imagens PSD em sua área de trabalho e reabri-las no GIMP. É aqui que editar as imagens e salvá-las pode ser um problema. Especialmente porque os processos de edição são destrutivos (eles não mantêm o arquivo original separado).

A edição destrutiva significa que você sobrescreve o original. Isso evita que você reverta se salvá-lo acidentalmente. Esta é uma das melhores razões para usar o Photoshop. Aqui, o original é salvo e as exportações são arquivos separados.

Se você precisar usar outros modos de cor, o Photoshop é seu melhor amigo. Mas o GIMP só renderizará usando RGB. Existe uma maneira de converter suas imagens em CMYK, mas requer um plugin separado.

Quando se trata de imprimir suas imagens, o CMYK é obrigatório. O perfil de cores RGB é ideal para a web, portanto, a maior parte do seu trabalho será seguro.

O Photoshop usa ferramentas mais poderosas e oferece uma manipulação de pixels muito mais forte do que o GIMP.

O GIMP oferece um fluxo de trabalho simplificado, ideal para iniciantes. Pode ser mais do que suficiente se você não processar demais suas imagens.

Quais as vantagens de uma mesa digitalizadora para Gimp?

pincéis de gimp no mesa digitalizadora XP-Pen

A mesa digitalizadora é um equipamento utilizado na edição de imagens em substituição ao mouse. A ergonomia é um ponto positivo de utilizar o instrumento.

Trabalhar com a mesa é mais confortável do que com o mouse e pode evitar futuros problemas com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que é comum em profissionais da área.

A principal vantagem da adoção de uma mesa digitalizadora é o ganho de produtividade para o designer que a está utilizando, pois a navegação na própria imagem que está sendo trabalhada, além dos menus do software de edição, torna-se muito mais rápida do que o acesso com o mouse.

Um ponto importante ao qual você deve se atentar são os níveis de pressão da superfície do aparelho! Ele aponta a intensidade como os contornos serão lidos e reproduzidos.

Conforme você aplica mais força na caneta, mais grosso sai o traço e, conforme menos, mais fino ele se torna. Ou seja, quanto maior o nível de pressão, maior será a variação da intensidade de traços.

No Gimp, as mesas digitalizadoras ativam os recursos de sensibilidade à pressão no recurso de pincel. Você perceberá os benefícios ao fazer a seleção de máscaras e ao usar a pressão da caneta para pintar e combinar ajustes de controle fino para iluminar e colorir.

Ajustando a quantidade de pressão aplicada à ponta da caneta, você pode utilizar mais ou menos de um "efeito" ou misturar camadas para obter um visual natural.

Além disso, com a mesa digitalizadora, o designer consegue realizar movimentos muito mais precisos, o que acaba resultando em um acabamento mais realista nas imagens editadas.

Que Mesa Digitalizadora devo Escolher para editar imagens no Gimp?

Os diferentes tipos de mesas digitalizadoras no mercado focam em públicos específicos. São elas: Mesa Digitalizadora sem tela; Mesa Digitalizadora com tela; tablet independente com caneta.

No momento de escolher qual a melhor mesa digitalizadora para ti, deverás ter em conta vários aspetos. Se é a primeira vez que estás a experimentar um tablet deste tipo deverás começar pelo modelo mais simples e barato, até para te habituares.

Se és profissional e já sabes trabalhar com este equipamento na perfeição, então aí, sem dúvida, que recomendamos um modelo mais sofisticado até para facilitar o teu trabalho diário.

Tal como qualquer aparelho eletrónico, quanto mais funcionalidades tem, mais caro fica. A marca especializada neste tipo de produto é a Wacom, XPPen e outras opções.

A Wacom possui uma linha bem variada de mesas digitalizadoras, com modelos que atendem as mais variadas necessidades dos profissionais e amantes das artes digitais.

mas qualquer mesa digitalizadora Wacom é muito mais cara do que todas as outras marcas, chegando muitas vezes a ter um preço 3 ou 4 vezes maior, para as mesmas funções.

Entre os marcas mais acessíveis, a XPPen ganha destaque por reunir alta qualidade e preço acessível numa combinação de recursos que fornece facilidades para os ilustradores mais exigentes.

esta disponibiliza vários modelos e tamanhos de mesas digitalizadoras para todos os orçamentos. A escolha da mesa digitalizadora vai depender se é para uso profissional ou apenas para entretenimento.

1. Mesa Digitalizadora sem tela

Ela se parece com uma pequena prancheta retangular, com uma superfície lisa onde é possível “escrever” com uma caneta digital.

Os movimentos realizados nela são reproduzidos na tela, como se você estivesse desenhando diretamente em um software de edição Gimp.

Enquanto está começando a adaptação, uma ótima dica é alinhar a mesa digitalizadora ao monitor. Por ter a área do produto paralela à área da tela, chegar a um acordo com o posicionamento absoluto será muito mais rápido. Lembre-se de que cada canto da mesa digitalizadora representa o canto correspondente da área de exibição, mesmo em situações com mais de um monitor.

A adaptação toma algum tempo, mas a persistência traz uma melhoria boa em seu fluxo diário. Uma vez acostumado, você terá a possibilidade de criar verdadeiras obras de arte.

Além disso, como as mesas não possuem monitor próprio, costumam ser opções mais acessíveis. Logo, são perfeitas tanto para iniciantes quanto profissionais.

XPPen Deco mini7w Mesa Digitalizadora sem fio para gimp

Sou Designer gráfico e minha antiga mesa era a XPPen Deco Mini7w, modelo de 2020. Pra quem quer começar em ilustração digital ou simplesmente uma ferramenta para usar Gimp, essa tablet é a melhor para adaptação, é compacta e pode usar em qualquer lugar.

Por ser Sem fio via Wifi 2.4GHz, com ela você trabalha livre dos fios.  conexão via USB ou Sem Fio, da maneira que for melhor para você. 

o tablet XPPen Deco Mini7w é projetado com tamanho fino e compacto com uma área ativa de 7 x 4,37 polegadas, oferecendo espaço criativo perfeito para áreas limitadas de mesa.

A caneta digital P05D possui 8192 níveis de sensibilidade à pressão, resolução da caneta 5080LPI, suporta função da inclinação do ±60°, e vitualmente sem atrasos, proporcionando precisão e controle intimos.

Também é livre de bateria, não há mais necessidade de carregar. Os botões laterais da caneta ajudam você a alternar entre caneta e borracha instantaneamente. Vem com 10 pontas extras de caneta.

Configure as 8 teclas de pressão programáveis para qualquer combinação de atalho que você prefere no driver XPPen e otimize o seu fluxo de trabalho. Também funciona para usuários destros e canhotos.

Deco Mini7w pode funcionar com computador Windows, Mac OS, Chrome OS e Linux, além disso, você também pode conectá-lo a seus smartphones e tablets Android com o Adaptador USB para micro USB.

Os níveis de pressão você pode regular atravez do software que você instala, baixando no site da XPPen, exige certa pasciência, para encontrar o driver da "Deco Mini7w" esperar instalar e reiniciar o pc.Você obrigatoriamente precisa instalar este software para que a mesa tenha pressão.

Diferente do modelo inferior, esse não trava quando está sendo usado no Gimp. O tempo de resposta dela e excelente. Além disso, as teclas de atalho são perfeitas. Estou muito feliz com o produto.

Pode ser muito útil a quem desenha ou edita fotos ou augo parecido.

2. Mesa Digitalizadora com tela

As opções de mesas digitalizadoras com display interativo são bem divertidas, mas com um custo mais elevado que as tradicionais, já que funcionam como um monitor de alta precisão.

Por isso, você paga pela qualidade de imagem e sensibilidade, podendo desenhar diretamente da tela. Esse tipo é indicado para fotógrafos, ilustradores e animadores profissionais com posto de trabalho fixo.

XPPen Artist 16 (2ª geração) Mesa Digitalizadora com tela para Gimp

Como eu trabalhava com uma mesinha da XPPen da mais basiquinha, foi um salto começar a usar esta... Com uma XPPen Artist 16 (2ª geração) eu tenho uma maior liberdade para trabalhar direto no Gimp.

Responde muito bem e ajuda muito poder desenhar e editar olhando diretamente para a ponta da caneta, o que torna o trabalho mais agradável.

A tela IPS de 15,4” polegadas tem uma resolução FHD de 1920 x 1080 pixels, que entregam tonalidades perfeitas e uma melhor visualização graças ao antirreflexo e laminado.

Do mesmo modo, a tela conta com uma precisão de cores realistas de até 94% de Adobe RGB, de modo que você pode visualizar o conteúdo de forma bem realista.

A área trabalhável é bastante ampla, a imagem na tela é bem limpa e nítida, com suporte a Full HD.

O tela é bem preciso e, diferente das mesas digitalizadoras convencionais, você passa mais tempo criando e menos tempo dando CtrlZ. é quase como trabalhar diretamente no papel.

A tela não é totalmente lisa e tem uma textura que lembra bem o papel. E a tablet Artist 16 (2ª geração) garante baixa paralaxe entre a ponta da caneta e o traço na tela.

Quanto à caneta, ela é chamada de "X3 Elite" e tem 8192 níveis de pressão, Força de ativação inicial baixa de 3g, além de reconhecimento de inclinação para você desenhar com mais conforto.

Os níveis de pressão são absurdos, o que permite variações precisas em lettering, em desenhos etc.

A caneta também não precisa de carregamento para funcionar, já que seu funcionamento é por indução magnética com a mesa, e possui dois botões para facilitar acesso aos atalhos do software que você estiver usando para editar.

Além disso, a mesa possui 10 botões laterais que você pode programar e personalizar de acordo com seu uso e sua necessidade, tornando seu uso ainda mais prático e dinâmico.

O tablet vem com todos os cabos necessários, e vários plugs de tomada para garantir que não precisará de adaptadores. Não tem suporte a comandos touch (ou seja, menos marcas de dedos na tela).

Com este produto você recebe um pacote de 3 softwares grátis: ArtRage 6, openCanvas e Cartoon Animator 4.

3. Tablet independente com caneta

Um tablet independente acompanha uma caneta própria para desenho, aplicativos e tela ultra sensível ao toque, assim, essas diferenças fazem com que o tablet para desenho proporcione mais conforto e praticidade em relação ao tablet comum.

As tablet independente com caneta são robustas, extremamente precisas e caras. já que contam com o hardware de um computador, funcionando de forma independente, sem a necessidade de estar conectada a um outro dispositivo.

Desse modo, são mais portáteis, que são indicada para artistas profissionais que precisam de certa liberdade de local de trabalho.

O sistema operacional de um tablet é o que permite que você execute os aplicativos. Atualmente existem três tipos de sistemas operacionais: sendo Windows, Android e iOS. A principal diferença entre eles é a maneira como os aplicativos são apresentados.

Surface pro 9 tablet independente com caneta

No entanto, o Gimp não está disponível para o iOS (ipad) e Android OS (samsung galaxy tab). O sistema Windows, presente em tablet Microsoft surface pro e tablet Wacom MobileStudio Pro para desenho e edição no Gimp.

Recomendo testar o produto em alguma loja física antes de fazer um investimento tao alto como este, estava na minha wish list há anos ...

Como para ajustar a pressao da caneta no GIMP?

Se o GIMP está lhe dizendo que não há nenhum dispositivo de entrada estendido, então você precisará instalar o driver para sua mesa digitalizadora.

Ir para o seu site de fabricantes de tablet, Baixe o driver mais recente para o dispositivo, desinstale qualquer idade drivers você pode já ter instalado para esse dispositivo, instale o driver mais recente, reinicie o computador, o plug-in do tablet e, em seguida, reinicie o GIMP.

Depois que você instalou os drivers e conectado o dispositivo do tablet, GIMP só deve funcionar - a versão mais recente (≥2.8.2) deve reconhecer e configurar o GIMP para usar o dispositivo por padrão, certamente você pode usar o configurar estendido de dispositivos de entrada, verificar-se-você pode ter que permitir que eles, às vezes, dependendo do tipo de caneta que talvez você precise habilitar vários dispositivos diferentes, como a caneta, a borracha, etc.

Agora, para ajustar a pressão no GIMP, tudo que você faz é selecionar dentre as predefinições de dinâmica de pincel nas opções de ferramenta (aquele que usa pressão obviamente), ou criar sua própria nova personalizada escova dinâmica - onde você pode definir uma ou mais das muitas opções de pressão disponíveis.

Conclusão

O GIMP é indiscutivelmente o mais sofisticado e o melhor editor de fotos gratuito. É possível utilizar este software de edição de imagem para retocar, editar e desenhar.

A mesa digitalizadora é um equipamento essencial para quem trabalha com edição de imagens. que agiliza e dá mais naturalidade às edições de máscaras, seleções, retoques e pintura no Gimp.

Se o seu objetivo é ganhar produtividade e obter resultados mais realistas nas edições de imagens, o investimento em uma mesa digitalizadora é a sua melhor opção.

Sabendo quanto custa uma mesa digitalizadora, fica mais fácil perceber que o investimento não é tão alto assim, tendo em vista os benefícios que o equipamento trará para os seus projetos, tanto em termos de qualidade quanto em ganho de agilidade.

E você utiliza uma mesa digitalizadora? Qual? Deixe sua experiência nos comentários!

Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo