Tablet mesa digitalizadora para pintura digital no Krita

Jan 29,2023 AM 09:33

1408

0

Se você desenvolve trabalhos que envolvam pintura ou ilustração digital o Krita é uma ótima opção.

O Krita é um editor de imagens que tem como foco ilustrações e pinturas digitais, oferecendo ferramentas específicas e bem interessantes para quem trabalha nesta área.

Sua vasta coleção de pincéis, filtros, texturas e outros recursos atualizados constantemente fazem dele uma boa opção para quem deseja ilustrar ou pintar digitalmente.

Seja você um designer gráfico, ilustrador ou artista, o Krita fornece ferramentas sofisticadas para realizar seu trabalho.

Uma mesa digitalizadora é um periférico de computador que permite usar uma caneta ou caneta para interagir com seu computador. que permite substituir o uso do mouse, trazendo precisão e perfeição em seus projetos digitais.

Se você passa muito tempo trabalhando no Krita ou em outro aplicativo gráfico, uma mesa digitalizadora é quase certo para você.

Krita, o que é?

krita programa para pintura digital e ilustração

Krita é um programa profissional de pintura livre e de código aberto. É feito por artistas que querem ver ferramentas de arte acessíveis para todos.

Krita tem na sua comunidade sua maior força. você pode contar com a ajuda da comunidade do software, que é bastante ativa e está sempre disposta a esclarecer dúvidas.

Uma interface de usuário intuitiva que fica fora do seu caminho. As janelas de encaixe e os painéis podem sermovidos e personalizados para o seu fluxo de trabalho específico. Depois de ter sua configuração, você pode salvá-lo como seu próprio espaço de trabalho. Você também pode criar seus próprios atalhos para ferramentas comumente usadas.

A app é extremamente completa, com toda uma série de estilos de lápis, canetas, pincéis, etc. E todas as comodidades e ferramentas que se poderiam esperar de um programa de desenho digital, não faltando as óbvias "layers".

Um dos extras do Krita é uma opção de estabilizador de pincéis, oferecendo três formas de suavizar automaticamente suas linhas à medida que você desenha - uma enorme vantagem para muitos artistas.

Existem vários estilos de pincel personalizáveis ou "mecanismos de pincel". O melhor de tudo, você pode importar pacotes de pincel e textura feitos por outros artistas, verdadeiramente abraçando a natureza cooperativa de código aberto deste software.

Oferecendo assistência de linha reta e reticências, espelhamento rápido, camadas vetoriais, difusão e muito mais, torna este programa super poderoso.

Sem falar na infinidades de patchs e plugins, alguns funcionando até melhor do que o Ps, fazendo dele o mais perto do que se pode conseguir de um editor de imagens de forma gratuita.

Aproveite ainda modelos de quadros e filtros e até mesmo ferramentas de perspectiva, recurso incomum em softwares gratuitos.

O Krita é uma boa pedida para animação 2D simples que permite personalizar seu fluxo de trabalho. Você pode criar painéis de quadrinhos usando ferramentas de desenho vetorial integradas e você pode combinar, nivelar ou ordenar camadas para organizar seu trabalho artístico e muito mais.

Krita vs Photoshop VS Gimp

Programa gimp vs photoshop vs krita

A opção mais popular é o Adobe Photoshop CC, líder mundial em edição, pintura e manipulação de imagens em geral.

Além de oferecer opções completas para o tratamento de imagens, como ajustes de brilho, texturas e manipulações diversas, o Photoshop ainda possui recursos valiosos para a criação de ilustrações, inserção de textos e muito mais.

Porém, o preço da anuidade da Adobe pode ser um pouco caro para um iniciante, mas felizmente existem alternativas gratuitas extremamente poderosas, como o Krita e o Gimp. Podem não ser tão versáteis quanto o Photoshop, mas certamente são bons o suficiente para atender as necessidades de qualquer artista.

Krita é um programa focado principalmente em pintura digital, gratuito, código aberto e possui versões para Mac OS, Windows e Linux. Ótima comunidade, pincéis, texturas, interface do usuário! Mais voltado para a pintura do que alternativas como o GIMP e Photoshop.

O GIMP é um programa de edição e retoque de imagens multiplataforma disponível para GNU / Linux, OS X, Windows e mais sistemas operacionais.

É um software livre , você pode alterar seucódigo-fonte e distribuir suas alterações. comparável ao Photoshop, mas com uma interface de usuário mais complicada. Embora você possa modificá-lo para se parecer com Photoshop.

Além das ferramentas já encontradas – como pincéis, filtros, etc -, também é possível instalar plugins oferecidos pela comunidade que utiliza o editor.

Ele contém mais ferramentas de edição de imagem em comparação com as básicas do Krita, oferecendo recursos de redimensionamento e corte de imagens sem danificar a qualidade original.

Vantagens de utilizar a mesa gráfica para Pintura Digital no Krita

sensibilidade à pressão no krita por tablet gráfico XP-Pen

A Pintura Digital traz as técnicas tradicionais de pintura para os meios digitais, onde os softwares simulam o comportamento físico dos pincéis, das telas, das tintas e suas misturas. Por ser um método em que expressamos nossa arte através do computador.

Da mesma forma que nas mídias tradicionais, utilizamos pincéis (brushes) e borrachas (erasers) para adicionar e remover cor, respectivamente. Mas a variedade de pontas de pincéis que conseguimos configurar nos softwares de pintura é ilimitada.

Podemos definir parâmetros como ponta do pincel, tamanho, suavidade, formato e até mesmo a pressão aplicada nas mesas digitalizadoras altera o comportamento da ferramenta.

Para conseguir reproduzir fielmente o comportamento de nossos meios de pintura, como lápis, caneta, pincéis, ou mesmo carvão e giz, precisamos ter um maior controle sobre a forma como interagimos com nossa tela.

As mesas digitalizadoras (tablets) são um item indispensável para isso, já que substituem e ampliam o potencial do mouse, permitindo que o artista controle diversos aspectos de seu traço digital, como a inclinação da caneta e a sensibilidade de pressão.

Ou seja, você pode desenhar com riscos e pinceladas mais finos ou mais grossos conforme a sua necessidade. Esse artifício permite que a caneta chegue a resultados muito próximos aos de um pincel ou lápis real.

A simulação de um risco de lápis ou giz é obtida através da inclinação da caneta Stylus em alguns modelos mais modernos de mesa digitalizadora.

Com a caneta-acessório é possível fazer ajustes, navegar e fazer seleções dentro da imagem com muito mais agilidade. com mais comodidade e precisão, consequentemente há mais eficiência no trabalho. O aumento da produtividade é uma consequência natural.

Precisão é um dos benefícios preferidos dos profissionais. Com uma mesa gráfica é possível atingir muita precisão nos desenhos e recursos, especialmente à mão livre.

Na maioria dos modelos de mesa gráfica é possível configurar os botões do aparelho conforme a sua necessidade. As funções programáveis podem ser para abrir ou fechar um aplicativo específico, ativar uma ferramenta ou ainda desfazer ações dentro do software.

o uso da mesa digitalizadora é comprovadamente mais cômodo e confortável do que o do mouse. Tanto que o equipamento é altamente indicado na prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) entre os profissionais da área de design, ilustração e fotografia.

1. mesa digitalizadora sem tela - Opções para iniciantes

Existem diversos modelos com um bom custo benefício, como a Wacom Intuos ou a XPPen Deco, sendo belas opções para um primeiro investimento no segmento.

Estes kits digitalizadores são geralmente compostos por dois itens diferentes: uma prancheta sensível à pressão (touch-pad) e uma caneta digital (stylus). Algumas pranchetas possuem botões para configuração de atalhos e funções de software.

Caneta com bateria são coisa do passado. Tanto a Wacom quanto a XP-Pen só usam stylus passivas.

Esta categoria de tablet não possui tela, logo não pode ser utilizada separada de um computador. Você precisará fazer a conexão através de um cabo USB e desenhar em uma prancheta olhando para um monitor em outro local.

Este processo não tem muito de natural e requer prática e destreza de coordenação motora para dominar.

Apesar de conhecer várias pessoas que usaram ou usam mesas digitalizadoras há anos, adaptaram-se rápida e facilmente, gostam de as usar e são mais rentáveis trabalhando.

xppen deco 01 v2 mesa digitalizadora para desenho digital no Krita

Se for pra começar, recomendo a Deco 01 V2, que é a mais em conta da XPPen. Tenho essa a 3 anos e ainda funciona perfeitamente. Me ajudou a realizar minhas ilustrações e é bem intuitiva de usar.

Existem três cores diferentes disponíveis, sendo elas a rosa, Verde, e Preto. Com uma área de trabalho de 10 x 6,25 polegadas e espessura de 8 mm, ela é ideal para levar para qualquer lugar e começar a sua criação com um espaço excelente!

A caneta também merece destaque, pois suporta até 60º de inclinação (ótimo pra mim, que não tenho hábito de segurar a caneta reta) e possui uma sensibilidade de 8192 níveis, o que pode deixar os traços mais suaves.

A caneta com tecnologia de ressonância eletromagnética inibe a necessidade de bateria. A caneta é bem sensível e não treme, o traço sai firme mesmo sem estabilização por software.

As 8 teclas do lado e os dois botões da própria caneta permitem configurar vários atalhos para facilitar o uso dos programas.

 O modelo é compatível com Windows, Mac OS, Linux, Chrome OS,  e também com Android. A conexão é feita via cabo USB.  

Ótima para quem está iniciando oniso de mesas digitalizadoras. Bastante precisão e conforto ao escrever e desenhar.

2. mesa digitalizadora com tela - Opções mais avançadas

Caso seu orçamento para equipamento seja um pouco maior, existem alguns modelos que funcionam de forma híbrida, substituindo a prancheta digital por um monitor sensível a pressão e toque. Os modelos mais populares são o XPPen Artist e a Wacom Cintiq.

Como esses equipamentos cumprem uma dupla função de prancheta e monitor, você pode desenhar e pintar de forma mais intuitiva sobre a tela, principalmente se você já tem experiência em técnicas tradicionais sobre tela e papel.

É verdade que o preço é normalmente bem superior ao das mesas digitalizadoras sem tela. Mas se desenha com frequência ou se tem algum tipo de lucro com o desenho, não pense duas vezes, vai ganhar em tempo, saúde, paciência e comodidade.

O único ponto negativo é o fato de você ainda precisar de um computador, já que os equipamentos não possuem autonomia própria.

XP-Pen Artist 15.6 Pro Mesa Digitalizadora com tela para Pintura Digital no Krita

Para profissionais experientes, recomendamo o display interativo XPPen Artist 15.6 Pro.

é uma mesa com Roda dial, ajuda muito a ser rápido em mudar o tamanho do brush e outras coisas, pode deixar pra controlar o zoom por exemplo. em Krita você usa muito atalho, então os botões são úteis.

o tablet vem com tela slim de 15,6 polegadas, resolução Full HD e 120% da gama de cor sRGB, o aparelho permite desenhar diretamente na tela da mesa digitalizadora.

Além disso, a tela tem uma película protetora anti-reflexo e é laminada para reduzir o paralaxe.

A caneta PA2 sem bateria oferece muita precisão, pois reage aos movimentos mais suaves de sua mão, incluindo inclinação de 60 graus e 8192 níveis de pressão.

E para deixar o trabalho ainda mais confortável, este tablet conta com um suporte para deixá-lo inclinado em uma posição com 19 graus.

Esse modelo oferece compatibilidade com os principais programas de criação e edição de imagem. Ao comprar uma mesa digitalizadora Artist 15.6 Pro da XPPen, você recebe um aplicativo de desenho gratuito:escolha um de Artrage 6 e openCanvas.

Se você nunca usou uma mesa digitalizadora com tela antes, e procura um bom custo benefício para uma primeira, esta é uma ótima escolha!

3. tablet de desenho com caneta - Maior mobilidade

Se a mobilidade é um fator determinante para você (e você possui orçamento para isso), existem os modelos “all-in-one”, que dispensam o uso do computador e podem ser utilizados e transportados de forma mais prática, sem a necessidade de um computador ou um laptop.

Ainda são um pouco caros, e a gama de softwares disponíveis é um pouco menor, mas as vantagens em mobilidade são indiscutíveis. Podemos citar nessa categoria o iPad Pro (iOS), Microsoft Surface Pro (Windows) ou Samsung Galaxy Tab (Android).

Com a maioria dos tablets autônomos, como o iPad Pro ou o Samsung Galaxy Tab , muitas vezes você pode ficar limitado por ter que trabalhar com versões móveis de aplicativos de desktop que nem sempre oferecem todos os recursos de que você precisa.

No entanto, se optar pela gama Surface da Microsoft, essas restrições são levantadas; eles executam o Windows adequado e, por sua vez, executam todos os softwares de desktop – como Krita, Photoshop, Gimp, e Inkscape – sem muito comprometimento.

surface pro 9 para desenho digital no medibang paint

E o modelo Surface Pro mais recente, o Surface Pro 9, é um ótimo tablet Windows 11 com bastante poder para criativos digitais.

Com uma tela multi touch de 13 polegadas, o Surface Pro 9 possuem todas as funções tradicionais mais a opção de caneta com pressão para trabalhos. A resposta da caneta sobre a tela é incrível e a resolução também impressiona.

Com ele você economiza na compra de um laptop e uma tablet para desenho e ainda tem o benefício de poder desenhar na própria tela do notebook.

As lojas de aplicativos do iOS e Android oferecem aos usuários ótimas alternativas ao Krita para editar imagens da galeria do celular.

iOS: Procreate, Adobe Fresco, ibis paint x, Clip Studio Paint, Medibang Paint, SketchBook...

Android: SketchBook, Medibang Paint Pro, ibis Paint X, Infinite Painter, PaperColor, ArtFlow, Artrage...

Conclusão

Existem muitas opções de aplicativos e ferramentas que você pode usar para começar a desenhar digitalmente. Alguns exemplos populares incluem o Adobe Photoshop, o Medibang Paint, Gimp, Inkscape e o Krita.

Cada um desses aplicativos tem suas próprias características e funcionalidades únicas, então é importante pesquisar e escolher o que melhor atenda às suas necessidades.

O que eu mais gosto é que o Krita é totalmente gratuito e é de longe o melhor software de desenho digital que você pode obter. não é preciso investir em um software profissional para criar visuais incríveis.

Com um caneta de tablet gráfico devidamente instalado, o Krita consegue usar informações como a sensibilidade à pressão, o que lhe permite fazer traços que fiquem maiores ou menores, dependendo da pressão que aplica sobre eles, para criar traços mais ricos e mais interessantes.

Recomendamos que você compre a mesa digitalizadora XP-Pen mais adequada ao seu orçamento. e seus tablets são adorados por artistas digitais em todos os lugares.

Com uma mesa digitalizadora, é significativamente mais fácil trabalhar com linhas naturais e fluidas. Isso pode ajudá-lo a ter um controle mais preciso e natural sobre o seu desenho digital.

Realmente, mesmo o tablet gráfico mais básico facilitará a criação de arte digital, a edição de fotografias, o desenho de uma fonte ou qualquer outra coisa que você precise fazer em um aplicativo gráfico mil vezes mais fácil. Pegue um agora!


Responses
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência de navegação nos nossos websites. Você pode gerenciar suas configurações a qualquer momento através das Preferências de Cookies ou ler nossa Política de Cookies para saber mais.
Somente Obrigatório
Aceitar Tudo